Decidí ser professor aos 15 anos(parecia um sibite baleado, na verdade ainda pareço).Ser professor com as atuais condições, é uma profissão de risco; tanto para a vida como para honra. Mas se tivesse que nascer 10 vezes, em todas elas queria ser professor.
Em meu trabalho procuro vivenciar a teoria defendida por Carl Rogers, chamada de Tríada Rogeriana: Empatia, aceitação incondicional e autentitidade. (Num próximo texto explico).
Publico o texto a seguir, porque concordo e procuro praticar as idéias defendidas.
Mandala vem do sânscrito e significa circulo. Seu desenho circular direciona o olho para o seu centro. Segundo as tradições espirituais, o Universo é uma Mandala, (estrutura circular) desde as células do corpo, às estruturas subatômicas, aos olhos, o sol, a lua e as estrelas. Com esta figura, colorida, cheia de sentidos ocultos, somos levados a uma reflexão e ganhamos um direcionamento que nasce, particularizado, para cada um, segundo suas características. Que tal uma mandala para o professor?
A mandala acima foi desenvolvida a partir dos principais pontos que definem a ação do dia-a-dia do professor. O que se comenta na seqüência é o que todo professor consciente sabe. Ganha, porém, uma dimensão diferenciada quando incorporada a simbologia da mandala.
A figura idealizada gira ao redor de um centro fixo onde está o aluno, centro do objetivo escolar. O valor simbólico agregado à figura é muito mais forte do que o complemento escrito que segue. A experiência de se colocar determinado aluno no centro da mandala e girá-la, caminhando em cada etapa com o olho intuitivo que analisa – “que aluno é esse, o que eu devo oferecer a ele, em que ponto posso ter me perdido no contato com ele, em que ponto eu o encontrei de maneira mais singular?” - é incrivelmente aberta e pessoal.
Tente pensar em uma classe ou aluno específico e caminhe pela mandala, área por área.
Algumas considerações sobre as áreas da mandala
Para que o aluno tenha atitudes positivas em sala de aula é preciso que o professor o submeta a quatro grandes grupos de experiências:
Aulas Planejadas
Que possuam uma seqüência lógica com começo, meio e fim, e que tenham objetivo claros. O aluno precisa saber o porquê de aprender.
Plano de curso criterioso e que seja aplicado efetivamente - não feito somente para entregar.
Informação atualizada
Para que o professor atinja esse objetivo ele deve estar aberto para as novas aprendizagens e as múltiplas linguagens
Procurar maneiras de melhorar seu currículo profissional na busca de cursos e vivências que o torne revitalizado para o dia-a-dia. Lembrando que todos os profissionais tem dificuldades para manter-se em formação, mas a vontade e a criatividade devem ser aliados na busca do conhecimento. Formar-se não é apenas fazer cursos e sim estabelecer maneiras de aprender, inclusive de forma autodidata.
Retorno da aprendizagem
Propiciar ao aluno que entenda suas dificuldades e não seja rotulado. A avaliação formativa é imprescindível nesse sentido.
Proporcionar formas diferentes de avaliação para contemplar várias habilidades, pois cada aluno possui maneiras diferentes de aprender.
Atitudes de Respeito
Ser honesto e ter bom senso, para que o aluno entenda seus limites.
Ser tolerante e afetivo para estabelecer um vínculo de amizade com seu aluno.
Em meu trabalho procuro vivenciar a teoria defendida por Carl Rogers, chamada de Tríada Rogeriana: Empatia, aceitação incondicional e autentitidade. (Num próximo texto explico).
Publico o texto a seguir, porque concordo e procuro praticar as idéias defendidas.
Mandala vem do sânscrito e significa circulo. Seu desenho circular direciona o olho para o seu centro. Segundo as tradições espirituais, o Universo é uma Mandala, (estrutura circular) desde as células do corpo, às estruturas subatômicas, aos olhos, o sol, a lua e as estrelas. Com esta figura, colorida, cheia de sentidos ocultos, somos levados a uma reflexão e ganhamos um direcionamento que nasce, particularizado, para cada um, segundo suas características. Que tal uma mandala para o professor?
A mandala acima foi desenvolvida a partir dos principais pontos que definem a ação do dia-a-dia do professor. O que se comenta na seqüência é o que todo professor consciente sabe. Ganha, porém, uma dimensão diferenciada quando incorporada a simbologia da mandala.
A figura idealizada gira ao redor de um centro fixo onde está o aluno, centro do objetivo escolar. O valor simbólico agregado à figura é muito mais forte do que o complemento escrito que segue. A experiência de se colocar determinado aluno no centro da mandala e girá-la, caminhando em cada etapa com o olho intuitivo que analisa – “que aluno é esse, o que eu devo oferecer a ele, em que ponto posso ter me perdido no contato com ele, em que ponto eu o encontrei de maneira mais singular?” - é incrivelmente aberta e pessoal.
Tente pensar em uma classe ou aluno específico e caminhe pela mandala, área por área.
Algumas considerações sobre as áreas da mandala
Para que o aluno tenha atitudes positivas em sala de aula é preciso que o professor o submeta a quatro grandes grupos de experiências:
Aulas Planejadas
Que possuam uma seqüência lógica com começo, meio e fim, e que tenham objetivo claros. O aluno precisa saber o porquê de aprender.
Plano de curso criterioso e que seja aplicado efetivamente - não feito somente para entregar.
Informação atualizada
Para que o professor atinja esse objetivo ele deve estar aberto para as novas aprendizagens e as múltiplas linguagens
Procurar maneiras de melhorar seu currículo profissional na busca de cursos e vivências que o torne revitalizado para o dia-a-dia. Lembrando que todos os profissionais tem dificuldades para manter-se em formação, mas a vontade e a criatividade devem ser aliados na busca do conhecimento. Formar-se não é apenas fazer cursos e sim estabelecer maneiras de aprender, inclusive de forma autodidata.
Retorno da aprendizagem
Propiciar ao aluno que entenda suas dificuldades e não seja rotulado. A avaliação formativa é imprescindível nesse sentido.
Proporcionar formas diferentes de avaliação para contemplar várias habilidades, pois cada aluno possui maneiras diferentes de aprender.
Atitudes de Respeito
Ser honesto e ter bom senso, para que o aluno entenda seus limites.
Ser tolerante e afetivo para estabelecer um vínculo de amizade com seu aluno.
Prof. Ricardo de Souza é Bacharel em Tecnologia, Licenciado em Matemática
e Pós-graduado em Educação de Portador da Deficiência da Audiocomunicação.
e Pós-graduado em Educação de Portador da Deficiência da Audiocomunicação.
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