domingo, 21 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIAS COLORIDAS


O dia 20 de novembro, é, depois de muita luta e mobilização social, um dia destinado à homenagens e reflexões sobre o importância da etnia negra para a construção do Brasil. É também um momento para denunciar os crimes abomináveis  sofridos por negros e negras no nosso país. Crimes esses, cometidos sobre a proteção da ignorancia e do preconceito que acomete alguns seres bestiais. O dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi- o homem, o lutador, o indignado, o sonhador, o herói - é chamado de " Dia da Consciência Negra" - o dia para resgatar a dignidade de um povo. Mas, a expressão consciência negra, não pode ser sectária. É bom ter cuidado, pois caso contrário, interpretações vazias de conteúdo pedem criar a " consciência amarela", ou  "consciência branca".
Na verdade, o termo Consciência Negra hoje, tem uma conotação muito mais abrangente. É ter senso de humanidade, de zelo, respeito e admiração com todas as incríveis e belas diferenças que existem entre os seres humanos. É uma ação reflexiva e concreta para combater atitudes vergonhosas e indígnas que insistem em emergir, como as várias facetas do preconceito e do xenofobismo .        
- Leia um dos pequenos textos que fiz para a ocasião - 
Quem sou eu?

Sou osso, sou carne, sou veias, sou senso, sou  essência.
Meu cheiro?
É cheiro de gente!
Gente que ama, gente que canta,
Gente que sofre, gente que ri, gente que chora.
Meu orgulho?
Não tenho!
Orgulho, afasta, bestializa.
Sabe o que tenho?
-Satisfação! Alegria! Atitude!
-Satisfação com o meu corpo,
- Alegria por ser o que sou,
- Atitude por ser assim, desse jeito assim.
Lindo com meu cabelo lindo,
Perfeito com minha multicor,
Magnífico com o meu pensar!
Quem tu pensas que és?
Achas que és superior?
Superior em que, cara pálida?
Cuidado, 
pois, o saco de fezes que possuis na barriga
pode subir pra sua cabeça.
Henrique Gomes de Lima.

3 comentários:

Unknown disse...

muito massa prof:~henrique gostei muito pra os indiotas ver que nos somo todos igauais niguem melhor que os outros pq cada vaisseu destino o unico ser superior e DEUS.

Anônimo disse...

Meu amor,
Que texto lindo... e provocador.
Amei esta pimenta que puseste...
Quando "isto" sobe a cabeça
da boca so sai "pi"...

Unknown disse...

Nick_Gostei do texto q vc criou!!!
Cara tá muito da hr*
rsrsrs........<3