sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Metaverso.

Bem vindos ao metaverso...Isso é bom ou ruim? O que real? O que é virtual? Até que ponto esses dois mundos interligados podem influenciar nas relações humanas e na eterna construção das sociedades?

O que é metaverso? Quais os planos de Mark Zuckerberg? Em evento no qual anunciou mudança de nome do Facebook, o fundador da empresa aposta na plataforma como ambiente híbrido entre real e virtual. Este conceito vindo da ficção científica já é explorado na indústria tecnológica.

A palavra - meta - vem do grego e significa algo como - além. Na ideia que agora emerge, o metaverso é a realidade virtual e segundo especialistas da área, ele é na verdade muito mais do que isso. Muitos apostam que ele é o próprio futuro da internet. Pergunto: o futuro da internet, também é o futuro humano?

Agora, tentem "sentir" como será.  Em vez de precisar estar em frente a um computador ou celular para se conectar, as pessoas em um metaverso podem usar uma espécie de fone de ouvido para mergulharem em todo tipo de ambiente virtual — desde shows, confraternizações com amigos e parentes e reuniões de trabalho.

Nesse mundo digital, cada usuário teria um avatar pra chamar de seu, um bonequinho que seria uma representação de si mesmo.

Pois bem. A humanidade esta mergulhando cada vez mais no dinamismo estático das infovias. A realidade virtual proporcionando emoções que parecem tão reais ao passo que são tão efêmeras. Nunca estivemos tão conectados e ao mesmo tempo parece que nunca estivemos tão sós.

Amizade, tem que ser real. Amor, tem que ser real. Até o conflito tem que ser real. A fome é real e a desigualdade entre os seres humanos também é bem real. As soluções PRECISAM TAMBÉM, ser reais.

Que venha o metaverso. Que venha o multiverso. E que nos aproxime, de verdade; e que não nos deixemos envolver por um mundo que parece dinâmico, mas que pode ser muito frio e que pode nos desumanizar, cada vez mais.



Nenhum comentário: