sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM 2012 - MINHA FALA A TODOS E EM PARTICULAR AS MINHAS ALUNAS E ALUNOS MARAVILHOSOS.

Nossas vidas são feitas de experiências e provações. Tudo que vivenciamos são fatos e eventos para nos tornarmos mais gente e mais humanos.
O ENEM é uma dessas vivencias.
Neste sábado e domingo, dias em que ocorrerão as provas, lembrem de algumas coisas que, apesar de simples, são bases para o momento.
Lembrem lá da sua professora da alfabetização que por várias vezes pegou na sua mão para ensinar-lhe coordenação motora. Lembre da sua mãe ou do seu pai ou de qualquer pessoa que te criou e te ama, te acordando, arrumando, ajeitando seu material para ir a escola.
Os amigos, os corredores da escola, o diretor ou diretora e aqueles professores exigentes, carrancudos, alegres, amorosos, que fizeram você sonhar e viajar sem sair da carteira escolar.
Lembre-se das infinidades de provas, testes relâmpagos e simulados.
Lembre-se do quão diferente e único tu és.
O ENEM nada mais é que um desses momentos. Não é a decisão da sua vida nem uma prova que define sua capacidade. É apenas mais uma das vivencias, das incontáveis outras qua ainda hás de ter. 

Sejam felizes. Tenho-lhes grande admiração e respeito. Vivam, experimentem e aprendam com os erros e acertos. 

Henrique Gomes de Lima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Avalia-se o homem,segundo uma prova,como poderei dizer se a pessoa que passou numa prova é boa ou ruim,apesar dessa minha colocação infantil para avaliar o ser humano.Quando faço uma prova fico refletindo o que significa ser avaliado por algo distante do pensamento total do ser humano.Faculdade não significa nada,pois Patativa do Assaré ,poeta popular,analfabeto e os universitário estuda o homem,entre outros ,mas não implica recitar que a universidade ajuda,porém não é tudo.Estava assistindo o filme do Gandhi,no entanto, não finalizei o fim,o homem simples e com pensamento ,além do curso de direito.Todo o conhecimento passa na vida sem que nos valorizar-mos,por exemplo o senhor com raízes murchas na pele diferente dessa foto do teu blog,idade avança e sua é igual para todos.
Ramon.

Anônimo disse...

As duas profissões que pretendo,penso e refletido são de jogador de futebol ou fazer obras de Deus na igreja.Por causa de uma cirurgia o futebol saiu do esquecimento por mim,porém eu não esqueço do garoto jogando bola segurando uma sonda nos rins . Sentido a dor enorme da minha carne ,enquanto várias crinças com cancer,outras fazendo cirugias seguidas ,observei nelas alegria naquele lugar funesto.Saindo do hospital carregando o peso da dor pequena uma mãe chorando pela perda do filho.O espanto foi grande quando olhei para as pessoas no estado diferente do meu.Com o tempo passando ,os irmãos das igrejas no interior me convidando para ser pregador da palavra de Deus por eu ter um espirito missionário acontece que não aceitei.Nessa vida me hesitei na pregunta que fiz para um garoto há uns dois anos atras:-Qual profissão tu queres para o futuro? e ele respondeu:Lixeiro.Assustado com a resposta eu disse:Por que?-Quero seguir a profissão do meu pai para que quero ser grande se sou pequeno e eu estudarei para ser lixeiro.Esse garoto me ensinou uma grande coisa o problema é que não sei o porquÊ.Graças a leitura de curiosidade sobre a estrutura do todo,fui percebendo o mundo de melhor forma.Sobreviver ou sonhar essa é a vida que tento sincornizar na atualidade.Eu me considero poeta popular e revolucionário também eu não sei o que sou nem para aonde eu vou,essa é uma pedaço de minha experiencia de vida que conto ou que eu não contei e na esperança na escolha de uma cor de lápis para traçar a história de minha pessoa.Por enquanto encerro para descansar e deixar o senhor em paz.Obrigado pelo espaço permitido para comentar. Ramon