quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Sobre o IJF - Instituto José Frota - Algumas considerações.

Só havia passado na calçada; olhava e ficava imaginando o que se passa lá dentro. Só sabia das histórias que o povo conta e o que a imprensa mostra. Nunca tinha entrado. Nunca tinha chegado nem na porta.

Pois bem, nos últimos 40 dias estive por 07 vezes em suas dependências acompanhando meu sobrinho. 
 


Consideração 01. - Sim, o IJF salva vidas sim.

Meu sobrinho foi reconstruído. Consertaram sua perna com fratura exposta; consertaram seu braço com fratura exposta; consertaram seu rosto que estava com os ossos da face e da mandíbula/maxilar esfarelados; e como se não bastasse ainda ajudaram a sarar e curar as queimaduras pelo tronco, da barriga, braços e cabeça. Sim o IJF salva vidas sim! Ah, antes que pensem o óbvio ululante...meu sobrinho estava trabalhando.

Consideração 02. - Sim, o IJF é um universo à parte, é outro mundo.

Todas as vezes que lá entrei, me perdi; são muitos corredores, muitas unidades; todas iguais e tão diferentes. É gente de tudo que é jeito e de tudo que é tipo. 
Nunca vi tantos policiais e agentes penitenciários reunidos num só lugar, passando a noite sentados numas cadeiras desconfortáveis e no corredor, iguaizinhos a mim. 
Assim como também nunca vi tantos garotos e jovens homens algemados às camas e/ou com tornozeleiras eletrônicas. Intrigante é que contam suas histórias de disputas com outros infratores e com a polícia como se fossem grandes feitos heroicos. Interessante também é que todos(as) da enfermaria coletiva com 12 pessoas (pacientes e acompanhantes) ouvem e interagem sem reprovações; percebo que ocorre um estranho processo de interação social e que por alguns dias, semanas meses e até mais de um ano forma-se uma categoria de família com tudo  que enseja uma família. E sim, o IJF salva vidas sim. 

Consideração 03. - Sim, existe humanização no IJF.

Há pessoas que fazem tudo para lhe ajudar; lhe tratam com atenção, dedicação e respeito...lhe ouvem; os profissionais da limpeza, da cozinha, do posto de enfermagem e os(as) parceiros de  acompanhamento estão no panteão dessas atitudes. Mas o contrário infelizmente também é verdade. Existem alguns seres que parecem estarem trabalhando à força, por obrigação. Sei que as condições objetivas e imediatas, a remuneração estão muito distantes do ideal, sou professor da escola pública sei disso; mas é que ocorrem situações que vão para além do descaso, para além da falta de educação para quem esta diante de pessoas fisicamente e psicologicamente fragilizadas/destruídas/desesperadas.
E infelizmente  e para minha tristeza são alguns jovens médicos(as) que mais protagonizam essas cenas da mais alta e estúpida arrogância e desdém. 
Alguns desses seres putrefatos nem sequer olham pra sua cara quando humildemente lhes fazemos uma simples pergunta. Parecem que não sabem que são também um saco de bosta. Mas, os(as) médicos(as) e cirurgiões-dentistas brilhantes, elegantes e atenciosos(as) neutralizam tais criaturas fétidas. E sim, o IJF salva vidas sim.  

Consideração 04. - Sim, o IJF não é um exemplo de limpeza.




As enfermarias são inacreditáveis. Os banheiros são imundos, encardidos e nada adequados para acolher pacientes com pouca mobilidade ou em cadeira de rodas; na verdade a cadeira de banho quase nem passa na porta. Tais banheiros são estufas de produção em massa de colônias de bactérias. Em todos esses dias em que lá estive nunca o vi ser higienizado; e saibam que já estive em 03 enfermarias/unidades diferente. Creio que deva acontecer mas de maneira mínima e sem os devidos cuidados. Os cestos de lixo são esvaziados apenas uma vez por dia e quase nunca os sacos que revestem os depósitos são retirados e ficam lá úmidos e com algum alguns resíduos presos no seu interior, o que os tornam também além dos banheiros berçários das colônias de bactérias.
Também nunca vi nestes 07 dias alternados o piso da enfermaria ser limpo, higienizado. Pelo que me disseram alguns acompanhantes isso só acontece uma vez a cada semana. Ah, e não posso me esquecer da barata chancezinha, elas dominam o espaço. Mas sim, o IJF salva vidas sim.



Consideração 05. - Sim, a comida do IJF é boa...presta.

O café tem gosto de café. O leite é concentrado e bem quentinho. A sopa da noite é maravilhosa. Ainda não almocei...Mas os colegas acompanhantes me disseram que é muito bom também. E o refeitório é muito digno.
E sim, o IJF salva vidas sim.

Consideração 06. - Sim, o IJF erra.

Não sei se por causa da grande demanda, das prioridades ou descaso e negligência e/ou as condições do ambiente, meu sobrinho contraiu uma infecção e uma das cirurgias teve que ser reaberta com urgência. Sim, ele foi salvo mas teve que permanecer internado e corre riscos. Agora depois de mais de um mês perceberam que uma outra cirurgia foi mal feita e será preciso refazê-la, pois osso ficou fora do lugar. Um dia desses vieram refazer as talas que forma uma bota para uma das fraturas do pé, o " profissional" deixou o pé quebrado de fora e imobilizou o resto da perna ate a virilha, que não possuía nenhuma torção. Loucura total. Mas sim, o IJF salva vidas sim.

Consideração 07. Sim, o IJF precisa ser cuidado, respeitado, valorizado e defendido; pois o IJF SALVA VIDAS!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário