quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Milagres ainda acontecem.

Uma semana muito interessante esta (25 a 29/11/12 d.C.). Estou debatendo economia com meus alunos(as). Os temas são setores econômicos e, em especial o agropecuário. Acreditam que quase todos os estudantes estão dando atenção?!!!! 

Meus alunos são incríveis. Um professor fuleragem como eu não os merece.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:

Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
- "Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!"
- Aí, então, derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus.
Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas?
Então ore para que nós vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu...
"Ser seu amigo...
já é um pedaço dele..."

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Por que é necessário discutir Consciencia Negra


Gravei este vídeo para um trabalho escolar de um grupo de estudantes da Escola Adauto Bezerra. Procuro de forma bem simples e didática expor algumas reflexões sobre a necessidade de debater a temática, o conceito e a vivencia do Dia da Conciencia Negra. Aguardo seus comentários.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MENSALÃO.

Como sabem sou professor. E como professor tenho essa necessidade quase doentia de sempre querer ser didático. E é mais mais vez com esta característica que venho falar deste famoso "mensalão" que levou à prisão pessoas muito influentes da atual política brasileira.

Comecemos pelo óbvio ululante,a palavra mensalão.  A palavra "mensalão" é uma variante da palavra "mensalidade" usada para se referir a uma "mesada" paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo. A palavra mensalão é um neologismo.

Infelizmente no Brasil em virtude da construção da nossa história sempre baseada em favores, trapaças, negociatas, cochambranças e acomodação nossa política é permeada por todos esses vícios. E em nome de uma tal governabilidade são cometidos os mais diversos absurdos.

Após ganhar as eleições o grupo político embaçado pelo ex-presidente Lula queria montar uma estratégia para não permitir pelo menos por um longo tempo que a direita reacionária, excludente, perseguidora da Democracia e apoiadora da Ditadura Militar jamais voltasse a comandar o país. E para isso montaram em esquema de compra de parlamentares. Tal erro foi mais uma vez baseado na nossa frágil história onde as pessoas não tem sentimento de nação e de luta. Sabendo que para Lula governar com mais " tranquilidade" nada mais prático que comprar parlamentares. E como a maioria dos nossos políticos não possuem nenhuma ideologia orgânica e agem de acordo com seus próprios interesses, nada mais fácil que comprá-los. Nessa questão as prostitutas e os garotos de programa tem muito mais dignidade.

E assim José Dirceu e José Genuíno, homens que ajudaram a construir a Democracia no Brasil, se veem neste jogo vergonhoso. Melhor fora se tivessem usado as táticas de guerrilha. 

Erraram quando compraram os vendáveis deputados para apoiar o governo. Deviam ter sido mas confiantes no povo e jogar abertamente.

Mas, e bom lembrar que um certo demônio chamado Fernando Henrique Cardoso foi um dos iniciantes desta prática. No mensalão do PT, para votarem a favor dos projetos do Presidente Lula cada deputado vagabundo filho da puta custou em média R$ 30,00. Para aprovar a emenda da reeleição o grupo de FHC desviou e pagou aos deputados cerca de R$ 200,00.

Lamento ver Dirceu e Jesuíno presos e sendo humilhados como estão sendo. Uma história de luta não deveria acabar assim. Mas precisam pagar. Lamento por ser apenas eles e ver FHC ganhando pontos oportunistas por defender a legalização da maconha. Mas este é o país de merda que vivemos.

A propósito:

Por que Joaquim Barbosa quis ser tão espetaculoso? 

A propósito:

O esquema do mensalão está enraizado em todas as instâncias;
no planalto,
no congresso,
nas assembleias estaduais,
nas câmaras municipais,
na polícia,
nos sindicatos,
nas igrejas,
nas escolas,
nas ruas,
e, até mesmo na nossa casa.

Ou mudamos de atitude,
ou calamos a boca e enfiamos nosso rabo sujo entre as pernas.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Fortaleza, de Pseudo Bela a totalmente Feia.

O que está ruim pode piorar e muito podem acreditar. Mesmo metendo os pés pelas mãos os oito anos de governo do PT em Fortaleza não foram desastrosos. Mesmo com o nariz empinado a ex-prefeita Luizinne Lins procurou construir em seu governo um pouco de respeito aos fortalezenses. Podia-se dialogar com o governo. As obras e as intervenções na cidade não eram feitas sem diálogo e sem conversa. E a educação e saúde sempre carregadas de problemas eram tratadas com um pouco de dignidade.

Em apenas 10 meses governo, o prefeito marionete Roberto Cláudio com as orientações dos três demônios Satanás, Lúcifer e Belzebu implantaram em Fortaleza um clima de terror e perseguição.

Perguntem aos professores das escolas municipais o que está acontecendo. Ninguém pode falar, reclamar ou exigir coisa alguma sem ser ameaçado de demissão. E os postos de saúde e hospitais que seriam todos visitados pelo
prefeito, estão na verdade jogado as traças. 

E o que dizer das obras de infraestrura em andamento? Atendem a um único propósito: criar espaços de exclusão e agrtadar aos amigos empreiteiros financiadores de sua campanha.

Violência crescente, cidade descontente e prefeito ausente.

E viva Fortaleza Feia!!!.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Memória de tempos recentes. Processo eleitoral no Adauto Bezerra.

Sou totalmente passional. Me exponho. Jamais fico em cima do muro.
 

A escola Adauto Bezerra onde trabalho atualmente está fisicamente mais bonita e mais cuidada. Os projetos escolares que são verdadeiramente as coisas mais importantes na instituição não pararam, pelo contrário ganharam novo fôlego. O respeito às pessoas foi fortalecido e a visão de uma escola pública plural, adepta às causas sociais e que concorda com cotas sociais e enfrenta o poder do Estado quando necessário foi mantido graças a eleição da gestão encabeçada pelo professor Otacílio e pelo professor Humberto.
É uma gestão que não persegue, não humilha e continua sempre aberta ao diálogo com toda a comunidade escolar. Até os elementos que vomitaram no prato que comeram, desdenharam e duvidaram de tudo que havia sido feito não sofreram e não sofrerão nenhum ataque, represália, perseguição ou exposição pública das suas equivocadas posturas. E é assim mesmo que devem se comportar pessoas que praticam a dignidade.

A maioria quase absoluta dos professores e dos estudantes que votaram nas ideias acima e rejeitaram o retrocesso, o sectarismo, o dogmatismo, e o engessamento estão todos de parabéns.

 A música acima é uma composição de nossa autoria em apoio a candidatura.  

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O dedo e a língua.

Pense em dois órgãos, partes ou elementos do corpo (não sei qual a terminologia correta) extremamente cavernosos e do papouco: o dedo e a língua.

O dedo aponta,
O dedo arranha,
O dedo coça,
O dedo fere,
O dedo enfia.

A língua acusa,
A língua abusa,
A língua cospe,
A língua lambe.

Enfie o dedo e engula a língua filho(a) da puta.