segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Formação Cidadã. - O que é isso?

Com o surgimento do Projeto Professor Diretor de Turma veio junto a disciplina de Formação Cidadã. Para alguns faz sentido, é relevante e para outros pode não significar muita coisa ou até mesmo irrelevante; um saco sem fundo.
Queira você ou não, o negócio é muito sério.
O conceito de cidadania se renova constantemente diante das transformações sociais e do contexto histórico vivenciado e principalmente diante das diferentes ideologias. Cidadania não é uma ideia estática, mas dinâmica.
Por que temos de estudar esse negócio?
Muito simples a resposta:
Quem quiser ser um "ser" de verdade; quem quer ser dono do seu nariz ou ainda dos seus glúteos e quem também não quiser ser massa de manobra ou um rebanho de muares tem que se dedicar a compreender e se empoderar deste termo e de seus desdobramentos.
“O conceito contemporâneo de cidadania se estendeu em direção a uma perspectiva na qual cidadão não é apenas aquele que vota, mas aquela pessoa que tem meios para exercer o voto de forma consciente e participativa. Portanto, cidadania é a condição de acesso aos direitos sociais (educação, saúde, segurança, previdência) e econômicos (salário justo, emprego) que permite que o cidadão possa desenvolver todas as suas potencialidades, incluindo a de participar de forma ativa, organizada e consciente, da construção da vida coletiva no Estado democrático”.

E ai cara pálida, dá pra compreender ou é necessário soletrar??
Fonte: BONAVIDES, Paulo; MIRANDA, Jorge; AGRA, Walber de Moura. Comentários à Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2009. p. 7. Texto de José Luis Quadros de Magalhães. 

Nenhum comentário: