sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sou uma criatura sem futuro.



Durante uma aula na instituição onde trabalho atualmente, não sei por que “cargas d´água”, de climatologia o assunto precipitou para profissões. Um estudante afirma: - Professor é uma profissão sem futuro.

Isso nos leva a uma pergunta: O que é uma profissão de futuro? O que faz uma profissão ter futuro e outra não? O que faz um curso universitário ser mais importante que outro?

Se formos beber um pouco na fonte da Sociologia constatamos que para a sociedade, os cursos mais tradicionais, ainda são vistos com maior relevância, o que gera maior Status Social. Historicamente, os que tinham posses, terras, escravos/empregados, dinheiro, sempre fizeram parte da elite. E além desses, somente artistas ou outros letrados tinham alguma ascendência social.

As profissões como direito, engenharia e medicina sempre estiveram diretamente ligadas ao desenvolvimento e transformação do mundo, afinal, saúde, leis e criações sempre foram os alicerces da sociedade. Assim, as famílias direcionavam seus filhos para estudarem os cursos tradicionais. À época todos eram “doutores”. Isso criou uma tradição.

Assim, se os ricos (pessoas de futuro) obrigavam seus filhos a se formarem nesses cursos, esses, quando tivessem suas proles, replicariam o mesmo conselho, e assim por diante. Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra tradição significa: transmissão de doutrinas, de lendas, de costumes. Durante longo espaço de tempo, a tradição é o laço do passado com o presente; costume transmitido de geração a geração.

Percebe-se que ter futuro é ter dinheiro. É trabalhar em algo que dê dinheiro e que leva o indivíduo a ter status social. Esse status tem que ser exibido o máximo possível. E deve ser percebido por todos. Para tanto essa simbologia é transmitida para os objetos. Roupas, carros, joias, bebidas. É o fetichismo. A coisificação das pessoas, o endeusamento dos produtos em detrimento da vida humana.

Se ter futuro é ter dinheiro, aqui vão algumas sugestões minhas:
1. Seja traficante de drogas;
2. Seja assaltante de banco;
3. Seja político ladrão;
4. Seja prostituto(a) e venda seu corpo para as pessoas de futuro, aquelas mesmas que possuem status social.

No entanto, não esqueça: para fazer parte deste grupo de pessoas de futuro o senhor e a senhora também tem que estar disposto a matar e/ou morrer. Mas, e daí? O importante é ter dinheiro não é? A vida é uma coisa sem futuro. Afinal de contas você só vale o que tem! Se não tens nada, então não vales nada. O importante não é estar bem e sim ter bens. O mundo é dos mais espertos. Não é essa a famosa sabedoria popular? E como todos dizem: a voz do povo é a voz de Deus.

Desculpem-me mas não acredito nesta voz. 

Prefiro minha profissão sem futuro e ficar com as palavras de Fernando Pessoa – “ O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Eu e minha profissão sem futuro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem futuro de um filho da puta,que fez com que eu me apaixone por a porra da profissão de ser professora de geografia, onde ja escutei muita gente mandando eu fazer engenharia, direito, medicina, eu vou escolher fazer geografia, seu Henrique Gomes de Lima sem futuro, obrigada por me fazer alguem na vida.
I.M.B

PeTeR MaO SaLeS disse...

Esse pode ser um bom assunto talvez um dos melhores q aqui ja li. O q eu posso dizer! para uma pessoa na nossa sociedade moderna querer se tornar professor acho q ela tem q nascer com uma vontade imensa poucas crianças crescen com essa vontade, e com a motivação dos pais e da sociedade fica mais dificil ainda uma pessoa qrer seguir essa carreira. . . Digo CARREIRA pq pra mim ser professor ñ é uma profissão comun os principios são distintos. o professor dá tudo de se em troca de nada. . .
Fico pensando o q seria dessa mesma sociedade q descrimina, o q seria dos nossos engenheiros doutoures filosofos cientistas e politicos se Ñ tiverão passado por eles antes? Por isso q eu chamo de carreira pq é uma dedicação q apesar de Ñ serem reconhecidos estão todos os dias e noites vivendo com o pensamento de informa e transformar pessoas em "GENTE". . .