Quando o senhor, também
conhecido como deus, se apercebeu de que a adão e eva, perfeitos em tudo o que
apresentavam à vista, não lhes saía uma palavra da boca nem emitiam ao menos um
simples som primário que fosse, teve de ficar irritado consigo mesmo, uma vez
que não havia mais ninguém no jardim do éden a quem pudesse responsabilizar
pela gravíssima falta, quando os outros animais, produtos, todos eles, tal como
os dois humanos, do faça-se divino, uns por meio de mugidos e rugidos, outros
por roncos, chilreios, assobios e cacarejos, desfrutavam já de voz própria. Num
acesso de ira, surpreendente em quem tudo poderia ter solucionado com outro
rápido fiat, correu para o casal e, um após outro, sem contemplações, sem
meias-medidas, enfiou-lhes a língua pela garganta abaixo.
Se o leitor bem observar, desde o início da
narrativa Saramago põe em dúvida a onisciência de deus. O senhor não passa de
um ser com os mesmos predicados humanos. Se erra, busca responsabilizar outro,
mas se esse outro não existe, irrita-se consigo mesmo, no entanto procura
resolver a situação a sua maneira e gosto. Aqui o autor duvida da divindade de
deus e chama o leitor para compactuar com a sua conjectura. O deus saramaguiano
não é um ser que se desgaste por pouco, dá logo um jeito para solucionar um
problema, mesmo que a solução seja contestada mais adiante. Saramago não se
pretende teólogo, mas questiona a autoridade e autenticidade de deus, mesmo que
isso se faça em uma simples ironia, como a anteriormente transcrita. Se deus
cria, inventa e contempla, esse mesmo deus te deixa ao deus dará, ou seja, joga
o que criara para se resolver, uma vez que a principal parte já fora feita,
deus te criara, daí agora é contigo, vai e vive sem perturbar o senhor. Mas
caso o perturbes, aguenta as consequências, pois a ira de deus não poupa nem a
menor das criaturas. Caim, o personagem de Saramago, percebe isso, e para se
defender cria situações delicadas para o ser divino. Questiona deus não como
divindade, mas como um ser à imagem e semelhança do homem. Saramago apresenta
esse deus tal qual se percebeu no seu evangelho segundo Jesus Cristo, não é
todo amor, mas pura ira e vingança. Podemos arriscar que o deus saramaguiano é
um ente que, para existir, tem que se confrontar com a sua criação, ou seja,
deus está sempre se embatendo com o homem, mulher e quem mais lhe tentar tomar
a frente. E caim? Bem, caim está nas mãos de deus desde o assassínio do irmão
abel. Na passagem que se segue, há um breve ideia do motivo que o levou a matar
o irmão. Saramago tenta completar uma lacuna do texto bíblico. Consegue? Isso
vai depender da dimensão a que o leitor pretende chegar. Vejamos, pois, o
relato.
Estava claro, o senhor
desdenhava caim. Foi então que o verdadeiro carácter de abel veio ao de cima.
Em lugar de se compadecer do desgosto do irmão e consolá-lo, escarneceu dele,
e, como se isto ainda fosse pouco, desatou a enaltecer a sua própria pessoa,
proclamando-se, perante o atónito e desconcertado caim, como um favorito de
deus.
Não era de se admirar que caim entrasse em
estado de transtorno, porque deus dedicava mais atenção a abel do que a ele. Um
deus que glorifica um em detrimento do outro não era concebido pelo atónito
caim, era, pois, um deus escarnecedor, um pai sem a menor consideração pelo
mais fragilizado, senão física, mas emocionalmente.
Caim vai ao encontro de deus após o
fratricídio, defendendo-se de forma ríspida. Diz que o senhor é também culpado,
porque, se o sabia um assassino, então que evitasse a pendenga fraterna. Deus
concorda, mas o pune. Deus o pôs a perambular pelo mundo com uma marca na
testa, como se essa revelasse quem era caim e o protegesse dos desígnios
humanos. Assim sucedeu. Caim sai à procura de algo que lhe atenue a angústia de
ter matado o irmão, sem qualquer “motivo para orientar os seus passos numa direcção
precisa”. Sente que a vida lhe reserva alguma coisa e, institivamente, sai em
busca de uma resposta que, pelo menos, deixe-o em paz consigo mesmo. Encontra
trabalho, mulher, sexo, muito sexo, e algo que não consegue explicar, de
repente se encontra em ambientes desconhecidos, entrando em contato com pessoas
distantes no tempo e no espaço, a saber: lilith, abraão, moisés, josué, lot,
job noé, a esposa, os filhos e as noras de noé, satã e outros de menor
expressão narrativa.
Não compreendendo o real sentido da passagem de
um tempo a outro, caim se deixa conduzir pela situação, suspeitando sempre que
o senhor estaria por trás desse desnível temporal. Como resposta entra no jogo.
Verifica as atrocidades que ocorreram em nome de deus. Cerifica-se de que esse
deus não mede esforços para aniquilar aqueles que o atravancam os seus desejos.
