A expressão República vem do latim res publica – que significa - "coisa pública". É uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A forma de eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.
A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado.
Nicolau Maquiavel foi, e ainda é o grande pensador que estruturou as bases da Ciência Política e claro o republicanismo.
Sendo simples sem ser simplório, digo que República mesmo com todos os vícios e defeitos (que na verdade são dos seres humanos) ainda é a melhor forma de gerir um Território, um Estado. A República permite que o povo possa ter participação direta nas decisões governamentais.
É uma pena que a maioria de nós brasileiros não conheça a história da nossa República. Não sabe, por exemplo, que sua instalação infelizmente não se deu por força popular e sim por desavenças entre os militares e o imperador D. Pedro II.
A República da Espada, a República Velha só ajudaram a consolidar o nepotismo, a corrupção e o distanciamento entre o Estado e o povo. Isso pra não falar na Ditadura Militar Brasileira que prostituiu maleficamente o significado de República.
Mas, a culpa não é da República, é nossa, que não a conhecemos e por tabela, não a defendemos.
Somos uma República no Brasil, sabia? – E mesmo que tenha surgido de forma “enviesada”, merece respeito, zelo e defesa constante.
Ah!
- A propósito, hoje é 15 de novembro, feriado nacional. Dia da Proclamação da República no Brasil.
3 comentários:
e daí!?
Tire as calças e mije aí!
henrique olha isso, achei enteressante e imagino que você também ache. Eu sou o Eduardo França Alcântara do 1° ano D manhã
http://charges.uol.com.br/2010/12/09/estudante-recomecar/
Postar um comentário