Escola pública é:
um lugar onde a diversidade é acolhida e respeitada;
um lugar onde os verdadeiros professores aceitam seus alunos do jeito que são;
um lugar onde a livre associação de estudantes não é vista com receios ou como um problema;
um lugar onde ex-alunos podem entrar e não são barrados como criaturas estranhas no ninho;
um espaço onde o debate é alimentado dia a dia;
uma instituição sempre atenta ao poder constituído e que não tem medo de enfrentá-lo quando necessário e que não se permite ser engessada;
um espaço onde o respeito é ensinado, conquistado e não imposto por ameaças ou perseguições;
Uma escola assim não nasce da noite para o dia. Uma escola não se torna assim se a maioria dos professores não compactuarem com essas ideias, com esses ideais. E poucas são as escolas com estas características. Há muito tempo atrás estudei em duas com este perfil: o Colégio Municipal Filgueiras Lima e a Escola Técnica Federal do Ceará, hoje IFCE.
Hoje depois de anos no magistério infelizmente ainda são poucas as escolas com estas características. Como professor e defensor deste tipo de escola encontrei tais ideias e ideais apenas no CMES Dom Lustosa, na Escola Estadual Poeta Patativa do Assaré, no CAIC do Bom Jardim e na Escola Rachel de Queiroz no José Walter. Nestas escolas os diretores, coordenadores e a maioria dos verdadeiros professores eram partidários desses princípios. A Escola Adauto Bezerra se tornou assim, mas, por tempo continuará?
Henrique Gomes de Lima.
Nestes dias estou compactuando com as palavras do Pe. Fábio de Melo:
" Mais vale o desconforto da verdade que a comodidade da mentira".
Os professores da escola pública,titulados pelo Estado,são os mestres da doutrina do sacrifício popular para o poder do Estado.Nessas escolas públicas que observei , o princípio da autoridade na educação,posto por um regime disciplinar forte onde os alunos permanecem presos na gaiola.Além disso,a educação tão centralizada na parte teórica e tão abstrata, sobre o qual, o aluno submete-se ao conhecimento sem precisão para sua vida prática.Escola pública dita por ser socialista promovendo o bem estar social de todos.Porém,a fragilidade da sociedade é levada para dentro deste mesmo órgão público,vemos ainda preconceito ,princípios articulados desde o começo da vida do ser humano.Ocorre também, a segregação das escolas particulares e públicas ,em relação ao grau de desenvolvimento estrutural e disciplinar ,e como viveremos na democracia sendo que a escola pública é fraca neste país e sempre busca modelos nas escolas denominadas superiores.A escola pública,gradativamente muda, com casos isolados e raros ,diante da servidão que o Estado impõe a escola pública.Quando ,então, iremos desprender desse laço?
ResponderExcluir