Morte, adultério, incesto, enfim, tudo permitido, se nada atrapalhasse os
desígnios do senhor. Testemunha até um acordo entre deus e satã para a
infelicidade de job. Como pode deus duvidar de um servo, se esse servo sempre
lhe foi obediente? Questionava-se acerca de job.
Infelizmente foi pior
que tudo o que se poderia esperar. Munido da carta de plenos poderes que lhe
havia sido concedida, satã atacou ao mesmo tempo em todas as frentes. Um dia em
que os filhos e filhas de job, sete, eles, três, elas, estavam à mesa a beber
vinho em casa do irmão mais velho, um mensageiro, precisamente o nosso
conhecido caim, que, como sabemos, trabalhava com os asnos, veio dizer a job,
Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles, de repente apareceram os
sabeus e roubaram tudo e passaram os criados a fio de espada, só escapei eu
para te trazer a notícia. Ainda caim estava a falar quando chegou outro
mensageiro e disse, O fogo de deus caiu do céu, queimou e reduziu a cinzas as
ovelhas e os escravos, só escapei eu para te trazer a notícia. Ainda este não
se tinha calado e outro chegou, Os caldeus, disse, divididos em três
quadrilhas, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos depois de terem passado
os criados a fio de espada, só escapei eu para te trazer a notícia. Ainda este
estava a falar, e eis que entrou outro e disse, Os teus filhos e as tuas filhas
estavam a comer e a beber vinho em casa do irmão mais velho, quando de repente
um furacão se levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos que
desabou sobre eles e os matou a todos, só eu consegui escapar para te trazer a
notícia. Então job levantou-se, rasgou o manto e raspou a cabeça, feito o que,
prostrado por terra, disse, Saí nu do ventre de minha mãe e nu hei-de voltar ao
seio da terra, o senhor mo deu, o senhor mo tirou, bendito seja o nome do
senhor.
É de se estranhar a sequência de fatos trágicos
que caem sobre a vida de job. Como que por milagres as tragédias acontecem,
melhor, como que por obra de deus as tragédias acontecem. Se deus sabia da
obediência de job, por que o haveria de testar? Era algo inconcebível para
caim. Além do mais, o próprio deus permitiu que seu inimigo atacasse o seu
servo. As dúvidas de caim sobre os ditames de deus faziam sentido, uma vez que
deus dava motivos suficientes para que o filho de eva e adão ficasse
intranquilo no que toca à figura divina.
Segue a vida até caim encontrar um novo tempo.
Um tempo em que deus decide que tudo sobre a terra deve perecer. Mas como isso
poderia acontecer, se deus foi o mesmo criador daqueles e daquelas a quem ele
chama de perdidos? Na concepção limitada do ser humano, o ser humano no caso é
caim, deus nos faz de fantoches para o que lhe aprouver. Usa de noé e de sua
família para repovoar a terra, para tanto põe caim entre eles para ser uma
espécie de reprodutor que cobre as noras de noé. Mas caim tem um plano. Se essa
raça criada por deus tem que acabar que comece no seio em que deus decidiu como
puro, isto é, a família do velho noé. Caim assassina a quem deus designou para
repovoar o mundo, como que a dizer para o próprio deus, “se começou tudo
errado, por que haveremos de dar continuidade a esta existência, que tudo se
acabe, e que deus assuma as suas responsabilidades.” E deus debate com caim
Então a nova humanidade
que eu tinha anunciado, Houve uma, não haverá outra e ninguém dará pela falta,
Caim és, e malvado, infame matador do teu próprio irmão, Não tão malvado e
infame como tu, lembra-te das crianças de Sodoma. Houve um grande silêncio.
Depois caim disse, Agora já podes matar-me, Não posso, palavra de deus não
volta atrás, morrerás da tua natural morte na terra abandonada e as aves de
rapina virão devorar-te a carne, Sim, depois de tu primeiro me haveres devorado
o espírito.
A destreza de Saramago de dar voz aos
personagens de menor intensidade histórica é única na contemporaneidade. Caim
poderia perfeitamente se contentar com os apelos sexuais que lilith lhe
proporcionava. Mas não. O filho de eva e adão, estigmatizado nas vertentes
religiosas do judaísmo e do cristianismo, não se contenta em se limitar aos
apelos do sexo, que, de forma indireta, através de lilith, o senhor o queria
como escravo. Caim vai atrás de um sentido, mas se depara com a intransigência
divina, então decide caim que o melhor é acabar com tudo o que foi criado,
visto que deus sempre encontrará motivos para rever o que ele mesmo fez, o que
é um paradoxo, visto que, se deus é, como fazer e refazer? Onde está, pois, a
perfeição divina? Termina a história. Ao seu estilo, com diálogos intercalados
nos períodos, a ironia e o questionamento filosófico, Saramago deixa em dúvida
crentes e ateus sobre o sentido da vida concebida e concedida por deus.