Hoje, Educação é só discurso. É moeda de troca. É glichê para aproveitadores. Parlamentares de todos os níveis e líderes executivos são eleitos tendo como base propostas e promessas para melhorar o que virou moda dizer: Educação é a solução. E para referendar os modismos, nada melhor que o “eventismo”. É feito conferencia para tudo. As conferencias de Educação, por exemplo, são as mais freqüentes. Acontecem, e ninguém sabe.
(Entrada do Centro de Convenções Dep. Ulisses Guimarães-Local do Evento em 2008)
Estive na Conferencia de Educação Básica, em 2008. Cheio de idéias para defender, debater e discutir. Os temas mais polêmicos como financiamento e valorização do magistério são blindados. Limitam a participação. Castram o tempo de fala. Sem contar com a tropa de choque que é montada para que propostas inovadoras não sejam aprovadas. Essa prática inicia-se desde as conferencias municipais passando pelas estaduais.
Os colóquios(assim são chamados os grupos de discussão) são presididos por algúem que tem a autoridade para coordenar o tempo a fazer ponderações sobre o que é discutido bem como referendar o que será levado para a assembléia final. E é nesse espaço onde o desmantelo começa. Quase sempre esse indivíduo já vem " treinado e armado" para que assuntos indesejáveis não venham à tona. E se vierem, ele(a) trabalha para que sejam sumariamente eliminados.
Estive no grupo que debateu a situação do ensino médio no Brasil. Foi horrível. Lembro-me que o senador cearense Inácio Arruda, pintou um quadro sobre o Ceará que simplesmente não existe. Com muito esforço para vencer as barreiras, consegui contestá-lo. A participação dos representantes da Secretaria de Educação do Ceará, foi deprimente. Entraram mudos e saíram calados. O mesmo vale para diretores do Sindicato APEOC presentes. Claro que isso não é novidade.
Lição de força e dignidade quem deu mesmo foram os representantes da educação no campo, os indígenas e o movimento GLBTT. Alegando não haver mais tempo para o debate, a mesa queria encerrar as discussões. O grupo não aceitou. Partiu para cima mesmo. Tiveram até que chamar aqueles robôs treinados sem vontade própria, ou seja, os seguranças. Mas nem eles tiveram força suficiente para conter os ânimos. Foi lindo! A mesa teve que terminar o trabalho. Os professores que estavam no debate da valorização do magistério não tiveram essa atitude.
Éramos 40 cearenses na conferencia de 2008. Muitos estavam em Brasília pela primeira vez. Nenhum parlamentar cearense sequer nos procurou.
(Tentei participar ativamente)
( ITAMAR, REPRESENTANTE INDÍGENA DO CEARÁ, A ESQUERDA E PROFº FELIPE MONTEIRO, À DIREITA - BRAVOS COMPANHEIROS)
Como participei de todas as atividades, até mesmo porque era minha obrigação enquanto delegado eleito na conferencia estadual, não fiz turismo na capital federal. Foi somente no último dia, depois da plenária final que pude dar uma volta na cidade. Eu e uma apaixonante professora do interior do Ceará, fretamos um táxi e fizemos um passeio relâmpago.
Em frente ao Palácio do Planalto, ela chorou . Emoção ao lembrar da história do presidente.
( MINHA DIVERTIDA, INTELIGENTE, DIGNA E SIMPLES NOVA AMIGA - EM FRENTE AO PALÁCIO DO PLANALTO)
Sou professor de escola pública há 11 anos. Ela professora , no interior a muito mais tempo. Fomos barrados na porta do Ministério da Educação. E olhe que só queríamos ter a satisfação de conhecer... apreciar os corredores.
( Ministério da Educação-O mais próximo que pude me aproximar)
Tomara que a conferencia desde ano seja menos mentirosa.
