terça-feira, 13 de outubro de 2015

Para que servem os olhos?

Friedrich Nietzsche nos afirma que quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar. Seriam então os olhos INVEJOSOS? Antoine de Saint-Exupéry continua dizendo que só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos. ENTÃO, NÃO PRECISAMOS DOS OLHOS PARA VER? Já René Descartes nos diz que viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir. SERIA ENTÃO FILOSOFIA, OS OLHOS? 

Kurt Cobain, um gênio da poesia e da música que a cocaína matou nos emblema com esta: se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Raimundo Fagner canta quando penso em você, fecho os olhos de saudade, e Bob Marley segue dizendo a saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

O olho é tão simples. Basicamente se restringe a uma lente positiva (convergente) de alto poder refrativo e é formado pela córnea, com +44,00 diop. e o cristalino com +14,00 diop. num total de +58,00 diop. Seu comprimento, no sentido ântero posterior, é de 24 mm. 

Eu não sei para que servem os olhos. Dizem que é para ver, mas meus estudantes CEGOS veem muito bem. Dizem que são as janelas da alma? E quem não a tem? 

Prefiro mais uma vez Bob Marley que em poesia fala: Escrevo aqui no presente para que no futuro seus olhos possam lembrar de mim, quando sua mente me esquecer.

Já William Shakespeare que é tão difícil de entender quanto Milton Santos conclui dizendo que há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas!

 Não sei vocês.
Eu choro. 
 

Nenhum comentário: