domingo, 21 de março de 2010

ERA UMA VEZ... PARTE I


A pequena escola de 04 salas estava empolvorosa. Havia chegado o grande dia. Até que enfim, o fotógrafo especialmete convidado vinha fazer nossa foto, na escola, rodeado de livros, a bandeira do Brasil ao fundo. Era muita emoção. Eu e todos os meus colegas estávamos muito felizes. Nossa, cara como isso era importante! Lembro-me que eu tinha uma caneta Bic de quatro cores; levei especialmente nesse dia, eu era um dos poucos que tinha uma dessas; um luxo só. Tive que emprestar pra todo mundo.

O ano era 1989 d.C. - Março.
Escola Municipal de 1º Grau José de Sousa Albuquerque.
Lagoa do Juvenal.

Estava, agora... a pouco tentando na bagunça do meu quarto encontrar documentos e certificados da minha vida profissional, para fazer o recadastramento enquanto servidor público do Estado do Ceará e, ... encontro a foto acima. Um filme passou diante de mim. Um filme muito bom. Fiquei emocionado. Meus professores, meus amigos, minha escola, minha sala.

Fico muito contente em dividir essas histórias com quem acompanha este pequeno espaço de ideias. Tenho certeza que ter vivenciado essas experiencias foram determinantes na minha vida. Acredito que a escola foi, é e sempre será um dos fatores mais relevantes para a construção das identidades de qualquer indivíduo.

Hoje sou um viciado. Completamente contaminado. Envolvido até aos cabelos do nariz. Imaginem com o que?

9 comentários:

  1. SÓ PRA TE DIZER QUE DAQUI, APROXIMADAMENTE, 60 SESSENTA DIAS OU 2 DOIS MESES, PRETENDO PEDIR EXONERAÇÃO, DEMISSÃO DO CARGO, EMPREGO, FUNÇÃO DE PROFESSOR. ENGRAÇADO, CÔMICO, PARECE (...) ACHO QUE CHEGOU A MINHA HORA, ÉH CHEGADA A HORA...PENSO, ACREDITO, ACHO, CALCULO QUE NÃO MAIS 60 SESSENTA DIAS CONTADOS IREI EXONERAR, CAIR FORA, SAIR, DAR VAGA PRA OUTROS. DEIXAREI A EDUCAÇÃO, A SALA DE AULA. FIZ A MINHA PARTE. QUE BOM QUE VOCE CONTINUARÁ FAZENDO A SUA. ATÉ MAIS! COLEGA!

    ResponderExcluir
  2. Herique gomes de lima, a escola não é o lugar da liberdade. A escola é de classe. Liberdade é luta. Sharly, seu

    ResponderExcluir
  3. A proposito, gostei da iniciativa do blog, parabens! Sharly.

    ResponderExcluir
  4. Olá nobre Shary!!!
    Valeu ter metido o dedo no miolo!

    E tu tens razão.

    Volte outras vezes.

    ResponderExcluir
  5. Sharly et Chan Nunes de Albuquerque!?
    Henrique Gomes de Lima!?
    Uece
    Geografia
    Licenciatura
    Bacharelado
    Universidade Estadual do Ceará

    Bem! Acho que isso tem que ter um fim!
    Acho que isso tem que ter um começo!
    Acho que isso tem que ter um meio!

    Quando o Sharly diz "escola de classe" ele táh falando éh de classes sociais, burqueses e proletários, trabalho e capital, patrão e empregado, pro labore e salário... enfim.. luta de classe e naum classe do 1o, 2o, 3o primeiro, segundo e terceiro ano... o Estado impõe suas normas, condutas, limites, a liberdade sóh no comunismo, no socialismo, com o fim do capitalismo, com a substituição do Estado...Enfim... éh isso

    ResponderExcluir
  6. O que posso dizer é; sem a profissão que escolhi seria como morrer sem ar,já é fisiológico, não tem preço, não é sacerdócio é amor, o mais puro e profundo amor pela vida, pela liberdade, pela solidariedade, pela transformação, pela condição humana.
    Laura Lobato

    ResponderExcluir