quinta-feira, 26 de março de 2015

Macho gosta de macho. Homem gosta de seres humanos.

ma·cho
(latim masculus, -i)
substantivo masculino
1. Qualquer animal do sexo masculino.
2. Animal proveniente do cruzamento de um .equídeo com um asinino.
3. Peça que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias.
4. Cada uma das pregas ou dobras contrapostas em obras de costura ou em panos.
5. Instrumento para tornar côncava a madeira.
6. Peça de aço, em forma de espiral, para abrir roscas em chapa de metal.
7. Grilhão.
8. Eiró muito grossa.
adjetivo
9. Que é do sexo masculino.
10. [Popular]  Forte, robusto, másculo, vigoroso.
11. Que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias (ex.: peça macha, rosca macha).

"macho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/macho [consultado em 26-03-2015].
ma·cho
(latim masculus, -i)
substantivo masculino
1. Qualquer animal do sexo masculino.
2. Animal proveniente do cruzamento de um .equídeo com um asinino.
3. Peça que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias.
4. Cada uma das pregas ou dobras contrapostas em obras de costura ou em panos.
5. Instrumento para tornar côncava a madeira.
6. Peça de aço, em forma de espiral, para abrir roscas em chapa de metal.
7. Grilhão.
8. Eiró muito grossa.
adjetivo
9. Que é do sexo masculino.
10. [Popular]  Forte, robusto, másculo, vigoroso.
11. Que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias (ex.: peça macha, rosca macha).

"macho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/macho [consultado em 26-03-2015].
ma·cho
(latim masculus, -i)
substantivo masculino
1. Qualquer animal do sexo masculino.
2. Animal proveniente do cruzamento de um .equídeo com um asinino.
3. Peça que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias.
4. Cada uma das pregas ou dobras contrapostas em obras de costura ou em panos.
5. Instrumento para tornar côncava a madeira.
6. Peça de aço, em forma de espiral, para abrir roscas em chapa de metal.
7. Grilhão.
8. Eiró muito grossa.
adjetivo
9. Que é do sexo masculino.
10. [Popular]  Forte, robusto, másculo, vigoroso.
11. Que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias (ex.: peça macha, rosca macha).

"macho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/macho [consultado em 26-03-2015].ma·cho - (latim masculus) - substantivo masculino



ma·cho - (latim masculus) - substantivo masculino



01. Qualquer animal do sexo masculino.
02.  Animal proveniente do cruzamento de um equídeo com um asinino.
03. Peça que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias.
04. Cada uma das pregas ou dobras contrapostas em obras de costura ou em panos.
05. Instrumento para tornar côncava a madeira.
06. Peça de aço, em forma de espiral, para abrir roscas em chapa de metal.
07. Grilhão.
08. Eiró muito grossa.

Adjetivo

09. Que é do sexo masculino.
10. [Popular]  Forte, robusto, másculo, vigoroso.
11. Que tem saliências que encaixam numa peça com reentrâncias 
(ex.: peça macha, rosca macha).


 Homem


É um conceito muito complexo desde os filósofos gregos clássicos.
Maquiavel, Protágoras, Sócrates, Aristóteles, os estóicos, Paulo Freire, Sartre, Hanna Arendt - são apenas alguns exemplos de seres humanos que investigaram a construção deste INDIVÍDUO chamado HOMEM.

Educação - homem é aquele que se educa e educa outro;
Sociedade - homem é um ser social que fala e se comunica e que anda de mãos dadas;

Para Aristóteles a palavra chave  é felicidade, isto é, a vocação do homem é ser feliz, porém, esta felicidade se encontra na sociedade. É a identidade tendo um senso de pertencimento, ou seja, o ideal da felicidade está ligado ao homem como espécie ligada ao todo. A felicidade pode até passar pela individualidade, mas o foco é o todo. A referência é a sociedade e a educação volta-se para a formação deste homem administrada pelo Estado (todo). Ainda em Atenas o assegurar a felicidade é presente na concepção deste homem. Cosmopolita, Atenas supera a visão de localizada e passa também por um momento de transição onde o pensamento grego possui influência romana, ou seja, uma fragmentação em termo de conhecimento. 

Os estóicos surgem neste contexto focando o homem moral e ético com ação do pensar para a prática. 

O homem tem como objetivo firmar virtudes e assegurar a felicidade, pois uma vez conquistada a virtude ele é feliz e não se deixa levar pelas paixões, ou seja, livre de qualquer perturbação, tranqüilidade de alma e independência interior. 

Para os estóicos há a concepção de um homem universal que, segundo eles, é uma questão natural.

O homem medieval é o motor do conhecimento, isto é, ele é aquele que conhece, busca informação procurando saber e sendo influenciado. Ele é o centro e todo o seu caminho é determinante porque é necessário algo mais. Ele é o que olha para o alto. O caminho filosófico não é suficiente para chegar a Deus, pois para Santo Agostinho o Espírito se revela ao homem. A virtude da caridade mantém o homem numa reta ordem, ou seja, esta prática é fundamental e há uma relação de reciprocidade, pois com Deus mantenho uma relação sem anulação.

Santo Tomás é mais racional. O homem precisa aprimorar sua maneira de ver as coisas, pois tudo está Nele! Se o raciocínio do homem o faz afastar-se da verdade é sinal que algo está errado com a razão, pois há uma referência a alcançar.No renascimento há uma ruptura, pois o homem não viabiliza a elevação individual, ou seja, a concepção de homem mudou-se completamente. 

Aqui ele é mau por natureza e sua moral é relativa e pragmática, sua ação visa o fim sem pensar nos meios, ou seja, é uma questão prática de resultado. Se antes existia uma moral normativa aqui acontece o contrário, pois o homem do renascimento deve separar a moral particular da moral pública/ política.

Minha pseudoconclusão:
 
Macho - só possui pênis e testículos.
Homem - Pode possuir qualquer coisa.
 
Os machos que pensam que são homens, agridem as mulheres com palavras socos e pontapés.
 
Os machos que pensam que são homens esfaqueiam as mulheres, atiram nas mulheres, estupram as mulheres, esquartejam as mulheres...
 
Os homens que são homens respeitam as mulheres, amam as mulheres, fazem amor com as mulheres.
 
Minha conclusão:
 
Macho gosta só de macho e quer um mundo só de machos.
Homens gostam de mulheres e de homens.    

Um comentário:

Camarada Carcará disse...

excelente texto professor, muito boa a reflexão. Como a construção simbólica e epistemológica das palavras, vão sendo construídas e materializadas na sociedade.