quinta-feira, 22 de abril de 2010

ESCOLA PÚBLICA: ÚNICA EM GRANDEZA

As escolas públicas estaduais e municipais aqui em Fortaleza estão iniciando o ano letivo de 2010. Por causa do descaso que historicamente os governos tem tido com o ensino público, o calendário escolar fica sempre comprometido. Mas, graças aos profissionais da educação, estamos sempre dispostos para trabalhar com responsabilidade e acolher a quem vier.
Aprender a pensar. Aprender a descobrir. Aprender a apreciar. Aprender a conviver. São infinitas as lições e as emoções que vivemos no espaço da escola. E são com esses sonhos que a escola pública tem a satisfação iniciar mais um ano de estudos.
Organize sua mochila, sua bolsa, seu saco. A calça, a blusa, a camisa; será que precisa de casaco? Livros, cadernos, lápis, canetas, borrachas. Traga dúvidas e alegrias. Venham todos. De todo jeito. Baixos, médios e altos. Os pretos, os incolores e os multicores. Convictos, invictos, Decididos e indecisos Entendidos e desentendidos. Crentes e incrédulos. Panteístas e deístas. Só pedimos algumas coisas. Atenção, respeito e contestação. Zelo e compromisso.
Henrique Gomes de Lima

7 comentários:

E7 disse...

Meu blog professor.
http://blogdocontinuum.blogspot.com/

Unknown disse...

é intereçante......
Diego Lima

Anônimo disse...

acho que ESCOLA PÚBLICA! PRONTO! tá bom! "levada a sério" acho brincadeira. Se for pública, tá bom! Adauto Bezerra - Escola Pública! Basta! O Suficiente. Fala Sério!? ou Fala Sério! ou Fala!, Sério. Naum precisa. Escola Pública: Simplesmente. Parabéns ao 4 quatro mil professores aprovados. São mais de 300 trezentos sóh da geografia. Foram eliminados mais de 23 vinte e tres mil professores... mais de 2 mil de geografia. pena soh 4 quatro mil vagas... que o estado chame os demais aprovados... pronto! Escola Pública

Henrique Gomes de Lima disse...

Caro,anônimo.

A Escola Pública não está bem!
Esta desacreditada, desrespeitada, humilhada e na maioria das vezes é motivo de "chacota".

Já que os governos não levam a sério a educação pública, os profissionais da educação não podem eximir-se.

Levar a educação pública a sério em uma escola, significa planejamento didático, significa zelo pela aprendizagem da moçada, significa compreender a função social da escola, significa estar sempre buscando inovações ,por simples que pareça.
Eu aceito e concordo com o slogan da instituição que trabalho.

Anônimo disse...

"EDUCAÇÃO PÚBLICA, LAICA E ENRAIZADA NA (RE)PRODUÇÃO SOCIAL" - NADA DE SÉRIO, LEVADA A SÉRIO, DE QUALIDADE, ETC. ESCOLA PÚBLICA! EDUCAÇÃO PÚBLICA! ESCOLA PÚBLICA E GRATUITA PARA TODOS! ESCOLA PÚBLICA UNIVERSAL! Nada de qualidade, levada a sério, levada na brincadeira, levada na piada, chacota, anedota, séria, carrancuda, simpática... Escola Pública e ponto final. Se não fora assimm...Ocorre a diferença entre uma escola pública das demais...que passam, perpassam, repassam os mesmos dilemas, dificuldades, precariedades. O que faz a escola pública melhor não é o lema "levado a sério" existem um inúmeros de fatores que devem ser levantados...elevem toda a escola pública estadual...nada de levar a sério..taí o exemplo das escolas estaduais de educação profissional...pedagogia empresarial levada a sério...a escola é mais do que isso. Moçada! pelo fim do slogam, lema ´levada a sério' o lema, slogam..ESCOLA PÚBLICA PRONTO. ESCOLA PÚBLICA PRONTO. Fortalece toda a escola pública e não uma única instituição que quer ser melhor do que as demais...alunos de escola pública, não alunos de escola pública levados a sério!? Moçada! abaixo ao levado a sério...fala sério!? escola pública.. disso sim eu tenho orgulho..naum eh ufc levada a sério...uece levada a sério..uma instituição séria não precisa de adjetivos para ser fortalecida...a escola privada, particular, essa sim precisa de lemas, slogam, todas elas tem o seu... a pública é ESCOLA PÚBLICA. Escola Pública, repito. nada de separar e achar que é a melhor do estado do ceará ou do país,,,,todo ano a escola eh uma nova escola. desde que seja pública,,,ela será séria...lamento muita gente insistir das estrategias e mensagens subliminares ddas particulares e privadas para fortalecer.
Rafael Gouveia Neto.

Henrique Gomes de Lima disse...

Olá Rafael.
Saudações!!!

Meu caro, como professor fico muito feliz em conversar e discutir idéias. São as idéias que movem o mundo. E você merece ser LEVADO A SÉRIO.
Sinto( posso esta enganado)uma insatisfação, uma espécie de indinação e raiva com um contexto que está a anos luz da sua interpretação. Considero-me um professor reflexivo, defensor e seguidor do mestre Paulo Freire e jamais concordaria com uma instituição que transformasse educação em mercadoria. E há muitos colegas de trabalho que também compartilham dessas convicções. Portanto, meu caro, por favor, não nos enquadre na espressão " muita gente que usa mensagens subliminares". Não somos assim.
Nossa escola é pública, gratuita e vive buscando todos os dias com seriedade conquistar uma qualidade. Não é a qualidade total do 5S. É muito menos idéia de superioridade. Inclusive estamos em luta com o governo, para não nos tornarmos mais uma das profissionalizantes.
Se és ou se já foste nosso aluno, estamos felizes. Se estais na universidade, venha nos visitar. Serás muito bem-vindo

Bruno Castro - Professor de Geografia disse...

Hum... de fato este discurso de ADAUTO BEZERRA:ESCOLA PÚBLICA LEVADA À SÉRIO" é no mínimo meritocrático. Há duas visões colocadas em questão aqui: concordo com o brother que questionou o slogan, no sentido de se buscar uma unidade pela melhoria na qualidade do ensino público. Às vezes, os cartazes e banners da entrada do colégio, oferecem uma atmosfera de escola privada pautada na quantidade de alunos que ingressam no ensino superior. Mas é apenas uma impressão! Mesmo porque o trabalho no AB vai além do vestibular,sendo de fato "levado à sério" pela comunidade escolar. Agora, há uma outra visão de que este tipo de discurso e mensagem motiva os que estão ali, tanto no corpo docente como discente. É uma coisa meio "marketeira e capitalista" em prol daquela coletividade, entenderam? Creio que sim. Mas no mote desta discussão, vale ressaltar que com essa onda do governo estadual de reproduzir igual a praga a escola profissionalizante, desvalorizando o ensino médio regular. No caso do Adauto Bezerra acaba sendo um mecanismo utilizado para impedir que a mesma perca o fio da meada de um trabalho que prima pela qualidade, independente da mesma ser a melhor ou pior. Mas acredita-se bastante em tudo o que é feito, não para propagandear, mas sim para garantir à comunidade que usufrui da mesma um serviço e eum ensino que prepara realmente os alunos para a vida.

Abraços cordiais!

Professor Bruno Castro