segunda-feira, 27 de março de 2017

Além da Carne Fraca Podre tem também a Carne Fria Assassina.

Senhoras e senhores o negócio é muuuuuiiiito sério. Como se já não bastasse o absurdo denunciado pela Polícia Federal com a Operação "Carne Fraca", vem à tona agora a Operação "Carne Fria".

Desta fez foi o Ibama que interditou na última quinta-feira dia 23 de março, frigoríficos de toda a região oeste do Pará que compram gado de áreas embargadas por desmatamento ilegal. O objetivo da ação é notificar empresas suspeitas de comprar gado de áreas desmatadas. As áreas desmatadas são monitoradas, via satélite.

De acordo com órgão ambiental, não há como os frigoríficos e pecuaristas alegarem o desconhecimento sobre quais propriedades estariam embargadas na região. Pois no site do Ibama existe uma ferramenta de consulta sobre a origem do gado, se está legalizado ou não. O programa permite a localização exata em cada municipio. Em toda a região existe um trabalho de orientação junto aos pecuaristas, quanto aos cuidados e exigências mínimas na comercialização e transporte de gado.

A operação "Carne Fria" vem sendo realizada no Pará há cerca de 3 anos. Ao menos 4.500 áreas já foram embargadas em municípios próximos da BR-163 e Marabá. O Ibama ressaltou que a ação não está ligada à operação Carne Fraca da Polícia Federal (PF) deflagrada na última sexta-feira (17), que desmontou um esquema de funcionários do Ministério da Agricultura que teriam recebido propina para liberar carne para venda sem passar pela devida fiscalização.

É importante também registrar que muitos dos frigoríficos e empresas que foram autuados e citados na Operação Carne Fraca também compravam animais oriundos dessas fazendas destruidoras do meio ambiente.

Eu ainda sou carnívoro; ainda não consegui mudar muito meus hábitos alimentares. Cresci no interior vendo minha mãe criar e matar galinhas, patos e perus; eu inclusive ajudava. Também acompanhei durante anos o "Seu Benvindo" matar criação (carneiro e bode); meu pai comprava o " arrasto" e minha mãe fazia a melhor buchada do mundo.

Quando vim para Fortaleza, comecei a ouvir que "carne da moita" ou seja, aquele que vem de abatedoudos nos bairros ou no quintal de casa era suja, tinha doenças e fazia mal para a saúde. Que mentira, é a carne mais saudável que existe.

Prefiro a carne da moita onde a gente pode até mesmo conhecer o bicho antes de ser sacrificado; prefiro as galinhas do meu quintal; prefiro o porco criado com todo carinho pelo "Seu Raimundo" do que as carnes dos " Big Mac" e dos " Burger King" bem como aqueles vendidas por " atores globais de respeito".


 

Nenhum comentário: