Um dos momentos mais brilhantes do processo de ensino-aprendizagem acontece, quando o estudante percebe a objetividade do que esta vendo na sala de aula. Chamamos este fato de aprendizagem significativa.
É na procura de desenvolver essa prática que sempre que possível procuro proporcionar aos meus aprendentes momentos de contemplenação, ação e reflexão . Utilizando conhecimentos geográficos e temas afins, sempre realizamos, de maneira geral análises do espaço geográfico.
É exigido dos participantes noções de localização, meio ambiente, planejamento, agricultura, urbanização, relevo, clima, hidrografia, bem como conhecimentos históricos. Embora seja a análise geográfica do meio, a atividade principal, é possível ainda ao educando, perceber e organicizar noções de distancia linear, termologia, entender conceitos de energia, planos cartesianos, ângulos, geometria básica, botânica e ecologia geral. Podemos afirmar que tal atividade possui em seu cerne não apenas um caráter multidisciplinar, mas transdisciplinar.
Nesse contexto a percepção ambiental constitui-se um grande instrumento de intervenção para a análise e compreensão dos fenômenos e da dinâmica ambiental e por conseguinte, uma maneira de direcionar conscientemente as ações antrópicas. Este vídeo mostra um desses momentos, que tive a satisfação de dividir com meus alunos da Escola de Ensino Médio Otávio Terceiro de Farias, do bairro José Walter, aqui em Fortaleza.
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