Sobre Educação, educadores e ideologia Gramsci afirma:
...Do
ponto de vista dos oprimidos, o embate ideológico contra a hegemonia
burguesa se dá em todos os espaços em que esta se reproduz, como por
exemplo, a escola. Temos então, uma luta de posição na escola, colocando
a política, luta pelo poder, como o centro da ação pedagógica.
A
educação, portanto, é um espaço social de disputa da hegemonia; é uma
prática social construída a partir das relações sociais que vão sendo
estabelecidas; é uma “contra-ideologia”.
Nesta perspectiva, é importante situar a posição do educador na
sociedade, contribuindo para manter a opressão ou se colocando em
contraposição à ela. Se o educador é um trabalhador em educação, parece
coerente que este seja aliado das lutas dos trabalhadores enquanto
classe, visto que as suas conquistas sociais, aparentemente mais
imediatas, também dependem de vitórias maiores no campo social. Nessa
perspectiva, é coerente que a posição do educador seja em favor dos
oprimidos, não por uma questão de caridade, mas de identidade de classe,
já que a luta maior é a mesma. Qual é a função do educador como
intelectual comprometido com a transformação social?...
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