Querido Henrique, não me surpreende nem a atitude do referindo senador, nem da secretaria de educação do Ceará e muitos menos dos professores.Depois de tudo o que passamos nessa última greve, percebemos que lamentavelmente professor tem sido o maior veículo de manutenção do que está posto.Um ou outro professor que tem coragem de continuar se indignando e lutando contra as armações e maquiagens para a educação e principalmente em tempos de COPA E OLÍMPIADA.Espero que tu passas conseguir tempo e conversar com sua amiga.Fico feliz de compartilar esse espaço e tempo contigo.
ResponderExcluircara! eu acho éh porco! volto em setembro! aguarde com minha vaga na sala...menos 1 um temporário de volta 1 um efetivo, estáhvel, permanenete de geografia... criarei o CLARA - Corpo Livre de Alunos Racionais Autônomos - CLARA, IRÁH somar ao gema...
ResponderExcluirCaro anônimo!!!
ResponderExcluirFeliz retorno!
Não gostei da expressão " menos 1 temporário".
É desrrespeitosa.
me retroto...retrato-me do "menos 1 um temporário" para "menos 1 um substituto que rogo para tornar-se logo permanente, efetivo como muito de nós que vivenciamos na flor da pele a situação temporária, substituta de professor do estado. teve concurso para o município de caucaia, para o município de fortaleza, para o estado do ceará, para substituto-temporário da Uece; Uva; Urca; UFC; IFCE; SEDUC-CE; SME-Fortaleza...etc etc...Aí vai a opinião do Dermerval...
ResponderExcluirEducação - Carta do Prof. Saviani
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06 Abril 2010
Posted in Últimas notícias
"A mídia, de modo geral, incluída a Folha [de S.Paulo], comunga com empresários e políticos o discurso, mais ou menos unânime, de que a educação, na dita "sociedade do conhecimento", em que nos encontramos atualmente, é a coisa mais importante, devendo ser, portanto, a prioridade número 1 dos governos e da sociedade como um todo.
No entanto, assim como os governos relutam em traduzir a referida prioridade em mais investimentos, a mídia também se nega a traduzi-la no noticiário referente às iniciativas educacionais. A semana que passou foi palco de um dos principais acontecimentos da educação brasileira: a Conferência Nacional
de Educação (Conae), aberta em Brasília na noite de 28 de março, e encerrada no dia 1º de abril.
Essa conferência tratou de dois temas fundamentais: a organização do Sistema Nacional de Educação e a elaboração do Plano Nacional de Educação, que deverá substituir o atual. Dos resultados da Conae deverão sair projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso Nacional para discussão e aprovação.
Apesar da grande importância desse acontecimento, a mídia falada e escrita nada publicou a respeito. Acompanhei como assinante a Folha para ver o que seria publicado sobre o assunto. A Conae se encerrou e nada encontrei. Como explicar essa omissão da mídia diante de algo que ela mesma proclama como de transcendental importância? Seria tal proclamação apenas uma máscara a
disfarçar o desinteresse de nossas elites dominantes e dirigentes no que se refere a uma educação que efetivamente venha a propiciar a toda a população brasileira uma visão clara e consistente da situação em que vive?"
Educação - Carta do Prof. Saviani
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06 Abril 2010
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"A mídia, de modo geral, incluída a Folha [de S.Paulo], comunga com empresários e políticos o discurso, mais ou menos unânime, de que a educação, na dita "sociedade do conhecimento", em que nos encontramos atualmente, é a coisa mais importante, devendo ser, portanto, a prioridade número 1 dos governos e da sociedade como um todo.
No entanto, assim como os governos relutam em traduzir a referida prioridade em mais investimentos, a mídia também se nega a traduzi-la no noticiário referente às iniciativas educacionais. A semana que passou foi palco de um dos principais acontecimentos da educação brasileira: a Conferência Nacional
de Educação (Conae), aberta em Brasília na noite de 28 de março, e encerrada no dia 1º de abril.
