quarta-feira, 17 de junho de 2015

Para que serve a Bunda?

Ouvi uma música de axé que dizia em sua " poética":  

" La vai a bunda passeando pela feira,
  vai conduzindo Raimunda orgulhosa.

Anatomicamente, a bunda é um conjunto de quatro músculos que têm a função de sustentar o quadril e movimentar as pernas. Como o ser humano anda em pé, essa região ficou   mais ressaltada; nos animais quadrúpedes, a bunda se mescla à curvatura natural do resto do corpo. Outra função dos glúteos é proteger o quadril na hora de sentar. Por ser uma espécie de almofada natural, essa é uma das regiões do corpo que mais acumula gordura.

Mas o que faz da bunda uma das regiões mais comentadas é o seu simbolismo.

“Ela está associada à fertilidade e à sedução”, diz a antropóloga Mirela Berger, especialista em estudos do corpo e doutoranda na Universidade de São Paulo. “Os homens vêem as mulheres de quadril grande como boas reprodutoras. Por possuir muita gordura, a bunda também se relaciona à saúde e à prosperidade.” Não é à toa que as danças sensuais abusam do rebolado.

Certa vez o Programa " Fantástico" da Rede Globo fez uma reportagem sobre bunda de homem. Na ocasião colocaram vários homens de costas e de sunga. Haviam bundas de todos os formatos: grandes, pequenas, gordas, magras, arrebitadas, achatadas..

Nas bundas grandes e arrebitadas colocaram também placas com os adjetivos: cafageste, preguiçoso; já nas bundas mais magras haviam tarjetas com os nomes: trabalhador, sincero, fiel.

Logo em seguida se aproximavam mulheres e escolhiam os homens que mais lhe agradam. Nenhuma escolheu os homens fieis, sinceros e trabalhadores.

Deixo vocês agora com o clássico dos emboladores Cajú e Castanha
O poder que a bunda tem.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário