quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MUROS.


"Aquele que um dia ensinar os homens a voar destruirá todas as barreiras: para eles as próprias barreiras voarão pelos ares; batizará novamente a terra chamando-lhe a leve."
Nietzsche - "Assim falou Zaratustra", 1883

Por mais de 28 anos - O MURO DE BERLIM - "O muro da vergonha" foi o símbolo máximo da divisão não apenas de uma cidade, mas do mundo. A divisão pelo poder, pelo controle, pela hegemonia, a divisão pela ignorância. Mas, ele caiu em novembro de 1989! O dia 09 de novembro marca a data em que ele foi derrubado.
Hoje, parece que estamos numa liberdade plena. Observemos algumas expressões muito pronunciadas ultimamente:
- Aldeia Global
- Mundo sem fronteiras
- Globalização
- Simples assim.
Parece que finalmente a humanidade percebeu que é uma só. Parece, mas não é. Estamos mais separados do que nunca. O mundo está cheio de muros. Muros que descriminam,que segregam e que matam. Barreiras construídas pela humanidade contra a humanidade. Os muros são dos mais diversos: religiosos, étnicos, econômicos...
Não seja um criador de muros. Não seja aquele que ajuda a elevar mais ainda sua altura. Pule os muros. Derrube os muros. E se desejar ficar em cima do muro meu desejo é que você caia e quebre pelos menos uma perna.
Profº Henrique Gomes de Lima.

Um comentário:

Arivladna disse...

É verdade Henrique!
O muro físico de Berlim foi derrubado há quase 25 anos, mas inúmeras barreiras continuam em pé e outras sendo erguidas.A barreira das desiguldades sociais e do peconceito, por exemplo sao muralhas que impedem a humanidade de viver de forma feliz e fraterna, resultando nesse caos de violencia em que nos encontramos. Cabe a nos, educadores, tomarmos uma posicao diante de nossos alunos e da sociedade(e nao ficarmos em cima do muro, correndo o risco de cair e quebrar o pe) e assim contrbuir para a queda dos muros nao f;sicos.