sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A Ordem Nacional do Mérito Científico - Brasil, 2021.

Professor RECUSA Ordem do Mérito Científico dada por bolsonaro.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
O epidemiologista Cesar Victora, Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, anunciou que recusou a medalha de Ordem do Mérito Científico dada pelo governo de jair bolsonaro.
O professor, que indica ter posições contrárias ao governo em relação ao combate da pandemia de covid-19, aprofundou ainda mais suas críticas. “Mais ainda, enquanto cientista não consigo compactuar com a forma pela qual o negacionismo em geral, as perseguições a colegas cientistas e em especial os recentes cortes nos orçamentos federais para a ciência têm sido utilizados como ferramentas para retroceder os importantes progressos alcançados pela comunidade cientifica brasileira nas últimas décadas”, escreveu.
Taí. É assim que se porta um homem digno, ético e com moral acadêmica e científica. Não se permite ter sua honra manchada por um ser tão medíocre e insignificante quanto o atual pseudo presidente.
Enquanto isso, o negacionista e incentivador do uso da cloroquina no tratamento da covid-19, jair REVOGOU a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico que havia concedido ao infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que demonstrou, de maneira pioneira, a ineficácia da droga contra o coronavírus. No mesmo ato, bolsonaro retirou da lista de homenageados a sanitarista Adele Schwartz Benzaken, exonerada da direção do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde por causa da publicação de uma cartilha para homens trans.
É como venho afirmando nos últimos dois anos: apenas pessoas ingênuas, ignorantes ou de puro mal caratismo ainda defendem um desgoverno imundo desses.
O bolsonarismo e o bolsonaro são um câncer social.



Nenhum comentário: