domingo, 31 de outubro de 2010

CUIDADO COM O PSDB - Parte IV

Os governos conduzidos pelo PSDB são muito ativos quando o assunto é educação. São tão ativos que uma das ações mais comuns é colocar o batalhão de choque para agredir movimentos de professores, quando estes estão na rua lutando em defesa de uma educação de qualidade. 
O ex-( Graças a Deus!)senador Tasso Jereissate, é mestre nisso. Repremia violentamente alunos e professores que ousassem dirigir-se ao palácio do governo.
Sem falar que retirou arbitrariamente e sem dar nenhuma desculpa direitos históricos dos profissionais da educação.  

A ex-(Graças a Deus!) governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusios não apenas desviou milhões dos cofres públicos; além de agredir os professores ainda ironizava diante das camêras, quando estes foram protestar em frente à sua casa dizendo: - Saiam de frente da minha casa , vou levar meus filhos para a escola, lá funciona! 

O ex-(Graças a Deus!) governador Lúcio Alcântara, foi outro. Continuou o trabalho incansável do PSDB de desvalorizar a educação pública.

O ex-(Graças a Deus!) deputado estadual Adahil Barreto, era o homem forte do PSDB no governo Lúcio Alcântara. Foi esta criatura nefasta que chamou os professores do Ceará de vagabundos.

O ex-(Graças a Deus!) presidente Fernando Henrique Cardoso, o pai do PSDB e do Neoliberalismo no Brasil, não se contentou em apenas vender o país; é o exemplo mais clássico da destruição e do descaso com a educação. As universidades federais, por exemplo, quase implodiram e havia até proibição para construção de escolas técnicas federais.

Existem muitos outros exemplos. Mas, por enquanto é só. 

Até mais. Vou trocar de roupa, colocar meus adesivos, empunhar minha bandeira e ir à sessão eleitoral. Votar na Dilma é claro! 

domingo, 24 de outubro de 2010

CUIDADO COM O PSDB - Parte III

Em textos anteriores, deixei algumas reflexões sobre o poder das idéias. Suscitei dicas de como os partidos políticos absorvem as ideologias que direcionam suas práticas.Faz-se então necessário que saibamos por exemplo, o que significa Anarquismo,Socialismo, ou ainda Trabalhismo e Neoliberalismo.
Na maioria das vezes aqui no Brasil não votamos nos partidos, focamos apenas nas pessoas que criam ao redor de sí algumas características. E como somos passionais votamos na simpatia, na "beleza" física, em personagens, no exótico, no moralista, no " metido a santo",... votamos em quase tudo, menos nas ideias. E são as ideias que movem o mundo.
No 1º turno o PSDB venceu nas regiões onde o agronegócio é a grande fonte de riquezes. É onde quem manda são os latifundiários. É onde a devastação dos ecossistemas corre a galopes. É onde existe os maiores casos de trabalho escravo. É onde trabalhadores do campo sem terra são tratados como bandidos.
PROTEGER O LATIFÚNDIO E MANTER TRABALHADORES SOBRE CONTROLE. É POLITICA NEOLIBERAL. É IDEIA DEFENDIDA PELO PSDB. 

Durante muito tempo a igreja manteve as pessoas sobre total controle. Por mais de 10 séculos os dógmas de submissão, de obscurantismo e manutenção do poder das elites esteve orientando o destino das pessoas. Este erro histórico criou preconceitos e protegeu assassinos.

AS ELITES BRASILEIRAS TEM RAÍZES NESSA ALA RETRÓGRADA DA IGREJA, QUE ESTÁ ANOS-LUZ DE SER LIBERTÁRIA. FOI ESSA ELITE BITOLADA, ORIGINÁRIA DOS COLONIZADORES E QUE SÓ CONHECEM O "DEUS DINHEIRO" QUE FUNDOU O PSDB.
HENRIQUE GOMES DE LIMA 

domingo, 17 de outubro de 2010

CUIDADO COM O PSDB - Parte II

Amigos, conhecidos, desconhecidos, anônimos, alunos, alunas e colegas que acompanham este espaço. Por favor, um pouco de sua atenção.

Há mais mistérios entre o Céu e o Serra do sabe nossa vã filosofia

- Estamos vivenciando um momento muito perigoso  no Brasil. Não estou falando de assaltos, assassinatos, estupros e tiroteios. É algo muito pior, muito mais perigoso. Estou falando da fonte, do nascedouro, da origem de todas essas mazelas - O Poder das Ideias.

- É a visão de mundo e as ideologias que direcionam todas as ações humanas. São as nossas concepções que determinam nossas atitudes.

- A atual campanha eleitoral que o candidato JOSÉ SERRA está fazendo para a presidencia da república, está ressuscitando e fortalecendo ideias e sentimentos doentios para qualquer sociedade.

- No lugar de debater propostas e programa de governo, o senhor SERRA está incitando o EMBATE religioso e consequentemente fomentando a intolerância, que faz gerar o fanatismo, que faz gerar a violência.

- A discussão sobre aborto, religião e sexualidade deve acontecer dentro de um processo educativo sério de médio e longo prazo com base em reflexões profundas e não em propagandas pontuais e sem fundamento como está fazendo o candidato. Ele sabe que o povo brasileiro não tem memória histórica, estuda pouco, é muito emotivo e possui um preconceito adormecido. É só " dar corda". 

