domingo, 22 de janeiro de 2012

PAIXÃO ADOLESCENTE

No interior, onde comecei ministrar aulas aos 15 anos, um de meus alunos, praticamente da minha idade fugiu com uma mulher de mais de 30 anos. "Apaixonou-se". Detalhe: ela era uma bela prostituta e o abandonou na cidade seguinte para ficar com outro.
O ano era 2002, aqui em Fortaleza. Uma de minhas alunas toma "chumbinho"(veneno para ratos), na escola. Tivemos que socorre-la às pressas. Motivo: "desilusão no amor".
2005, um casal de alunos do 2º ano, mortos de " apaixonados" resolvem morar juntos. Não tem casa nem emprego. Ela engravida, ele a abandona, ela toma um remédio abortífero e quase morre.

Estes são alguns casos, de " amor adolescente" que presenciei neste meus 12 anos de magistério. São muito mais. Chega ao meu conhecimento pelos 05 a cada ano.

O último está acontecendo agora, em uma das instituições na qual trabalho. Uma jovem estudante do 1º ano do ensino médio, com 16 anos, sumiu das aulas nos últimos dois meses. Descobri que a mesma sai de casa todos os dias fardada, mas não entra na escola. Detalhe 1: - o namorado vem pegá-la na esquina e vão para outro lugar. Detalhe 2 - ele é bem mais adulto que  ela; Detalhe 3 - Ele nem estuda nem trabalha; Detalhe 4 - Ela vai perder o ano de estudos; Detalhe 5 - A turma da escola da qual ela faz parte já sabia. A escola não sabia; a família não sabia. Detalhe 5 - suas colegas me contaram que a mesma afirma que sua mãe vai compreender, pois fazia a mesma coisa na sua idade. 

Alguns considerações e reflexões

Com idade que tenho considero-me até um indivíduo moderno e desencanado. Sou aberto e sensível aos novos relacionamentos e procuro compreender o outro como realmente são: humanos e falhos. Mas, para algumas outras coisas sou careta como dizem. E gosto de ser assim. Por exemplo; não aceito e não concordo com vivencias sexuais precoces. Não aceito pré-adolescentes e adolescentes transando abertamente como se fosse a coisa mais normal do mundo. A permissividade e o exagero está atingindo níveis alarmantes que na minha concepção comprometem a vida em sociedade. Não estou falando de "moral e bons costumes" nem de puritanismo. Falo de formação, respeito a algumas regras que são necessárias.
Temos "criança parindo criança". Pais e mães que não possuem nenhuma estrutura psicológica ou material para para cuidar de outra vida, outro ser.
Como as famílias não dialogam os adolescentes estão sendo formados nas regras da rua e modismos da mídia de massa.
Os casos que relatei acima possuem o mesmo pano de fundo: os protagonistas estavam "apaixonados". É perceptível, é necessário e urgente que precisamos conversar com os jovens sobre esses sentimentos, esses fatos e casos. Para que os mesmos não se deixem levar ou se engar com falsas ilusões.

12 comentários:

Anônimo disse...

http://www.shoppingviasul.com.br/index.php/espetaculos/746-como-passar-em-concurso-publico

Como Passar em Concurso Público
Sinopse, trailler, classificação e detalhes dos horários Veja outras opções de lazerTeatroclique


Compre seu Ingresso
Mais Informações


Sinopse
Os atores do G7 vão ensinar o público do Teatro do Via Sul Shopping a “Como Passar em Concurso Público” nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. Pela primeira vez em Fortaleza e há 4 anos viajando pelo País, a comédia estreou em Brasília em 2007, tornando-se um sucesso: foram sete meses em cartaz, com casa cheia nos fins de semana e sessões extras. Na capital cearense acontece, também, o lançamento do DVD do espetáculo.

A peça conta a história de José Brasil, um “concurseiro” em busca da aprovação. Desde seu nascimento, Zé Brasil é incitado a se tornar um técnico judiciário. O espetáculo transita por todas as etapas que ele enfrenta nessa hercúlea tarefa: a pressão familiar, os momentos de dúvida, a devoção religiosa, todos os obstáculos ultrapassados até alcançar a sua vaga.



Gênero
Censura
Duração

Comédia 12 anos 1h30

Horário
Dia 27
21h00
Dia 28
21h00
Dia 29
20h00

Anônimo disse...

Como Passar em Concurso Público

Os atores do G7 vão ensinar o público do Teatro do Via Sul Shopping a “Como Passar em Concurso Público” nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. Pela primeira vez em Fortaleza e há 4 anos viajando pelo País, a comédia estreou em Brasília em 2007, tornando-se um sucesso: foram sete meses em cartaz, com casa cheia nos fins de semana e sessões extras. Na capital cearense acontece, também, o lançamento do DVD do espetáculo.

A peça conta a história de José Brasil, um “concurseiro” em busca da aprovação. Desde seu nascimento, Zé Brasil é incitado a se tornar um técnico judiciário. O espetáculo transita por todas as etapas que ele enfrenta nessa hercúlea tarefa: a pressão familiar, os momentos de dúvida, a devoção religiosa, todos os obstáculos ultrapassados até alcançar a sua vaga.

Zé Brasil precisa ser bastante aplicado para encontrar formas de passar na prova, seja estudando, fraudando ou simplesmente pedindo ajuda a Deus. Mas será que era esse o seu verdadeiro desejo?

O espetáculo pretende revelar o segredo tão almejado por grande parte da população brasileira, que sonha passar em um concurso público.

CRIAÇÃO – Para conhecer a fundo o processo que um aspirante ao cargo público tem que percorrer, o G7 entrou de cabeça no tema. Os atores visitaram cursinhos e assistiram às aulas, leram livros sobre o assunto, entrevistaram os “concorrentes” e até mesmo prestaram provas.

“Aprendemos que o concurso é como uma religião. Os professores, assim como os pastores, ensinam o caminho e motivam o sujeito para sua chegada ao reino dos céus. Apesar de tudo isso, existe a grande dificuldade, o calvário, a grande provação para a força de vontade”, conta o ator Frederico Braga.

Entre os números e curiosidades, o espetáculo já fez mais de mil apresentações, com 500 mil espectadores em todo País – além de 1 milhão de acessos no YouTube; 3 mil garrafas de Sidra abertas em cena e 4 mil pessoas levadas ao palco.


SERVIÇO:

“Como Passar em Concurso Público”
Dias: 27 e 28/01/2012 (21h) e 29/12 (20h)
Local: Teatro do Via Sul Shopping – Av. Washington Soares, 4335, Sapiranga – 3º piso.
Ingressos:À venda na bilheteria do Teatro e através do www.ingresso.com
Indicação: 12 anos
Duração: 1h30
Gênero: Comédia
Mais informações: 3052-8027

Anônimo disse...

E você!?????? que éh apaixonado por escola, educação, sala de aula?? Enh? AFFf? nunca fugiu não!???

Adson disse...

Isso é verdade adolescente é bixo bestar.Henrique o senhor começou a ministrar aulas com 15 anos ou eu li errado?

Anônimo disse...

Eu gosto de ouvir as experiências de vida do professor Henrique. Sempre são construtivas...no meu primeiro ano na Escola Adauto Bezerra (2010) o senhor nos contou sobre sua formatura e o discurso que o senhor fez na frente do prefeito. Se poder postar essa história aqui eu fico agradecido. Acho ela fantástica.

Lucas - 2º A

Anônimo disse...

Se quiser mudar tal situação torne-se psicólogo e trabalhe com esses jovens, e como escreveu não seja ''falho'' ao ponto de bisbilhotar a vida dos outros, pois isso também é um erro, em alguns momentos algumas pessoas precisam apanhar bastante pra aprender algo na vida, agora decida-se ou fica sendo como se diz ''professor de geografia'', ou se torna um psicólogo e bisbilhoteiro da vida dos outros, pare de querer ser um ''showman''.

Henrique Gomes de Lima disse...

Olá caro anônimo(a).
Muito obrigado por acessar este espaço e podermos refletir sobre algumas questões.
Algumas considerações para o senhor(a):

1. A mudança de uma situação não depende de uma pessoa ou indivíduo. Não importa a função ou a condição social ou econômica.
Portanto, estás engana ao pensar que um psicólogo pode ser este agente transformador.
2. A tua ignorância é tamanha que confunde atentão, zelo, respeito e educação com "bisbilhotar".
3. Só reafirmando: Sou professor de Geografia!
4. Eu não quero ser um " showman". Eu sou um showman!

E, a propósito, identificá-te criatura.

Anônimo disse...

Bom vejo que você ama ser vangloriado por todos, veja bem quando a família, amigos, ''professores'' e etc. não resolve a situação,é necessário sim de tal personalidade e tenha certeza um psicólogo pode mudar sim uma pessoa, trabalham para resolver os conflitos mentais mas se por hipocresia algum queira destruir tua mente ele consegue, ignorância minha, não se engane caro idiota, essas pessoas necessitam repito da ajuda de um profissional como um psicólogo ou de Deus,o que as vezes elas encontram com suas próprias ações e na visão deles você está bisbilhotando e não ajudando entenda isso por favor,sei que a idade as vezes dificulta um pouco o desenvolvimento de ideias mas vai eu sei que você consegue caro idiota e não me venha dizer que é velho e com orgulho pois percebo isso não sou cego nem burro, quanto a você reafirmar sua ''profissão''(queéindefinidapoisvocêseintitulacomo''showman''rsrsrs)só uma citação em momento algum te perguntei se você é isso ou não, se pensou que as aspas serviram pra isso não me entendeu novamente pois foi apenas ironia,ah mas me esqueci que você possui dificuldades de desenvolvimento de ideias,e repito não sou cego nem burro já vi isto em seu perfil caro idiota,agora eu vejo o tamanho da sua ignorância o único Homem que pode ter sido um showman em sua vida foi Jesus mas ele não quis esta interpretação ridícula que os outros inventaram,sim e acho que não entendeu novamente o fato de que se eu coloquei como anônimo é porque eu quis e continuarei aser anônimo e não me venha com besteira dizendo:''é por isto que és tão ignorante, insiste em não se mostrar, tenha coragem e mostre quem és.''(nãoconfirmoqueessasserãosuasplavrasissoéapenasumavisocaroidota).

Henrique Gomes de Lima disse...

Ah! Consegui de novo!!! - Como sempre!
Desperto nas pessoas seus instintos mais íntimos!

E os seus heim???

A propósito, limpe a boca, a mente e seu espírito para citar o nome de Jesus.

Obrigado filho!

Sei quem tu és. Sempre soube! Ninguém me engana.
Principalmente criaturas como você.

Anônimo disse...

Não me faças rir caro idiota, você consegue o quê?,quando?,pare de querer por ideias idiotas assim,já ia me esquecendo que você é um mas tudo bem, parece que sua idiotice já me afeta só de ver isso sinto um grau alto de idiotice tua, e por quê escreveu que eu limpasse boca,mente e espírito pra escrever o nome de Jesus? eu apenas confirmei um título xulo que humanos idiotas como você fizeram para vangloriar, um Homem não se vangloria nunca de seu trabalho pois ali é sua obrigação e não um show de babaquices, e de nada quem sabe um dia pensará mais nessas ideias que escrevi,e prazer por conhecer enfim você Mãe Diná.

Henrique Gomes de Lima disse...

Consegui de novo!

Muito, muito e muitíssimo obrigado por palavras tão "dignas"

Henrique Gomes de Lima.
Simplesmente.

Anônimo disse...

0 ser humano é dotado da razão sua capacidade racionalista o ajuda numa veiculação rumo a perfeição.Mas esse ser deixa se levar pela sua liberdade experimental que o sistema político e constitucional chama de democracia.O mundo prega ,o obscurantismo,mas os homens justos são os que crescem até o dia pleno.A paixão é o desequilibrio da mente,totalmente voltada para adorar aquela imagem.O adolescente precisa de luz ou uma educação libertária que não viva num mesmo sistema de vida infeliz ou felicidade clandestina ou ilegal.A palavra define a vida ou a morte devemos saber manusear o pensagem e linguagem. Rammon.