Essa conferência tratou de dois temas fundamentais: a organização do Sistema Nacional de Educação e a elaboração do Plano Nacional de Educação, que deverá substituir o atual. Dos resultados da Conae deverão sair projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso Nacional para discussão e aprovação.
Apesar da grande importância desse acontecimento, a mídia falada e escrita nada publicou a respeito. Acompanhei como assinante a Folha para ver o que seria publicado sobre o assunto. A Conae se encerrou e nada encontrei. Como explicar essa omissão da mídia diante de algo que ela mesma proclama como de transcendental importância? Seria tal proclamação apenas uma máscara a
disfarçar o desinteresse de nossas elites dominantes e dirigentes no que se refere a uma educação que efetivamente venha a propiciar a toda a população brasileira uma visão clara e consistente da situação em que vive?"
Educação - Carta do Prof. Saviani
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06 Abril 2010
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"A mídia, de modo geral, incluída a Folha [de S.Paulo], comunga com empresários e políticos o discurso, mais ou menos unânime, de que a educação, na dita "sociedade do conhecimento", em que nos encontramos atualmente, é a coisa mais importante, devendo ser, portanto, a prioridade número 1 dos governos e da sociedade como um todo.
No entanto, assim como os governos relutam em traduzir a referida prioridade em mais investimentos, a mídia também se nega a traduzi-la no noticiário referente às iniciativas educacionais. A semana que passou foi palco de um dos principais acontecimentos da educação brasileira: a Conferência Nacional
de Educação (Conae), aberta em Brasília na noite de 28 de março, e encerrada no dia 1º de abril.
Essa conferência tratou de dois temas fundamentais: a organização do Sistema Nacional de Educação e a elaboração do Plano Nacional de Educação, que deverá substituir o atual. Dos resultados da Conae deverão sair projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso Nacional para discussão e aprovação.
Apesar da grande importância desse acontecimento, a mídia falada e escrita nada publicou a respeito. Acompanhei como assinante a Folha para ver o que seria publicado sobre o assunto. A Conae se encerrou e nada encontrei. Como explicar essa omissão da mídia diante de algo que ela mesma proclama como de transcendental importância? Seria tal proclamação apenas uma máscara a
disfarçar o desinteresse de nossas elites dominantes e dirigentes no que se refere a uma educação que efetivamente venha a propiciar a toda a população brasileira uma visão clara e consistente da situação em que vive?"
Feliz retorno!
ResponderExcluirNão gostei da expressão " menos 1 temporário".
É desrrespeitosa.
retratome, sorri, desculpas....
menos 1 um substituto
rogo, voto para que os temporários e substitutos sejam todos efetivos, permanentes nas prefeituras de caucaia, maracanaú, fortaleza, estado do ceará, sme - secretaria municipal de educação, seduc - secretaria estadual de educação; urca, uva, uece, ufc, etc etc... vivemos, vivenciamos a condição de temporários, substitutos e torcemos para que essa condição seja temporária, passageira, rápida, que valha como esperiencia, um momento de transição para que menos 1 um temporário se configure como mais 1 um efetivo, permanente, estável, nas esferas do município, estado, união, federal, estadual, municipal, enfim que seja experiencia rica porém rápida eh que todos possam gozar de férias, 13o décimo terceiro, licenças, afastamentos, e todos os direitos e vantagens do serviço público efetivo, estável, permanente...nem todos tiveram a tua/sua sorte de tão jovem, tao novo, tão inteligente, ter dois 2 dois emprgos - um municipal e um estadual somando 360 trezentos e sessenta horas ou quase isso por mês com duas matrículas etc... assim... foram poucas vagas para geografia em caucaia, fortaleza e estado...espero que mais licenciados, professores de geografia, geógrafos conquistem seu lugar no sol ou na sobra da estabilidade, permanencia, efetividade, nos quadros da uniao, estado e/ou municiio. Lamento... não quiz ofender, ser debochado, escrachado,,,apenas estava feliz por volta daqui .....4 quatro ou 3 tres meses...aguardo recepção