terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sou um professor partido.

Sobre Educação, educadores e ideologia Gramsci afirma:

...Do ponto de vista dos oprimidos, o embate ideológico contra a hegemonia burguesa se dá em todos os espaços em que esta se reproduz, como por exemplo, a escola. Temos então, uma luta de posição na escola, colocando a política, luta pelo poder, como o centro da ação pedagógica.
A educação, portanto, é um espaço social de disputa da hegemonia; é uma prática social construída a partir das relações sociais que vão sendo estabelecidas; é uma “contra-ideologia”. Nesta perspectiva, é importante situar a posição do educador na sociedade, contribuindo para manter a opressão ou se colocando em contraposição à ela. Se o educador é um trabalhador em educação, parece coerente que este seja aliado das lutas dos trabalhadores enquanto classe, visto que as suas conquistas sociais, aparentemente mais imediatas, também dependem de vitórias maiores no campo social. Nessa perspectiva, é coerente que a posição do educador seja em favor dos oprimidos, não por uma questão de caridade, mas de identidade de classe, já que a luta maior é a mesma. Qual é a função do educador como intelectual comprometido com a transformação social?...

domingo, 27 de novembro de 2016

Estou atrás de um homem

A Lanterna de Diógenes - Estou procurando um homem.

Diógenes de Sínope vagava pelas ruas de Atenas, na Grécia, com uma lanterna procurando a verdade ou um homem honesto. Diógenes era completamente desligado de bens materiais, vivendo como mendigo dentro de um barril. Dizia que assim era livre.
Diógenes era um anarquista. Quando Alexandre o Grande perguntou o que poderia fazer por ele, ouviu como resposta:

– Sai da frente que você está tapando o sol…

Com sua liberdade, Diógenes incomodava. Afinal, a vida em sociedade apoia-se na supressão das liberdades. Em nome do bem comum, leis e regras nos obrigam a renunciar a nossos desejos. Caso contrário seria o caos, não é?
Mas hoje em dia Diógenes não seria respeitado. Seria um pária, insuportável.

domingo, 13 de novembro de 2016

Vamos cheirar pó.

Solo...
  Fértil...

Solo da criação
Solo da fertilização
Solo da renovação

    Criação e grandeza
    Fertilização é natureza
    Renovação é pureza

Grandeza envolve a gente
Natureza apaixona a gente
Pureza enobrece a gente

      Solo fértil é o nosso coração
     Que agrega a emoção
     Que traduz os nossos valores

     De viver como irmão
Solo fértil é imaginação...

Autor: Maggel -
 Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/poesias/

Aula? Isso é aula?

Imaginar já é algo medonho.
Mas, que tal também mostrar, cheirar e sentiir?

Saímos da sala quadrática. Fomos apreciar, tocar, cheirar e valorizar o que deve SER valorizado.

O dia foi 18 de outubro de 2016 d.C..
a aula era de pedologia.
A escola é o AB.

Aula?
 Aula não. Como todos sabem não dou aula; conto histórias e elas são patéticas.

És pó e pó voltarás a ser.

Matéria orgânica e inorgânica.
Matéria biótica e abiótica.
Um organismo vivo, belo e cheiroso.
Nos sustenta e nos alimenta.
Louvores ao Santo Solo.