segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Seria de bom alvitre o governo do Ceará...

Em um momento tão dramático para o País, de ataques aos fundamentos do próprio Estado brasileiro, a educação pública torna-se, cada vez mais, antídoto à barbárie e instrumento fundamental para o fortalecimento da democracia e formação de cidadãos conscientes. 

Nesse sentido, acreditamos ter a obrigação de defender a educação universal, gratuita, laica e de qualidade em todas as esferas para os brasileiros e cearenses. E isso passa pela contratação de mais professores e formação continuada dos mesmos. Talvez boa parte da sociedade local nem saiba, mas centenas de professores estão esperando serem convocados pelo Estado, aprovados que foram em um concurso feito ano passado. 

Seria de bom alvitre o governo do Ceará, em mais um sinal de preocupação com a educação pública, dar posse a estes professores. Conhecemos vários dos concursados e atestamos a capacidade dos mesmos. Darão enorme contribuição ao magistério local, somando forças com os colegas que já estão em sala.

O Ceará não pode prescindir desta gama talentosa de professores. Afora essa questão da educação pública, em jogo também temos a dúvida e a angústia que afligem os colegas, com impacto econômico, familiar e psicológico. Vários estão esperando um posicionamento do governo para definir suas vidas pessoais e profissionais. Manifestamos solidariedade com todos esses professores e professoras e fazemos um apelo ao governador Camilo Santana no sentido de ver com a atenção o problema e resolvê-lo o mais breve possível.

Por: Airton de Farias
Professor e historiador.

sábado, 28 de setembro de 2019

"Mulheres só devem estudar até o ensino médio." Segundo o pastor do Satanás.

Um dos pastores do satanás e chefe de uma dessas pseudoigrejas neopentecostais e que mais parecem prostíbulos e catedrais da ignorância afirmou durante um culto:

- " se elas tivessem mais conhecimento que os maridos acabariam sendo a “cabeça” da relação." 

E continua o pastor do satanás:

- " Quando nós fomos para fora, lá nos Estados Unidos, eu falei ‘vocês vão fazer o high school’, que é o ensino médio, ‘vocês não vão fazer faculdade’.

E para concluir o pastor do satanás chama uma das filhas e defeca:

- " ... na minha visão, se ela fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado e encontrasse um rapaz que tivesse um conhecimento baixo, ele não seria o cabeça e ela seria a cabeça”. 


Ah...Este pastor do satanás é o que mais "abençoa" o presidente putrefato do Brasil...e que diga-se de passagem pensa igualzinho a ele.

E Viva a Pátria Amada!

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Evangélicos terríveis.

Por: Plinio Bortolotti *

A Igreja Católica no Brasil sempre teve atuação política, mas nunca almejou governar o País. Nisso diverge dos evangélicos, como é o caso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que tem um “plano de poder”, dispondo de uma poderosa rede de TV, uma concessão pública, a serviço de seu propósito.

Escrevi dois artigos sobre o assunto em meu blog. Um deles, “Bispo Macedo quer tomar o poder e diz que foi Deus quem mandou” (14/5/2009), comentando o livro “Plano de poder – Deus, os cristãos e a política”, no qual ele escreve que a Bíblia é também “um livro que sugere resistência, tomada e estabelecimento do poder político ou de governo”. O outro, “Plano de poder da Igreja Universal está em marcha” (6/11/2016), quando Marcelo Crivella venceu a eleição para a Prefeitura do Rio.

A pesquisadora Christina Vital, da Universidade Federal Fluminense (UFF), estudiosa da atuação política dos neopentecostais, em entrevista do jornal Folha de S. Paulo (31/10/2016), afirma que chegar à Presidência da República é uma estratégia dos evangélicos para barrar no Supremo Tribunal Federal (STF) temas de interesse das minorias, como questões de gênero, homossexualidade, aborto, conceito de família, entre outros assuntos da pauta conservadora.

Nas eleições do ano passado, as principais denominações neopentecostais apoiaram a eleição de Bolsonaro. Recentemente, Edir Macedo, chefe da Iurd, afirmou que o presidente foi “escolhido por Deus para fazer o país mudar”.

O católico Augusto Aras, indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para assumir a Procuradoria Geral da República, foi o único entre os candidatos que decidiu assinar uma carta da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) comprometendo-se com “valores cristãos”. Antes, Aras havia feito a via-sacra, expressando opiniões agradáveis ao capitão, obrigatória para ser ungido por Bolsonaro.

Além disso, o presidente também prometeu nomear para a próxima vaga no STF, alguém “terrivelmente evangélico” para mimar seus adeptos religiosos, na direção do plano de poder planejado pelo bispo Macedo.

* Colunista e diretor institucional do O POVO.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Retrocesso humano.

Não é um embate entre direita e esquerda.
Nem entre bolsonaristas e Antibolsonaristas.
É entre barbárie e civilidade.

Apologia de violência, morte, preconceito, racismo, ódio, armas, intolerância religiosa, machismo, homofobia, misoginia, tortura, autoritarismo, militarismo, destruição ambiental, individualismo, desprezo pelo outro...

É um retrocesso para nós enquanto humanidade.

Por: Airton de Farias.