sexta-feira, 2 de julho de 2010

PATRIOTISMO. VOCÊ SABE O QUE É ISSO BRASILEIRO?


É sempre assim. Basta chegar a copa do mundo e, de uma hora para outra o brasileiro se torna o mais patriota de todos os outros povos. E claro, como não poderia deixar de ser, neste ano de copa, a novela tem sua reprise. Chega a enjoar de tanto se ouvir a frase: "SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA!"

A palavra patriotismo, que deriva de pátria, significa o amor e respeito que se tem pela terra natal. Este patriotismo pode ser manifestado pela valorização da história, da memória e cultura do país, suas belezas naturais e seus símbolos nacionais como bandeira, brasões e hinos.


O sentimento ou ação patriótica é necessário para o desenvolvimento de virtudes. Trata-se de compartilhar valores com os compatriotas, em busca de uma situação melhor ou em defesa dos bens conseguidos. Em muitos países, houve um patriotismo muito desenvolvido é até exagerado em períodos de guerra, quando os indivíduos se esforçavam em defender seus direitos ou seus ideais. Mas, não preciamos de guerras para se chegar a compartilhar valores generalizados em um povo pluralista, como nós aqui no Brasil.

- A Copa do Mundo de Futebol acabou, pelos menos para nós do Brasil. E, muito mais rápida que nossa FEBRE DE PATRIOTISMO é a chegada da descença, da falta de valorização do "desdém".

- Ouví de um vendedor: essa camisa não vale nem 01 real!
- Ví na minha rua bandeiras sendo rasgadas.
- E muitas frases do tipo: ôh paisinho vagabundo!


Caros compatriotas, nosso país tem história, foi e é construído por homens e mulheres dignos. Temos muitos heróis que morreram por ideais de liberdade. Nosso país precisa de verdadeiros patriotas que lutem por dignidade, que não aceitem o desrespeito dos governantes e que não se calem diante do descaso.

- Gosto muito das roupas pretas. Uso quase diariamente. Inclusive hoje!
- Neste final de semana sairei de casa com as cores verde e amarelo. Tenho certeza, que se não for cuidadoso serei apedrejado por aqueles que até a pouco estavam cantando:
- EU SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO
, COM MUITO AMOR...


7 comentários:

Anônimo disse...

caro nobre,

ontem acabou o prazo para a candidatura para as eleições majoritárias e proporcionais...não vi o seu nome registrado em nenhuma chapa,partido, coligação. confesso que fique triste..votaria em vc para sindico, diretor, presidente, governador...procurei no psol, nda. procurei no pstu, nda, procurei no pt, pv, phs, psdb, tse, tre nada nada nada. tem nada naum ! daqui a 2 dois anos quero votar em vc para as eleições municipais... ou para a direção. como sou seu aluno ANONIMO mais aplicado, te admiro sempre, embora não concorde com vc na maioria das vezes, te exalto e louvo a sua iniciativa de respeitar os anonimos não tao intimos assim. Espero que voce tenha e tome juízo,,,esse negógio de henriquegrafia tah ateh pegando mal...um pouco mal...tome cuidado...o blogue eh publico...

Anônimo disse...

caro nobre e espetacular professor...
acho que me dei bem na sua prova...achei besta, fácil...enfim estou de férias daquilo que a escola chama de aulas. vou passar mole-mole.espero conseguir grana e ir para uma privada.

Henrique Gomes de Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Gomes de Lima disse...

Olá anônimo,

Você acredita em eleições? - Esse sistema está falido.

E, muito obrigado, mas, não aceito tais adjetivos (nobre, espetacular),já que as avaliações que elaboro, são por você chamadas de "besta". Acho que você está se deixando "violentar" numa escola tão medíocre. Trabalho nessa escola pública, logo, não mereço esses " falsos elogios".

Faça um favor para todos nós:
- Vá ser feliz em outro canto!

Anônimo disse...

Estimado...

Sou aluno, estudante de escola pública desde criancinha...sou produto e fruto da terra contraditória da esfera pública, gratuita, laica, de qualidade, da melhor ou da real escola pública, do sistema de tv, com monitor, do telensino, das sucessivas regras e recuperações, aprovações raras...poucos escapam,,,sou do interior,,,estou dentro de você, conheço o caminho da roça, sei usar ancinho, ciscador, enxada, sei tirar batata do chão, sei o que é fome, desemprego, falta de professor em sala, falta de grana para a merenda e para pagar onibus, sei o que é viver em dias de greve de motoristas...sei ir pra aula e nao ter aula,,,,sei o que eh periferia, suburbio, miseria, pobreza real, extrema, sei o que eh violencia e doença....visito cemiterios, recentemente, vi dois entes queridos serem sepultados e pessoas tristes na despedida....ser feliz? outro canto? a felicidade num ta aqui ou acolá...tah dentro da gente, no cotidiano, no dia-a-dia,,,no rame-rame,,,,paro por aqui de entrar no miolo,,,fui expulso,,,,compreendo,,,esse espaço nao me coube...nao me cabe...em outro canto? pq tamanha agressaooo...pq tamanho tratamento a um anonimosei o que eh a violencia das provas, testes, exames, avaliações, vestibularea, enen e tudo mais... parece que em sua avaliação fui reprovado e tive a prova rasgada, pisada, queimada e cinzas enterrrada...bem! voce consegiu calar para a eternidade um discipulo e admiradora...assim....naum vou mais entrar no miolo...jah me bastou...seja feliz em todo lugar....boas ferias...eu tenho muito a aprender com a sua posicao tao inflamada e lamentavel...farei o favor sim! de que toda escola publica seja plenamente publica, gratuita, laica, enraizada na reproduçao do ser humano verdadeiramente humano e feliz em todo canto...que o canto nao tenha dono ou donos,,,que nao seja para poucos como somente para voce....tu conseguistes calar um anonimo e matar a sua alma e espirito,,,obrigado pelos votos de felicidade, embora eu tenha entendido como termo ofensivo...calei-me,,,viva a democracia, a cidadania ou o que fizerao fizerammm dissi tudo,,,ateh....eu canto no mesmo canto mesmo que seja por encanto sou feliz com meu canto no canto que pode ser seu, mas eh e sera tb meu e seu ....SILENCIO...SO VC SE EXPRESSA AGORA...ADEUS...TCHAL...SILENCIO

Anônimo disse...

Metendo o dedo na hipófise!!!
Olá povo!!!

Estou sentindo um orgasmo do tipo cognitivo-educativo-cibernético.
Que massa! Construí um blog. Esta é minha primeira postagem. Minha satisfação pode soar ridícula para alguns. Não "tô" nem aí!!! Me emociono com coisas simples.
Pretendo usar este espaço da melhor forma possível.
Espero tratar de temas sérios e quando tiver afim, também farei minhas diarréias mentais.
Minha intenção e coçar a ferida, arrancar a casca, meter o dedo e esfregar.
Mas, a maior intenção mesmo é meter o dedo na sua hipófise. Você deixa!!!



Até.
Henrique Gomes de Lima.
lembra?

Henrique Gomes de Lima disse...

Olá anônimo(a)!!!

Se ainda queres ver minha resposta!

- É muito engraçado. Você provoca, ataca, atira para todos os lados e quando alguém revida, você fica cheteadinho(a).

- Pensei que tivesse mais maturidade.
- Bem,...foi bom Enquanto durou.

Até.
Tiau,
SEJA FELIZ.