domingo, 15 de agosto de 2021

Poema Pedagógico*


O trajeto, o rumo, a direção dos processos educativos é constituído por diversos e diferentes caminhos. Ao fazer educação de forma planejada e consciente percebe-se que este caminho heterogêneo é também dialético; é largo em virtude das possibilidades e ao mesmo tempo estreito por causa dos problemas e dificuldades.
Tal caminho se apresenta ainda sinuoso, diverso e sempre e necessariamente coletivo. Fazer Educação e trilhar estes caminhos exige técnica, inteligência, sabedoria e sensibilidade para aceitar, acolher e cuidar. A Educação é uma necessidade humana construída com audácia, coragem e autenticidade, o que a torna, um ato político.
Para que o processo educativo aconteça de forma orgânica faz-se necessário um terreno propício, um solo fértil capaz de provocar, estimular e desenvolver as diferentes inteligências presentes nos seres humanos de todos os tempos e de todas as idades; este chão é a Escola.
Enquanto Casa de Educação a escola tem que obrigatoriamente ser uma instituição sedimentada em alguns princípios que considero basilares: o holismo, a laicidade, a diversidade, o respeito ao conhecimento científico historicamente acumulado e ao livre pensamento, desde que este não viole a dignidade humana e os fundamentos éticos da vida em sociedade.
A fala aqui ora descrita, os pensamentos ora expressados e a visão de educação ora exposta dedico às Escolas, às Casas de Educação do Mundo.
A energia deve sempre continuar fluindo e, como o tempo não para e a história precisa continuar sendo contada e escrita é interessante que os professores(a) possam sair pelo mundo para viver outras experiências em outras casas. Construir novos amizades e vínculos. Cometer novos erros, aumentar os acertos, reinventar a roda, cantar outras cantorias, não saber e ate não querer saber o que os(as) espera; simplesmente ir. A área de conforto é confortante eu sei, mas pode nos atrofiar.

A construção de uma escola pública de qualidade sempre é e sempre será o resultado do trabalho coletivo, dialógico e audacioso; e que sem uma gestão pedagógica progressista, não se firma. Tais características devem obrigatoriamente fazer parte das atitudes e dos saberes daqueles que se propõem a conduzir a gestão de qualquer Casa de educação.

Sempre sou grato do fundo da razão e da emoção e, desculpem-me por algum incomodo ou desconforto causado durante minha permanência pelas instituições de ensino que pela quais tenho passado nestes últimos 23 anos de sala de aula;mas, não retiro nada; faria de novo!

Continuarei minha Doutrinação Acadêmica por aí...Acreditando sempre que a Educação tem que Emocionar, Transformar e Revolucionar.

* Poema Pedagógico – Uma homenagem ao verdadeiro “ Poema Pedagógico”
- Obra para mim clássica, maravilhosa, linda, emocionante, revolucionária de:
Anton Semyonovich Makarenko, um professor ucraniano que viveu no século
XIX e que se especializou no trabalho com menores abandonados,
especialmente os que viviam nas ruas e estavam associados ao crime.

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