Como sabem sou professor. E como professor tenho essa necessidade quase doentia de sempre querer ser didático. E é mais mais vez com esta característica que venho falar deste famoso "mensalão" que levou à prisão pessoas muito influentes da atual política brasileira.
Comecemos pelo óbvio ululante,a palavra mensalão. A palavra "mensalão" é uma variante da palavra
"mensalidade" usada para se referir a uma "mesada" paga a deputados para
votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. A palavra mensalão é um neologismo.
Infelizmente no Brasil em virtude da construção da nossa história sempre baseada em favores, trapaças, negociatas, cochambranças e acomodação nossa política é permeada por todos esses vícios. E em nome de uma tal governabilidade são cometidos os mais diversos absurdos.
Após ganhar as eleições o grupo político embaçado pelo ex-presidente Lula queria montar uma estratégia para não permitir pelo menos por um longo tempo que a direita reacionária, excludente, perseguidora da Democracia e apoiadora da Ditadura Militar jamais voltasse a comandar o país. E para isso montaram em esquema de compra de parlamentares. Tal erro foi mais uma vez baseado na nossa frágil história onde as pessoas não tem sentimento de nação e de luta. Sabendo que para Lula governar com mais " tranquilidade" nada mais prático que comprar parlamentares. E como a maioria dos nossos políticos não possuem nenhuma ideologia orgânica e agem de acordo com seus próprios interesses, nada mais fácil que comprá-los. Nessa questão as prostitutas e os garotos de programa tem muito mais dignidade.
E assim José Dirceu e José Genuíno, homens que ajudaram a construir a Democracia no Brasil, se veem neste jogo vergonhoso. Melhor fora se tivessem usado as táticas de guerrilha.
Erraram quando compraram os vendáveis deputados para apoiar o governo. Deviam ter sido mas confiantes no povo e jogar abertamente.
Mas, e bom lembrar que um certo demônio chamado Fernando Henrique Cardoso foi um dos iniciantes desta prática. No mensalão do PT, para votarem a favor dos projetos do Presidente Lula cada deputado vagabundo filho da puta custou em média R$ 30,00. Para aprovar a emenda da reeleição o grupo de FHC desviou e pagou aos deputados cerca de R$ 200,00.
Lamento ver Dirceu e Jesuíno presos e sendo humilhados como estão sendo. Uma história de luta não deveria acabar assim. Mas precisam pagar. Lamento por ser apenas eles e ver FHC ganhando pontos oportunistas por defender a legalização da maconha. Mas este é o país de merda que vivemos.
A propósito:
Por que Joaquim Barbosa quis ser tão espetaculoso?
A propósito:
O esquema do mensalão está enraizado em todas as instâncias;
no planalto,
no congresso,
nas assembleias estaduais,
nas câmaras municipais,
na polícia,
nos sindicatos,
nas igrejas,
nas escolas,
nas ruas,
e, até mesmo na nossa casa.
Ou mudamos de atitude,
ou calamos a boca e enfiamos nosso rabo sujo entre as pernas.