segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sou o melhor amigo do Prefeito Roberto Cláudio.

Já se passaram dois anos e o " Roberto Cláaaaudio Prefeitoooo" (lembram da musiquinha?) esta a anos-luz do que afirmava sua propaganda política cujo slogan dizia: "Para renovar Fortaleza".

Começo afirmando que desde 1992 quando vim de "mala e cuia" morar em Fortaleza, nunca vi um prefeito tão "sumido". 
- Gente cadê esta criatura?
- Ah, esta chegando de férias nos Estados Unidos!

Férias? 
Mas, esse direito não é somente para trabalhadores? 
Esse cara não fez e nem está fazendo nada! 

Para a saúde, o prefeito inaugurou apenas uma nova unidade de atenção básica - no bairro Damas, das 28 prometidas. Das 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vendidas na propaganda do " Renovador de Fortaleza" só três foram entregues. Já em relação às seis policlínicas apresentadas durante a eleição, ainda não foi iniciada a construção de nenhuma. Os gonzaguinhas e frotinhas continuam sucateados, sem falar do Hospital da Mulher que até hoje continua subutilizado. Ah, ele fez um grande ato com relação a este hospital: batizou com um nome aí...

Na educação os dados não são nada animadores. O então candidato prometeu a construção de 48 escolas de tempo integral e até o final de 2014 havia assinado a ordem de serviço para quatro delas, sendo que seis equipamentos antigos foram adaptados para esse modelo de ensino. Em relação às creches chegou a prometer 160 novas unidades e com a cara lambida ainda afirmava que para cada uma que seu governo executasse, o Governo do Estado - graças à "PROS"tituída parceria com o governador Cid Gomes - construiria mais uma. Até hoje ele inaugurou seis, algumas iniciadas ainda no governo anterior. A mais recente foi entregue em agosto. Trata-se do Centro de Educação Infantil Pedro Boca Rica, no bairro José Walter, a parte que cabia a Cid, nada ainda foi cumprida.

E tem ainda o que considero mais grave: - os professores estão sitiados dentro das unidades de ensino, sendo perseguidos pelos diretores que se tornaram " leões de chácara", "feitores", "capatazes" "espiões"  e tendo ainda direitos negados e a ameaça de retirados de outros.

Nossa intenção é mostrar infelizmente o abismo existente entre o discurso de campanha e o cotidiano. O "Doutor em medicina" que nunca deu um plantão, afirmou seguidas vezes em campanha que era possível sim cumprir tudo até 2016.

A verdade é que seu governo até o momento é uma catástrofe, uma hecatombe. O documento que resumia seu seu plano de governo era um "bicho" de 164 páginas que prometia “renovar Fortaleza”.

Considero-me o melhor amigo do prefeito, já que estou alertando-o. Como habitante da pólis quero que sua gestão vingue, mas infelizmente sei que é impossível, pois também sei a ideologia que o move.


Estou começando a contagem regressiva para sua saída.

Apesar do senhor Roberto Cláudio merecer diversos adjetivos, no momento vou chamá-lo carinhosamente de - Motosserra

Ah, ia esquecendo a Prefeitura Municipal de Fortaleza reservou no orçamento de 2015 mais de 50 milhões de reais para publicidade.  

sábado, 24 de janeiro de 2015

Coisas do Miolo.

Mais de 1000 pessoas acessaram o miolo no mês de dezembro de 2014 e começamos 2015 com mais de 46 mil acessos. Pode parecer pouco mas não é; ainda mais quando um blog só possui besteiras e opiniões de um professorzinho medíocre, incompetente e sem conteúdo algum. Há de tudo no miolo: Arte, Política, atualidades, Educação e diarreias mentais. O texto mais lido é conceituando piriguete.  

Andrea é uma amiga. Mora com minha irmã Ana Lúcia. Além de muito inteligente, independente e atualizada também ajuda nos cuidados com minha mãe. Tem conhecidos fora do país e também possui vínculos com o Shalom. Disse-me que o Padre Antonio Furtado - sim, aquele que apresenta programas nas Tv locais - é leitor do meu blog. Fiquei chocado, esse cara é dos meus! Espero que o Bispo não saiba disso. 

Não sei por quanto tempo o miolo continuara vivo, mas espero que possa contribuir para a reflexão de alguém. E que as pessoas que o lerem sintam alguma coisa. Não me interessa o que. Só espero que sintam. Porque " sentir" é o que nos faz gente. Sei que não sou e nem quero ser exemplo pra ninguém, mas como homem e professor espero estar contribuindo para a construção de um  mundo melhor.

Fantoches e motosserras.


A situação do Estado do Ceará.

Os açudes estão com menos de 20% de sua capacidade. 
A bica do Ipu secou.
As matas plúvio-nebulares estão sendo derrubadas criminosamente com as bênçãos da SEMACE.
A caatinga está desaparecendo.
O consumo de água aumentou e o desperdício também.
O Estado está endividado, mesmo assim há milhões de reais empenhados para o "Aquário" e para a " Ponte estaiada". 
O litoral está sendo neocolonizado.


A situação de Fortaleza.

As poucas árvores que ainda restam estão sendo derrubadas pela Prefeitura Municipal.
A fadada regulamentação do Parque do Cocó parece que vai sair, mas pelo que demonstra o atual secretário do Meio Ambiente o mesmo será "fatiado".
A periferia está mais abandonada do que nunca.
A violência aumentou. 
Os profissionais da Educação continuam reféns e tratados com chicotadas.

E, para coroar:

Parlamento corrupto e inoperante.
Justiça parcial, distante. excludente e arrogante.