quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Partidos partidos, partidos inteiros ou patifaria?

Dizem por aí que política, futebol e religião são assuntos que não adiantam discutir, pois sempre termina em briga e ninguém chega a lugar nenhum. Com relação ao futebol e religião até concordo parcialmente, porém com a relação à política o negócio é muito diferente. Quem não se interessa por política acaba sendo governado e adestrado por aqueles que se interessam.


É Aristóteles, filósofo grego quem desenvolve com maior profundidade e propriedade o conceito de política. Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Portanto, sendo a política desde forma ela torna-se algo vital para os grupos humanos. E, se o exercício da política for baseado em Ideologias? Isso é bom ou ruim? Os partidos políticos possuem uma ideologia? Existem partidos ideológicos ou todos se “vendem e se prostituem” e fazem pacto até com o diabo para tomarem o poder.

No dicionário, a palavra ideologia se apresenta como a ciência que trata da formação de idéias. Já o termo partido, equivale à associação de pessoas que seguem a mesma doutrina política. Mas, a expressão "ideologia partidária", pelo que se observa na prática, torna-se distante do pensamento utópico de um grupo político movido pelo mesmo ideal. Os primeiros partidos brasileiros surgiram no segundo reinado (1840-1889), divididos em conservadores e liberais. De lá para cá, grupos com objetivo de ocupar espaços no Poder foram ampliados, extintos, fundidos e modificados, com número total registrado atualmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 27 siglas. A questão principal versa sobre as coligações e as dobradinhas. As alianças em prol da famosa “governabilidade” e da conquista eleitoral, chegam a descambar em combinações de linhas de pensamento totalmente antagônicas. Fica a dúvida: o que vale mais? O Poder ou a proposta?

Na boa meu povo; acabou este negócio de Direita e Esquerda. Não existem mais partidos ideológicos. É tudo farinha pobre do mesmo saco.

E então? Há solução?

3 comentários:

Anônimo disse...

O futebol faz parte de nossa cultura,a religião e a política também.Buscamos numa discursão ter razão e essa razão aceita por voce não é a mesma do outro.A briga por opiniões e razões leva a crer que não existe verdade absoluta, isto, ocasiona brigas sem algum sentido certo.Discutir a definição certa da política e religião é muito difícil,pois há várias políticas e religiões.O futebol é um lazer,pois a cultura atende os desejos do ser humano,além de outras.A política vive de momentos ,existiu o momento na história de socialista para o povo e capitalistas privilegiados.Agora quem domina o sitema economico controla a política.No Brasil centraliza uma ideia de políticos ladrões,mas o mundo deve ser assim ,o objetivo maior é o capital ,e com isso se conhece um poder para dominar.Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara,somente há uma solucão revolucão,dizer viva a democracia é o mesmo que viva a mentira ,a verdade forma o amor,o amor forma o respeito ,o respeito transforma em comunhão, a comunhão em líderes justos e com verdade moral.O que falta para acontecer isso? ramon.

Anônimo disse...

Paramos pra pensar em votar, temos nossos princípios, e votamos, políticos devem ler algum livro pra poder persuadir as pessoas, Outros porém querem fazer e mostrar a diferença, porém não reconhecemos, e nem eles sabem como buscar tal reconhecimento... Religião, não sei, ninguém entenderia a minha... "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação."
1 Coríntios 1:18-21. Anderson

Anônimo disse...

Futebol !?
Certo dia, estava eu pensando sobre a vida... e...
Refleti o seguinte: Vou ao estádio, pago o meu ingresso, grito, canto, vejo o jogo, passo 2 hs do meu tempo assistindo um jogo de futebol, discuto com meus amigos pelo meu time, já briguei por causa de time, e então porw... Os jogadores, e muito menos a diretoria, não estão nem aí pra mim, se eu briguei por causa do time, eles não vão me ajudar em nada, não irão fazer nada por mim. Assistir um Jogo, é muito bom... A questão é, o que é Torcer !? Anderson