quinta-feira, 2 de março de 2017

Alguns seres que passaram pela minha vida.


Eu a vi pela primeira vez na UECE em 1996 d.C. enquanto estudante, militando. Militando pelas grandes questões. 

A encontro hoje depois de tanto tempo.

Sempre aguerrida, sempre atuante, sempre incomodada e sempre militante.
É Mulher, é mãe, é parceira e amante do seu companheiro, é trabalhadora e, como se não bastasse é professora; professora de História.

De História, história de verdade e não aquelas que são vomitadas pela grande mídia e também em alguns livros. É professora de uma história não linear. Não é professora de multimídias, ela não precisa disso. É uma professora que se aproxima e permite que os estudantes se aproximem dela.
Felizes são os que tem a sorte de serem seus alunos.

Muito obrigado professora.


































__________________________________________________________________
 

Professora de línguas;
Língua Espanhola é do seu controle.
Trabalha em instituições privadas e públicas;
no entanto não diferencia os públicos;
não trata a escola pública como bico,
como fazem alguns seres patéticos por aí (CONHEÇO);
suas aulas são sempre de qualidade.
Elegante, sábia e simples como são as mulheres autenticas.
Reflexiva, divertida e como se não bastasse, uma artista.
Foi agraciada uma família abençoada.
Feliz a escola que a tem como profissional.
Feliz sou eu por ter sua amizade.
Vida longa com tudo de bom que mereces.
 ___________________________________________________________________________________
 Esta é Raphaela Esther.

Parece que foi ontem, que esteve comigo no primeiro ano básico A.
Falava pelos cotovelos; fazê-la concentrar-se era um desafio.
O tempo passou; e o aprendizado veio junto:
- Movimento estudantil, grêmio, passeatas, atos, ocupação e poesia.
- Ainda é uma " siri numa lata", mas está se tornando madura, está se tornando uma grande mulher.
Também atendeu aos meus chamados e participou das " besteiras" que as vezes propus..
Não passou desapercebida e jamais passará.
Não sei o que vais fazer, mas como disse para outro jovem que admiro: FAÇA.
Ouça sua família, ouça sua maravilhosa irmã e, se precisar nos ouça também.
Grande abraço, construa sua história e até um dia.



 ___________________________________________________________________
Este é Iano De Oliva Kuhlmann.

Não foi meu aluno;não diretamente.
Mas sempre respondeu aos meus chamados;
para aquelas coisas que vez por outra proponho para a escola.
Meigo, corajoso, um sábio apesar de tão jovem.
Foi uma honra tê-lo conhecido.
Está em São Paulo vivendo.
Está aqui também na minha lembrança.
 __________________________________________________________________________________
 Este é Mesaque Cavalcante.
Inconstante.
O conheci no primeiro ano.
Equivocado que só, mas a observação e a vida o ensinou e o está ensinando.
Crítico e orgasmaticamente irônico; é dos meus.
Tem o meu respeito. Acredita e defende uma escola Laica, diversa, aberta a toda e qualquer ideologia e NUNCA, jamais amordaçada.
Saiu do AB, antes de terminar o terceiro ano; foi para o IFCE.. trancou... e agora foi para a UFC.
Não sei o que vais fazer... mas FAÇA.
Vida longa com muito respeito e dignidade.

___________________________________________________________________________________

 Esta é Karla Ramos.

Nossa querida Karlinha.

A conheci em 2006.
Foi aluna do AB.
Sempre atenta;
Sempre simples,
Sempre elegante,
Sempre disposta a ajudar.
Pra mim é uma das pessoas mais dignas e discretas que conheço.
Trata bem anjos e demônios.
Gosto muito quando ela me chama de " seu Henrique".
Não imagino o AB sem ela.

 
Meu respeito, meu carinho e minha gratidão.
Vida longa minha cara; com muita saúde e paz.

_____________________________________________________________________________________
 Esta é Nicole Keite.

Minha grande menina-mulher.
Tentaram te humilhar;
Tentaram debochar de ti;
Tentaram rir de ti;
Tentaram, os idiotas sempre tentam.

Os grandes seres voam e conseguem.
És grande, és imensa e tens ASAS.
Vida longa na universidade princesa.

____________________________________________________________________________________
 Esta é Arminda Serpa.

Meiga, delicada e simpática.
Sábia, inteligente e poetisa.
E, como se não bastasse, professora.
E, como se não bastasse, vai para o doutorado.
Parabéns jovem senhora.
Muito lhe gosto.
Muito lhe respeito. 



_____________________________________________________________________________________
 Esta é Maria Laura Furtado Lobato. Cria do Cosmos.

Professora de Histórias; as conta ao redor da fogueira.
Veio da Amazônia para o Ceará; Para a escola pública; para as lutas. É contra tudo: falsidade, golpes, Temer, preconceitos, machismo, intolerâncias, xenofobia, neoidiotasnazistas...
Tem troncos de árvores dentro de Casa.

 ___________________________________________________________________
 Esta é Jéssica Oliver

Cria da vida.
Esta prestes a encerrar sua passagem pelo AB.
Uma das estudantes "porra-louca" mais sábias que já conheci.
Sem papas na língua, assume o que faz e sabe o que faz.
É uma sobrevivente.
Vive com tesão e terminará o ensino médio com dignidade.
Vá mulher, continue perturbando os hipócritas aonde quer que fores; quem sabe um dia aprendem.
Tudo podes, mas nem tudo lhe convém.
Grande abraço. Honrado em lhe conhecer.
Tem o meu respeito.

___________________________________________________________________________________
Este é David Basílio Di Melo.

Graduando de Licenciatura em Geografia.
Estagiando no AB, acompanhando
e me observando e já se envolveu com as rotinas e os projetos da instituição. 
E eu sou o professor supervisor;
Ah coitado; como todos sabem eu não dou aula.
Conto histórias e elas são patéticas.
O mesmo é: observador, atencioso, curioso, estudioso
e divertido. Além de ser um percussionista e brincante do Maracatu.
Percebo que tem tudo para se tornar um ótimo professor. Espero que o valorizem no seu labor. Vida longa.
 ___________________________________________________________________________________
  Esta é Laynara Sousa.

 A conheci este ano. É uma das minhas alunas do AB.
Ouve muito e fala pouco.
Discreta e atuante dependendo da situação.
Percebo uma fonte de atitude e sabedoria que o tempo poderá aprimorar.
  Vida longa moça, ao lado dos seus. Com muita luta, bom senso, senso crítico e alegria.
__________________________________________________________________________________
Esta é Nani Silva.

Mas gosto muito do seu nome inteiro Glayciany.
Minha ex-aluna;
parceira de histórias, parceira de ideias, parceira de ideais.
Cria da Escola Pública,
Cria da História,

Cria da Arte,
Cria do Levante,
Cria do Gema,
Cria da Vida.
E, agora é uma cria que vai dar cria.
E isso é maravilhoso.
E, eu vou ver isso.
E, se precisares de mim, pode me chamar
.

______________________________________________________________________________________

 Esta é Marina Thé.


Sensata, discreta, atleta;
curiosa da vida e buscante do desconhecido.
A respeito e a admiro.
Vivente da vida e amante da matemática.
Cria da escola pública.



 __________________________________________________________________


 Esta é Evelyne Lima.

Nascida na dificuldade;
Criada na dificuldade;
Vivendo na dificuldade.

Cria da Escola Pública;
Cria da Universidade Pública.

Minha ex-aluna no AB, minha parceira de grupo,
minha ex-estagiária, minha substituta ...
minha amiga.

   Que Deus lhe abençoe e lhe guarde.
Vida longa e carregada de lutas e vitórias.

Muito obrigado por fazer parte da minha vida.
____________________________________________________________________________________
Este é Felipe Monteiro.

Foi um " Black Bloc" na década de 80.
Tive a grata satisfação de encontrá-lo na UECE em 1995 d.C.
Sua condição física nunca o impediu de conquistar o mundo sempre com elegância e sabedoria.
Ele é quase cego dos olhos, no entanto vê melhor que os morcegos.

Lecionou em grandes instituições escolares públicas e privadas.
É geógrafo, é espeleólogo, é mestre e agora professor do IF.
Professor de Geografia, Geógrafo da Semace, lutou contra seu desmonte promovido pelo governo Cid Gomes, ajudou a construir a coordenação do AB, é pai de dois brilhantes meninos e tem uma dedicada esposa.
É também um defensor da escola pública de qualidade.
É meu amigo, uma das pessoas que ajudam a cuidar de mim.
É um daqueles homens que é sempre bom te-lo por perto.
É um Sathya Sai Baba.


Felipe Monteiro, continue sua bela história.
Ajude a formar formadores.
Vida longa meu querido.

_____________________________________________________________________________

Esta é Isaura Bezerra.

Uma das mulheres mais sábias que tive a honra de conhecer.
Mulher, mãe, esposa e como se não bastasse, professora.
Professora de Língua de Portuguesa; que mostra a beleza da fala, da escrita e da expressão.
Está para além dos mecanicismos da língua e das receitas prontas, coisas típicas dos medíocres. Esta para além das " competências" I,II,III,IV e V.
Desenrolada, desencanada, autêntica, acolhedora, honesta e com uma simplicidade elegante que somente as grandes mulheres possuem; e acima de tudo defensora de uma escola laica, diversa, aberta a toda e qualquer ideologia e nunca, JAMAIS AMORDAÇADA.

Isaura, se aposentou da educação pública.
Perde o AB, perdem os estudantes, perde o Estado.
Vai viver outras aventuras em outros espaços.
Felizes são aqueles(as) que tiveram a honra em ter assistido suas aulas.
É insubstituível!
Muito obrigado Professora.
 ____________________________________________________________________________________

 Professores são sempre professores.

Abaixo: Janete, Uchoa, Francineudes, Ana Maria e Mariano (todos aposentados). Desse grupo só restam Neyla e eu, ainda perambulando na ativa.
 _________________________________________________________________________
Esta é Roselea Pires.

Uma das mulheres mais centradas que já conheci na minha vida.
Uma das mulheres mais simples que já conheci na minha vida.
Uma das mulheres mais elegantes que já conheci na minha vida.
Uma das mulheres mais discretas que já conheci na minha vida.

Professora de gerações, inclusive de crianças.
Professora reflexiva que estuda, que pesquisa,
que se prepara para entrar em sala de aula.
Professora que ouve e que respeita os estudantes.
Voz mansa e macia como a pele dos felinos.
Humor simples e surpreendente em momentos inesperados.
Tenho-lhe imenso apreço.
Tenho-lhe imenso respeito.
Tenho-lhe imensa admiração.
Tenho-lhe imensa gratidão.
Roselea Pires, se aposentou.
Foram 15 anos de trabalho só no AB.
Roselea Pires vai voar por outras paisagens.
Roselea Pires vai viver outras aventuras.
Grande abraço minha amiga.
Muito obrigado Rose, muito obrigado:
- Por me ouvir,
- Por me cutucar,
- Por me ajudar,
- Por me ensinar,
- Por também cuidar de mim.
Sejas feliz!
O Ceará te deve, o país te deve,
o mundo te deve e, eu te devo também,
não nego e nunca poderei te pagar.
Agora vá namorar. Um beijo no seu coração.
_________________________________________________________________________
 Ainda estou na Educação porque ainda acredito.
Ainda acredito porque encontro pessoas que também acreditam.
Ainda vejo vontade, ainda vejo desejo, ainda vejo sonho.
Ainda vejo paixão, ainda vejo tesão.
Ainda vejo elegância, ainda vejo alegria, ainda vejo ousadia.
Ainda encontro pessoas capazes de inspirar.
Ainda encontro pessoas capazes de lutar, capazes de amar.
Encontro este rapaz,
Este é Israel Marques:
Tem meu carinho, tem meu respeito,
sabe o que já fez e o que precisa ser feito.
Contestar sempre com sabedoria e doçura,
mas, se preciso for não faltará bravura.
Vida longa jovem. 


________________________________________________________________________
Este e Solonildo Almeida da Silva.

Filho de pobres,
Fillho de trabalhadores.
Cria da Escola Pública (Estudou no AB)
Cria da Universidade Pública (Estudou na UECE)
Foi professor da Educação Básica (Trabalhou no AB)
Hoje é professor da Educação Superior (Trabalha no IFCE).
Hoje é Doutor. Contibui para formar professores.
É marido e pai. É um homem honesto e trabalhador.
Também é defensor de uma Educação Laica, diversa, aberta ao diálogo com toda e qualquer ideologia e NUNCA, jamais amordaçada.
Estudamos juntos e trabalhamos juntos.
É meu amigo.  
Vida longa doutor.

 _________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: