quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Princípios de "Doutrinação" - Parte III

O que é uma escola?

Desculpem-me mas não sei responder a tal indagação. Me atrevo a dizer o que uma escola não deve ser. E para desesenvolver este pensamento faz-se necessário dialogar um pouco sobre Postura Docente.

Em toda e qualquer instituição de ensino existem profissionais de tudo que é jeito, afinal de contas são gente, pessoas, indivíduos que emergiram da sociedade em que estão inseridos e, de acordo com suas origens, vivencias, formação e individualidades, em algum momento de sua prática ou práxis sua essencia virá à tona.

Não interessa os diferentes gêneros, preferências, estilos e situações de vida, crenças, sexualidades, filosofias; deve-se atentar para o fato que nem todo comportamento é compatível com a função docente. Posturas desprovidas da verdade científica do momento, da ética e do respeito ao coletivo e a intimidade do estudante não podem ser toleradas. 

É a partir da práxis pedagógica deste corpo e da visão holística-organizacional da gestão escolar que uma instituição de ensino começa a se transformar e não se permite continuar sendo um prédio mumificado.

Uma escola não deve ser um espaço de castração de ideias e pensamentos; muito pelo contrário, ela deve fomentá-los, criar situações para que os estudantes se expressem sem medo de serem punidos.

Uma escola não pode ser um espaço de exclusão. A aceitação incondicional do aprendente deve ser premissa basilar para uma casa que ousa ser chamanda de escola - que venham os que "não querem nada", que venham os repetentes, que venham os perdidos, que venham os fora de faixa, que venham os menores infratores, que venham os violentados, que venham os pretos dos quetos, os brancos e azuis das sarjetas, que venham os que pararam de sonhar, e eu-escola os acolherei.  Lógico que a escola não pode estar sozinha para receber os que ninguém quer; ela vai precisar de cada homem e/ou mulher e do poder político constituído.

Uma escola não pode ser uma casa "em cima do muro". Tem que ser autêntica nos seus princípios; tem que ter opinião e deve expressá-la na fala, nos escritos, nas imagens e no meio da rua se necessário for.

Assim como os estudantes, os professores(as) também devem se expor, se expressar livremente respeitando é claro a diversidade de opiniões e apresentando as várias visões, lados e ângulos que um mesmo fato e/ou uma mesma história sempre tem. Errado, equivocado, negligente, irresponsável e até mesmo leviano(a) é o " pseudoprofessor" que apresenta um evento, uma história, uma situação como verdade absoluta e comete o estupro de querer enfiar sua verdade na cabeça dos jovens.

Os(as) educadores (as) devem mostrar que existem diversas cores,
Os(as) educadores (as) devem mostrar que existem diversos pudores,
Os(as) educadores (as) devem mostrar que existem diversos amores,
Os(as) educadores (as) devem mostrar que existem diversos temores,
Os(as) educadores (as) devem mostrar que existem diversos horrores,
Os(as) educadores (as) devem mostrar que existem diversos valores,

Bem, senhores e senhoras, se fazer isso é doutrinação e te incomoda, só lamento; me processe, me apedreje ou me mate pois vou continuar doutrinando até da uma dor!
 

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