domingo, 22 de agosto de 2010

SERES HUMANOS INVISÍVEIS - I

Somos mais de 7.000.000.000 de seres humanos. Muitos lugares do mundo já receberam a denominação de formigueiro humano, ou seja, muita, muita gente ocupando um mesmo espaço. Mas, o que é um formigueiro?
-->
São grandes colônias que podem se formar sob o solo, no interior de troncos ou até em ambientes artificiais, como o espaço entre os tijolos de uma casa, um chão de cimento ou uma parede de azulejo. O formigueiro pode ter estruturas muito complexas. A porção visível acima do solo costuma ser só uma pequena parte de um conjunto de galerias e túneis subterrâneos, que se estendem por dezenas de metros. Geralmente, para a sua construção, é escolhido um local próximo à fonte de alimentos, seco e bem protegido. 

As formigas são insetos sociais e apresentam uma clara divisão das tarefas necessárias à manutenção das colônias. E como se não bastasse, são muito sensitivas, comunicativas e cuidadoras umas das outras. Com suas antenas, elas detectam feromônios deixados nas trilhas, ao redor do formigueiro, ou presentes no corpo de outras formigas. Dessa forma, são capazes de reconhecer umas às outras, encontrar caminhos que levam até a fonte de alimento e alertar a colônia sobre ameaças ou presença de predadores.
Pois é, as formigas planejam suas casas, trabalham coletivamente, e o que é mais incrível, se respeitam, se preservam mutuamente ... se reconhecem. ELAS SE VEEM!
Como temos que aprender com as formigas. Vivemos em tempos muito medonhos. Os seres humanos se degladiam, se destróem e se matam. Nossas colônias além de diferentes entre sí, também se diferem internamente.
Não nos reconhecemos no outro. Não cuidamos do outro. Nem sequer os vemos. Muitos dos nossos semelhantes são SERES HUMANOS INVISÍVEIS.
(Praça do Ferreira-centro de Fortaleza)
A moda agora são as redes sociais: ORKUT, FACEBOOK, BLOG,TWITTER, FLOG...deve existir mais um monte e outro monte com certeza ainda será criado.
(Terminal de ônibus no Siqueira-Fortaleza)
Parece que o mundo está todo interligado e que nunca os seres humanos estiveram tão próximos.
Ledo engano. Pseudorealidade. Ilusão. Máscara.Idiotice.Mediocridade. Desumanidade.
(Praça Clóvis Beviláqua ou Praça da Bandeira - Centro de Fortaleza)

7 comentários:

E7 disse...

Essas fotos são suas? Somos animais, mas enganados pela propria inteligencia que dizemos ter. Agimos de forma que nem os animais ditos mais ferozes agem, e nem podemos dizer que foi por um extinto. estariamos desconsiderando a nossa razão acima dos impulsos, que é o que dizemos ser a nossa maior diferenciação entre nós e os animais.

Anônimo disse...

Somos tão egoistas, mas ñ podemos abandonar
a fé temos que qre se Deus aqredita prorque nos tambem ñ podemos.ainda existe UMS BOMS.

Anônimo disse...

curso de extensão para professores da rede pública
Enviado por: "vinicios rocha" vinniferraz@yahoo.com.br vinniferraz
Qua, 1 de Set de 2010 4:09 pm


Caro amigo,

Peço que você por favor divulgue o processo de inscrição em nosso novo curso de extensão "Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Ciências Humanas e Sociais (80h / semipresencial) ", promovido pelo Núcleo HUMANAS/UFC para professores da Rede Pública de ensino. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

CURSO: Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Ciências Humanas e Sociais (80h / semipresencial) .

Objetivo - Favorecer uma reflexão com os professores acerca do papel das humanidades no currículo escolar a partir das seguintes temáticas: a filosofia, as ciências humanas e sociais: por uma didática para o ensino das Humanidades; os ensinos de: sociologia, filosofia, história e geografia.

Público-alvo: professores da rede pública (municipal ou estadual) graduados nas áreas de filosofia, geografia, sociologia ou história; Professores formados pelo Programa Magister-Ceará com habilitação nas áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias.

Nº de vagas: serão oferecidas 90 vagas, preenchidas por ordem de chegada.

Período, horário e local de inscrição: 30/08 à 10/09, ou até serem preenchidas todas as vagas, das 09h às 12h e 14h às 18h, na Secretaria do Núcleo HUMANAS/UFC, que fica localizada no Anexo do Instituto UFC/VIRTUAL, Prédio térreo da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici).

Documentação necessária para inscrição: Cópias de RG, CPF, comprovante de endereço, diploma de graduação, comprovante de vinculo com o sistema público de ensino.

Datas dos encontros presenciais, horários e local do curso:

Os professores poderão se inscrever em uma das turmas conforme a sua disponibilidade de tempo e a existência de vagas:

Turmas: Turma A (quarta-feira) 45 vagas e Turma B (quinta-feira) 45 vagas.

Datas de encontros presenciais

Turma A 15/09; 29/09; 13/10; 27/10; 03/11

Turma B 16/09; 30/09; 14/10; 28/10; 04/11

Horário do curso: 18h às 22h.
Local: O curso acontecerá em um bloco didático (sala de aula) do Campus do Pici (UFC).
Certificação: Ao final do curso os concludentes receberão um certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFC.

INFORMAÇÕES: (85) 3366-9032

Anônimo disse...

Henrrique esse texto ta super legal!e realmente as pessoas hoje em dia só olham para seu propio umbigo...e tratam essas pessoas "invisiveis" como um lixo,mas na verdade um lixo são eles é incrivel que numa sociedade q se diz tão desenvolvida possa agir dessa forma'
por:Suzy e Nick_2 ano F(GEMA)

Anônimo disse...

Henrique tu é d +++ Veio !! (:

Anônimo disse...

caraca!!! seu texto ta muito show cara!!!
d+!!! sou seu fã!!!

CAIC-Maria Alves Carioca disse...

Caro Henrique o processo de invisibilização das pessoas é um dos processos mais horrendos já vistos.Nos coloca diante de um espelho, nos fazendo refletir sobre toda a incapacidade humana em ser solidária.Nos mostra como estamos sendo, aliás não estamos sendo, é o momento do não ser.Chegamos ao ponto de criar " políticas públicas "para dar alimento as pessoas, quanto alimentar-se é uma condição natural do ser, é inerente, uma condição humana,é fisiológico, sem alimento não há vida.Assim caminha a "humanidade".
Professora Laura Lobato