segunda-feira, 16 de agosto de 2021

É possivel separar o Artista e sua Arte do Cidadão? Eu não consigo.

 Não consigo separar a Arte do Artista e do Cidadão. Não consigo.

Sérgio Reis é sim, um bom intérprete da música brasileira.
Sérgio Reis canta bem, interpreta bem e tem boa presença de palco. É simpático e fisicamente elegante. Sérgio Reis é sim, um bom artista. Muitas de suas músicas estão na nossa memória afetiva. Mas, como cidadão...
Arre égua! Arre égua e Arre égua!
Infelizmente, já no fim da carreira e infelizmente também no fim da vida terrena sérgio reis perde todo o respeito ao querer manchar e destruir a Democracia brasilieira. O elemento se torna mais um excremento que irá para o lixo da história junto com seu ídolo, o pseudopresidente do Brasil.
Esse cascabulho agora quer, segundo ele, parar o país junto com os caminhoneiros; para exigir o voto impresso e destituir o Supremo Tribunal Federal. Coisa de doente e de fanático.
As principais lideranças da categoria afirmaram que: "A gente desconhece as pessoas que estão ao lado dele", diz Plínio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga (CNTRC)."Sérgio Reis não representa nem os artistas, quanto mais os caminhoneiros...
Pois é; sérgio reis recebeu uma segunda chance do Cosmos ao ser curado do tumor na cabeça...Mas esta usando esse segunda oportunidade de viver para fazer merda e envergonhar os Verdadeiros Artistas Pantaneiros e do Brasil.

Que triste e lamentável fim para um homem e para um artista.


Dois excrementos humanos, infelizmente.

domingo, 15 de agosto de 2021

Poema Pedagógico*


O trajeto, o rumo, a direção dos processos educativos é constituído por diversos e diferentes caminhos. Ao fazer educação de forma planejada e consciente percebe-se que este caminho heterogêneo é também dialético; é largo em virtude das possibilidades e ao mesmo tempo estreito por causa dos problemas e dificuldades.
Tal caminho se apresenta ainda sinuoso, diverso e sempre e necessariamente coletivo. Fazer Educação e trilhar estes caminhos exige técnica, inteligência, sabedoria e sensibilidade para aceitar, acolher e cuidar. A Educação é uma necessidade humana construída com audácia, coragem e autenticidade, o que a torna, um ato político.
Para que o processo educativo aconteça de forma orgânica faz-se necessário um terreno propício, um solo fértil capaz de provocar, estimular e desenvolver as diferentes inteligências presentes nos seres humanos de todos os tempos e de todas as idades; este chão é a Escola.
Enquanto Casa de Educação a escola tem que obrigatoriamente ser uma instituição sedimentada em alguns princípios que considero basilares: o holismo, a laicidade, a diversidade, o respeito ao conhecimento científico historicamente acumulado e ao livre pensamento, desde que este não viole a dignidade humana e os fundamentos éticos da vida em sociedade.
A fala aqui ora descrita, os pensamentos ora expressados e a visão de educação ora exposta dedico às Escolas, às Casas de Educação do Mundo.
A energia deve sempre continuar fluindo e, como o tempo não para e a história precisa continuar sendo contada e escrita é interessante que os professores(a) possam sair pelo mundo para viver outras experiências em outras casas. Construir novos amizades e vínculos. Cometer novos erros, aumentar os acertos, reinventar a roda, cantar outras cantorias, não saber e ate não querer saber o que os(as) espera; simplesmente ir. A área de conforto é confortante eu sei, mas pode nos atrofiar.

A construção de uma escola pública de qualidade sempre é e sempre será o resultado do trabalho coletivo, dialógico e audacioso; e que sem uma gestão pedagógica progressista, não se firma. Tais características devem obrigatoriamente fazer parte das atitudes e dos saberes daqueles que se propõem a conduzir a gestão de qualquer Casa de educação.

Sempre sou grato do fundo da razão e da emoção e, desculpem-me por algum incomodo ou desconforto causado durante minha permanência pelas instituições de ensino que pela quais tenho passado nestes últimos 23 anos de sala de aula;mas, não retiro nada; faria de novo!

Continuarei minha Doutrinação Acadêmica por aí...Acreditando sempre que a Educação tem que Emocionar, Transformar e Revolucionar.

* Poema Pedagógico – Uma homenagem ao verdadeiro “ Poema Pedagógico”
- Obra para mim clássica, maravilhosa, linda, emocionante, revolucionária de:
Anton Semyonovich Makarenko, um professor ucraniano que viveu no século
XIX e que se especializou no trabalho com menores abandonados,
especialmente os que viviam nas ruas e estavam associados ao crime.

Por gentileza, observe seu país. Olhem o Brasil.

 E aí você olha para o nosso país. O Brasil de hoje; o Brasil atual.

O povo sem emprego e passando fome. Os sonhos e projetos murchando e se perdendo no tempo. E aí você percebe que somente a Educação...Educação Crítica e Transformadora é que mudar os rumos da Nação.
Nós não precisamos de desfiles militares e ostentação de armas.
Nós precisamos de Trabalho. Nós precisamos de ação. Nós precisamos de projetos e políticas públicas e lideranças que realmente se preocupem com a nação. Não precisamos de gritos e nem de palavrões. Precisamos de cuidados e de governantes que tenham amor no coração.