terça-feira, 23 de outubro de 2012

OLIGARQUIAS, CORONÉIS E PSEUDOREVOLUCIONÁRIOS SE UNEM EM FORTALEZA. É O INÍCIO DO FIM.

O governo de Luizianne Lins pode não ser o melhor, mas está longe de ser o pior. É verdade que Fortaleza possui uma série de problemas para resolver, mas também é verdade que a situação há 08 anos atrás era muito mais desastrosa.
Mesmo o PT tendo ao longo do tempo adotado práticas neoliberais do PSDB, DEM,PP e PL ainda existe um lampejo de uma ideologia voltada para a população excluída e minorias sociais.
 
Foi o governo de Luizianne que impediu pelo menos " por enquanto" que a população do Pirambu fosse expulsa do lugar que ocupam. Se não fosse o governo do Luizianne Lins, o poder das grandes empreiteiras e construtoras já tinha se apropriado daquele pedaço da orla e transformado em luxuosos condomínios fechado para uma pequena elite privilegiada. Tasso Jereissate, Ciro e Cid Gomes sempre pensaram e pensam em fazer isso.        
 
Foi o governo de Luizianne que também impediu que a comunidade do titãnzinho fosse enxotada de lá para dar lugar ao estaleiro do sr. Eike Batista, que além de não trazer nenhum emprego para a comunidade local ainda causaria impactos ambientais irreversíveis.
 
Foi o governo de Luizianne que iniciou a proposta de convidar a população para participar da gestão da cidade, o chamado Orçamento Participativo. Claro que tudo não funcionou como deveria, mas as coisas são processuais e o aprimoramento só vem com o tempo. Ações como essa jamais seriam possíveis num governo da família Ferreira Gomes e de seus " amiguinhos".
 
Mesmo ainda existindo um número significativo de pessoas  em áreas de risco e dentro do lixo, foi no governo de Luizianne que foi construído o maior número de casas populares em toda a história de Fortaleza.
 
Espaços públicos destruídos e marginalizados foram ressignificados e transformados. Como exemplos podemos citar as lagoas e praças como o passeio público.
 
Há oito anos atrás Fortaleza só possuia 50 creches funcionando em péssimas condições. Hoje são quase 200 fazendo um trabalho de ótima qualidade. É claro que precisa de mais.
 
Mesmo com tantos problemas o "povo do PT" ainda possui um sangue militante e que defende mulheres, gays, negros, sem teto e sem terra.
 
Eu votei em Renato Roseno no 1º turno, que fez uma campanha magnífica e defende valores menos viciados na política. Obteve quase 150 mil votos.
 
Neste 2º turno, aqui em Fortaleza a situação está muito, muito séria. Formou-se um grupo que reúne o que existe de mais grotesco na prática política. O  PSB que leva o termo " SOCIALISTA" vendeu-se de corpo e alma para o neoliberalismo e acomoda figuras como Cid Gomes, que de socialista não tem nada. É o PSB que acomoda figuras do PPS como Ciro Gomes que é cria de Tasso Jereissate do PSDB de Fernando Henrique Cardoso responsável pela entrega das riquezas do Brasil. Também está neste grupo Moroni Torgan do DEM, partido que possui suas raízes na ditadura militar. E agora como se não bastasse, o PCdoB de Inácio Arruda joga por terra toda sua bela história e alia-se a esse novo poder oligáquico que se formou no estado do Ceará com características de Ditadura; a Ditadura dos Ferreira Gomes.

Tem-se ainda o PDT de Heitor Férrer que está caminhando a passos lagos para a prostituição política. Este grupo agregou também um indivíduo que parecia ter um discurso coerente e identificado com mudanças orgânicas na sociedade, André Ramos do récem-criado Partido Pátria Livre, que sugiro mudar para Partido dos Pelegos Levianos.

Temos então um grupo  unido, não para renovar Fortaleza, mas para barrar e parar as mudanças sociais em curso; para freiar a participação popular e expurgar de forma definitiva a população mais pobre de ter direito a cidade.
Isso para não falar dos servidores públicos municipais, principalmente os professores, considerados verdadeiros inimigos e pessoas que devem ser tratadas na chibata.
 
Este é apenas um pequeno e breve esboço do que podera acontecer se o Sr. Roberto Cláudio for eleito. Um candidato " laranja" da nova oligarquia cearense que já vampiriza o Estado do Ceará e agora quer controlar a capital Fortaleza. Um candidato marionete sem vontade própria e que não conhece a cidade. E apesar de médico nunca deu um plantão numa unidade de saúde pública. Nunca militou, nunca fez parte de lutas históricas do povo, não conhece pobreza, não conhece periferia, nunca elaborou um projeto de lei para saúde enquanto foi deputado estadual.

Por enquanto é só. Mas, tem mais.
" Chupa essa macaúba"!

Um comentário:

IGor Matheus disse...

Professor, li seu texto... E percebi onde está nossa divergência.. Enquanto o senhor olha com os olhos da experiencia, olhos de quem já viu e ver que não dá pra piorar, eu vejo com novos olhos, olhos que sabem que a mudança está ai! E foi o senhor msm que disse isso.. Concordo que por muitos motivos o Governo da Luiziane não foi bom... Mas se tratando de coisas feitas, infelizmente o Cid Gomes está na frente.. Eu não me esqueci do que ele fez conosco, e não estou fechando meus olhos para isso, mas sim depositando um voto de confiança em Roberto Cláudio, pois a prefeitura molestou a mim e a meus companheiros de cidade tanto quanto! Quero dizer que meu voto é tão consciente quanto deveria, e que vou fazer de todo meu possível para cobrar o que Roberto Cláudio prometeu.. E tbm saberei assumir meu erro, se ele fizer um má governo.. Mas como fortaleza fez na penúltima eleição, é preferível tentar a sorte do que continuar no erro... Me entendo professor...