domingo, 12 de janeiro de 2014

Perspectivas.


 E cá estamos nós. Seguindo o vento, a correnteza, balançando a cabeça como vacas de presépio e calangos, com  boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar ou esperando por quem não ficou de vir.

E cá estamos nós. 2014 chegou. E com ele a Copa do Mundo e as eleições. Assistiremos a mais um espetáculo armado sobre a caos, os desmandos e a corrupção. Cantaremos o Hino Nacional mecanicamente sem nem ter noção do que significa. E se a Seleção perder algum jogo rasgaremos a Bandeira Nacional e jogaremos no lixo do mesmo modo que fazemos com o papel higiênico que limpamos a nossa bunda.

E cá estamos nós. Iremos às urnas como gado para o abate. Votaremos nos corruptos e corruptores de sempre. As famílias oligárquicas continuarão no poder. Ferreiras Gomes, Sarneys, Jereissates, Melos, Sabóias, Arrudas... todos serão eleitos e continuarão a rir e debochar das nossas caras. 

E cá estamos nós, os professores. Remando contra a maré, dando murros em ponta de facas, sonhando com o que parece impossível e exercendo uma profissão que quase ninguém mais quer.

Um comentário:

Unknown disse...

Brilhante texto. Acho que ele define 2014. Talvez o ano de 2014 vá além de tudo isso, mas "as previsões" traduzidas em palavras são praticamente uma certeza.