- É importante que todas saibam que o PSDB junto com o atual " DEMO" (desculpe, a comparação é inevitável) DEMOCRATAS, tem suas origens nos apoiadores da DITADURA MILITAR. São todos crias das elites brasileiras, que nunca aceitam a participação das classes menos favorecidas nas decisões do país. São todos defensores da manutenção das desigualdades sociais como forma de controle.  

- É o PSDB que defende a privatização de tudo. Que concorda com a manutenção dos latifúndios  e que criminaliza os movimentos sociais. 

- É o PSDB de Serra que retirou direitos dos trabalhadores e vendeu para grupos estrangeiros grande parte do patrimônio dos brasileiros. Quase venderam a Petrobrás. As ideias que alimentam o PSDB de Serra defendem o Neoliberalismo. Sabe o que é isso? - É a entrega de praticamente tudo a iniciativa privada.

- E agora, como se não bastasse a campanha do PSDB está trazendo à tona ideias fascistas. Sabe o que é fascismo? 

- Enquanto os marxistas justificavam a utilização da violência apenas para o momento revolucionário, o fascismo a exaltava. A violência era vista por eles como um instrumento legítimo de afirmação ou defesa de uma idéia. Assim seus militantes organizavam-se em esquadrões de assalto, em bandos de brigões, destacados para atacar seus inimigos políticos, formando as squadristti, do fascismo italiano e as SA (Sturm Abteilung) e a SS (Schutz Staffeln) dos nazistas. Consequentemente viam a guerra como uma instância superior da bravura humana. Era no campo de sangue que o homem revelava a sua coragem e determinação. Logo, odiavam os pacifistas e os defensores da não-violência em geral.   

- O superconservador e ultra-direita lema "Deus-Pátria-Família" utilizado pelos partidários elitistas do fascismo brasileiro nas décadas de  20 e 30 está agora sendo resgatado pelo PSDB mostrando livremente sua verdadeira cara: Preconceituosa, Excludente, Xenofóbica e Elitista.
- Meus caros, reafirmo o que disse no início dessa conversa - o momento é muito sério. Precisamos nos informar e não permitir que ideias retrógradas ganhem coro novamente. Cuidado, o PSDB é muito perigoso para a  grande maioria da sociedade brasileira.
Henrique Gomes de Lima

sábado, 16 de outubro de 2010

CUIDADO COM O PSDB - Parte I

NÃO SE DEIXE ENGANAR
Veja e ouça com muita atenção  os  quatro vídeos abaixo. Uma brilhante aula com Marilena Chauí; tire suas conclusões sobre o que representa  José Serra e a Ideologia do PSDB.

 Antes, saiba um pouco sobre essa magnífica professora

Uma das grandes filósofas e pensadoras da Filosofia Brasileira, ex-Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, Marilena de Souza Chaui.
Marilena prestou concurso em 1987 e conquistou o cargo de professora titular de filosofia. Ela ministra aulas no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, tendo se especializado em História da Filosofia Moderna e em Filosofia Política. Atualmente Chauí é historiadora de filosofia brasileira, Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – a FFLCH-USP.
É respeitada não apenas por sua obra acadêmica, mas também pela intensa e frequente ação no âmbito intelectual e político brasileiro.
Marilena é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de Córdoba, da Argentina. Em sua obra é possível encontrar temas como ideologia, cultura, universidade pública, entre outros. Destacam-se os livros Repressão Sexual, Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo, Introdução à História da Filosofia, Convite à Filosofia, A Nervura do Real, Simulacro e poder, entre outros. Ela é casada com o historiador Michael Hall.
 
 


domingo, 3 de outubro de 2010

MEU VOTO NÃO É SECRETO

É TEMPO DE ELEIÇÃO

Tem sujeira de todo tipo.
É dinheiro dentro da bunda,
embaixo do sovaco,
enfiado na virilha.
Humorista debochado,
striper analfabeta,
ladrões em julgamento
propinas e mais propinas e favorecimento.

Para os cargos em disputa,
diz filho da .... Santa.
Tem o avô, tem o pai
Tem o filho e tem a filha
o cunhado, a mãe
e o primo da rapariga.
Tem a família toda,
Isso é que é uma quadrilha!

Parece o fim do mundo,
parece que não tem jeito
parece que acabou
e a história morreu.

Votar ou não votar,
não é essa a questão.
Isso é diversidade,
e um lampejo de liberdade.

Se o sistema não presta,
e está tudo dominado
tome uma posição
seja ela certa ou não.
Assuma responsabilidades
tenha autenticidade
não se prostitua, e diga qual é a tua.

Trabalhismo, anarquismo,
social democracia
Progressismo e liberalismo
ISSO É COISA DE COMER?
Uns se dizem verdes, outros são multicolores
é onda de toda cor.
São cristãos, são solidários
falam até em socialismo
e afrontam o comunismo.
coisas que nunca existiu!

Mas, não se enganem,
tudo pode piorar.

É só não participar
e veja no que é que dar!  

Sorrateiros aparecem,
sem se identificar,
pegam, esfolam e matam
e nem te deixam falar.
São os sádicos ditadores,
estupradores, torturadores, bandidos,
sanguinários, covardes
imundos.

Cuidado. Estão por aí.
Aos milhares, a espreitar,
e tem apoiadoes, são chamados de doutores.
O Brasil os conheceu,
e nunca é demais lembrar,
um período conhecido como:
DITADURA MILITAR.
HENRIQUE GOMES DE LIMA