domingo, 28 de junho de 2015

Sobre o Professor Diretor de Turma - Algumas considerações

O Projeto Professor Diretor de Turma que existe nas escolas públicas estaduais tem pontos positivos. É claro que oportunizar um maior contato de estudantes com professores sempre será algo benéfico. Destinar carga horária para que professores possam ouvir mais seus estudantes e familiares, poder orientá-los no que for possível e preparar aulas voltadas as grandes temáticas do ser em sociedade é uma ação pedagógica de grande relevância.

No entanto:

O Projeto Professor Diretor de Turma tem seu lado negativo, muito negativo. Primeiro, o diretor de turma não é assistente social, não é psicólogo, não é terapeuta e não tem formação nem as condições objetivas para atender as demandas que surgem quando se vê mais de perto a vida dos estudantes.

O que fazer com estudantes violentados sexualmente dentro de suas casas?
O que fazer com o estudante com tendências suicidas? 
O que fazer com o estudante que passa fome?
O que fazer com o estudante que falta por não ter o dinheiro para a passagem?
O que fazer com o estudante viciado em drogas?
O que fazer com o estudante em conflito com a lei?
O que fazer com o estudante que trabalha para o tráfico?
O que fazer com o estudante que vem armado para a escola?


- Acolher, abraçar, respeitar é única coisa que posso fazer desculpe-me. 


No máximo, oriento as instituições que podem interferir com mais objetividade. Mas é frustrante, pois esses lugares não funcionam. 

O Projeto Professor Diretor de turma tira do Estado a responsabilidade de formar equipes multidisciplinares constituídas por profissionais especializados para dar a assistência e a rede de proteção necessárias para esses jovens e suas famílias. Muitas das vezes o diretor de turma fica sem saber e sem poder fazer nada. Acaba sofrendo junto e sozinho com estudante.

Contudo, é um projeto interessante. Eu fui Professor Diretor de Turma.

Na rotina da escola também ocorrem alguns equívocos. Tem gente que pensa que o diretor de turma é a salvação da lavoura e que tem que resolver todos os problemas da sala, como se cada profissional não tivesse sua cota de participação. Ocorrem coisas que para mim são absurdos pedagógicos. 

Infelizmente tem professores com os seguintes comportamentos:

- Acham que o diretor de turma tem ser um verdadeiro leão de chácara;
- Não consegue ministrar aula por causa do barulho na sala, chama o DT;
- Os alunos não trazem o livro para a escola, chama o TD;
- O estudante é calado, só pode ter problemas chama o DT;
- O estudante fala muito,só pode ter problemas chama o DT;
- Os alunos não voltam logo pra sala, chama o DT;
- Os alunos não entregam os trabalhos, chama o DT;
- A turma é cheia de "panelinhas", é problema, chama o DT;
- O estudante usa o celular em sala, chama o DT;
- As alunas se maqueiam em sala de aula, chama o DT;

E por aí vai...

Meu comentário:

O Professor Diretor de Turma pode até ajudar com essas "coisinhas", mas na minha modesta opinião o" profissional" que vive sempre reclamando dessas "coisas" e não as resolve em sala e passa a responsabilidade para o DT e vem sempre com esta mesma ladainha para cada conselho de classe, só pode significar uma "coisa": AINDA NÃO APRENDEU A GERIR UMA SALA DE AULA. E se o diretor de turma for cair na besteira de querer dar uma sugestão para esse "colega" tá lascado, ganha um(a) inimigo(a) pra o resto da vida. 

Eu fui diretor de turma, sei o que estou dizendo.

O que devo fazer quando o estudante chega e diz, professor, o(a) professor(a) X chamou-me de RETARDADO na sala, o(a) professor(a) Y, afirmou que os gays vão para o inferno, não podemos fazer uma pergunta que o(a) professor(a) Z se incomoda,  o(a) professor(a) X2 atende o celular em sala a qualquer hora e a qualquer momento, o(a) professor(a) Y2 assedia MORAL E SEXUALMENTE estudantes,

E por aí vai...  Contudo, é um projeto interessante.

Tenho certeza que fui ou sou um professor diretor de turma muito sem futuro, pois: 

Nunca expulsei um aluno da sala de aula. Nunca passei aquela lista de exercícios gigante onde apenas alguns gatos pingados fazem o resto da turma copia e todos ganham o desejado ponto. Nunca tirei ponto de alunos. Nunca enchi o quadro de texto, exercícios e tarefas me sentei fiquei esperando o tempo passar. Quase não uso Power Point. Canto e as vezes até danço na sala de aula. Não tô nem aí para as " panelinhas" deste que estejam sem tampa e eu possa entrar nelas também. O estudante pode ficar até de " bunda pra cima" desde que preste atenção está tudo bem. Faço círculos, levo os alunos para o jardim, faço dinâmicas de grupo, não dou pontos, sou muito informal nas expressões, meu diário é incompleto, falo muito, gosto de projetos colaborativos, trato bem cristãos e adoradores do diabo. Respeito e não me incomodo com a sexualidade de ninguém e nem faço comentários pejorativos. Sou totalmente passional, nunca fico em cima do muro e não falo mal dos meus colegas professores para os alunos.

É, sou realmente um professorzinho insignificante, incompetente, sem moral, desorganizado, fresco, fraco, enrolão e tudo mais de coisas legais que os senhores e senhoras gostarem de dizer.

Um cheiro.
Henrique Gomes de Lima.

   

Um comentário:

Anônimo disse...

ri bastante com seu texto, porém, ADOREI. Nunca li seu blog, por ventura, hoje tive a curiosidade de ler e achei muito interessante. Tenho certeza de que aprenderei bastante com seu blog. Com seus ideais você foi meu melhor diretor de turma! Obrigada!
Gizele Vieira