segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FALTAM POUCOS DIAS PARA O SAQUE DA FIFA NO BRASIL.

O futebol transforma homens e mulhes prudentes às vezes em seres bestiais. Isso acontece quando o futebol é levado a sério demais. Quando as pessoas se esquecem que o futebol é só um jogo, uma brincadeira. Não é a vida. O futebol assim como as demais atividades humanas traz inerente uma ideologia. Qualquer comportamento social a contém, de forma tênue ou intensa,  conforme a situação. A ideologia inerente ao fenômeno que mobiliza multidões é a o próprio capitalismo. As regras do jogo no campo de futebol são as do mercado: excludente, violenta, especuladora, racista, preconceituosa. 

No campo de futebol triunfa, tal como no mercado, o protagonista mais forte, sendo mais forte o que dispõe de maiores recursos financeiros para comprar no mercado os jogadores mais midiáticos. A competição alimenta o espetáculo de fetiches. Derrotar o adversário concorrente, esmagá-lo e ganhar o jogo (nem que seja preciso investir gigantescas fortunas na equipe), torna-se o objetivo supremo no qual tudo pode ser sacrificado. O preço real de cada gol a cada vitória atinge níveis tão loucos que deixa os clubes arruinados. Todavia, a competição do jogo não serve para apurar o melhor jogador ou a melhor equipe. Depois de transformar o jogo - atividade lúdica, prazeirosa - em espetáculo consumível, o jogo limita-se a conceder a vitória.

Estimulando entre iguais a competição pela competição, o jogo justifica a ambição pessoal e estabelece a desigualdade e a injustiça (quem ganha, quem perde), lembrando que o capitalismo não é de essência democrática. Como no jogo do Monopólio, também no futebol se infiltra uma ideologia subliminar que facilita a interiorização da respectiva ética. Assim se compreende o motivo por que o sistema capitalista e o futebol dançam tão bem o tango, a falsa, o pagode, o samba e o forró avançando abraçados pelo mundo que fazem seu.

Um comentário:

Anônimo disse...

O futebol entra na sociedade brasileira como um modo de diversão e cultura.Instrumento utilizado para conversas cotidianas e atualmente preenche o vazio das pessoas por uma paixão pelo time e pela devida seleção do seu país.E o modo de exploração do capital investido em grandes eventos esportivos é muito valorizado,principalmente aqui no Brasil.A organização do futebol esta inserido no mercado de produtos ,mercadorias ,serviços,etc,sobre o qual tudo virou um grande consumo voltando-se o lucro para a Fifa. ramon