terça-feira, 28 de maio de 2013

COISAS DE EXCREMENTO.

Os seres humanos são verdadeiras caixas de surpresas. As vezes são caixas de pandora; são caixas pretas como aquelas dos aviões ou caixas de excrementos como as fossas. No bem da verdade os seres humanos são capazes de tudo. Por razões ocultas, por infantilidades, por distupas de poder ou puro espírito de ruindade mesmo sabe, falta de escrúpulo, falta de vergonha ou falta de caráter. 
Imagine pessoas que arreganham a boca para você sorridentes (arreganharia até outras coisas também, entenderam né?), lhe dão bom dia, coisas do tipo: - oi, tudo bem? E por trás " troa" a trairagem. Mentem nas suas costas, pegam suas falas, suas frases e por puro mal-caratismo disvirtuam o texto, com um objetivo nefasto de te denegrir.
Sabia que as pessoas fazem isso? Pois é, elas fazem! E, quando professores fazem isso uns com os outros, aí é mesmo de lascar. Estou sendo vítima disso.
Muito triste, conversei com a Carla Patrícia minha irmã e ela disse-me: Henrique, entregue na mão do senhor: o mal por sí se destrói.  

sábado, 25 de maio de 2013

O QUE É UMA ESCOLA PÚBLICA?

Escola pública é:
um lugar onde a diversidade é acolhida e respeitada;
um lugar onde os verdadeiros professores aceitam seus alunos do jeito que são;
um lugar onde a livre associação de estudantes não é vista com receios ou como um problema;
um lugar onde ex-alunos podem entrar e não são barrados como criaturas estranhas no ninho;
um espaço onde o debate é alimentado dia a dia;
uma instituição sempre atenta ao poder constituído e que não tem medo de enfrentá-lo quando necessário e que não se permite ser engessada;
um espaço onde o respeito é ensinado, conquistado e não imposto por ameaças ou perseguições;

Uma escola assim não nasce da noite para o dia. Uma escola não se torna assim se a maioria dos professores não compactuarem com essas ideias, com esses ideais. E poucas são as escolas com estas características. Há muito tempo atrás estudei em duas com este perfil: o Colégio Municipal Filgueiras Lima e a Escola Técnica Federal do Ceará, hoje IFCE.  

Hoje depois de anos no magistério infelizmente ainda são poucas as escolas com estas características. Como professor e defensor deste tipo de escola encontrei tais ideias e ideais apenas no CMES Dom Lustosa, na Escola Estadual Poeta Patativa do Assaré, no CAIC do Bom Jardim e na Escola Rachel de Queiroz no José Walter. Nestas escolas os diretores, coordenadores e a maioria dos verdadeiros professores eram partidários desses princípios. A Escola Adauto Bezerra se tornou assim, mas, por tempo continuará?
Henrique Gomes de Lima.

Nestes dias estou compactuando com as palavras do Pe. Fábio de Melo:
" Mais vale o desconforto da verdade que a comodidade da mentira". 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Seca, Lula, nordestinos, Dilma, Bolsa Família, elites, Professor Henrique Gomes e outras porras.

Segundo o INPE, o IBGE, a Funceme, a NASA, os profetas do sertão, os elfos, os cavaleiros do apocalipce e a até a minha mãe, o nordeste está vivenciando a maior seca dos últimos 50 anos. 

Só um detalhe que parece desapercebido: Alguém por acaso está vendo a "diáspora" ou o êxodo de sertanejos flagelados, famintos e envergonhados chegando às cidades para mendigar e implorar por um pedaço de pão? Cadê os maravilhosos saques?

Dizem que o Bolsa Família é paternalista, demagógico, populista e uma série de outras flatulências. Pode até ser. Mas, também pode não ser. Dizem tudo isto do Lula e agora também da Dilma. Pode ser. Mas também pode não ser. 

Só sei que nada sei. Só sei que em 1983 eu, Henrique, magricela parecendo um  sibite baleado com os cabelos amarelados queimados pelo sol, chamavam-me até de louro, estava às margens da BR 020 com as mãos estendidas para os carros que passavam rumo a Canindé. Era um ano difícil, era seca. Hoje estou por aqui falando com vocês e acho que o merda deste professor deva ter um pouco de moral para falar.

Hoje filhos de uma égua como eu podem ir ao aeroporto e tomar um vôo. Os pobres estão andando de avião. Os pobres estão comendo acreditam? Estão até querendo falar? "Ispia" isso!

As famílias quatrocentonas do Brasil, as elites que sugam o trabalho do trabalhador estão incomodadas. Como pode isso estar acontecendo? Tá errado dizem. O aeroporto até parece uma rodoviária!

Voltando à seca. A falta de água é um problema de gestão. E a gestão aqui no Ceará se chama Cid Gomes. Antes era Lúcio Alcântara. Antes era Tasso Jerreisate. Antes era Ciro Gomes. Antes era Tasso Jereissate.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Enquanto isso no Estado sitiado....Diarréias mentais.

 
Dizem que a justiça é cega. Deve ser mesmo. Pois só sendo cega para não ver e tomar providencias ante  aos absurdos que estão ocorrendo no Estado do Ceará. Um dia desses o ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pesssoa chamou Ciro Gomes que é ex-prefeito, ex-deputado, ex-governador, ex-ministro e mais ex-um-monte-de-coisas de vagabundo, desocupado, viviado em drogas e mais o escambal. Agora o Sr. Ciro Gomes chama o coronel Wagner, o vereador mais bem votado em Fortaleza de chefe de milícia e de grupo de extermínio.
Tais falas, vindas de homens (quero chamá-los assim) influentes, poderosos, pessoas públicas e que representam a população não podem simplesmente ser ignoradas. Não podem ser vistas como conversas de comadres.
 
Cadê o ministério público? Cadê a polícia federal? Cadê a justiça?
 
Dizem que, quem cala consente. Ou será medo? Será tudo mentira? Será tudo verdade? Será que mal venceu?
 
Em um país de vergonha, com homens de vergonha e uma justiça de vergonha isso não aconteceria. A justiça brasileira não é nem um pouco cega. Ela vê muito bem. É viciada. É conivente. É corrupta. É uma lástima.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Enquanto isso no Feudo... Paul MacCartney!!!

E o show do " Estourado" Paul, Paul, Paul... 
Nada contra o artista. Ele até cunhou uma de nossas clássicas expressões: -Vamos botar boneco! Ele é bom, na verdade é ótimo. Aos 70 anos mantém força, criatividade e vitalidade. Cantou 38 músicas em 02h e meia de espetáculo.O que o evento nos mostra ou nos ensina são algumas pequenas lições: 
  • Segundo a imprensa local foi o evento do ano em Fortaleza,
  • Quase não houve transtornos, somente algumas "dificuldades" para chegar ao local. 
  • Há uma campanha poderosa para dizer que Fortaleza está na rota dos grandes eventos internacionais e que há infraestrutura suficiente para recebê-los. 
Lamento mas não é verdade. O show do Sir. Paul MacCartney transformou os arredores do Estádio Castelão (Recuso-me a chamar de Arena) em um não- lugar. O direito de ir e vir foi suspenso; quem habita por ali ficou em verdadeiro "estado de sítio". Meus alunos do turno da tarde que moram nas redondezas do Castelão tiveram que sair mais cedo da escola e perder 03 aulas, pois o transporte coletivo que passa por lá e por perto de suas casas tinham que desviar a rota e os mesmos iriam andar muito para poder chegar em casa. Só fico maginando a força dos senhores feudais para disciplinar o espaço durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Será um banho de segregação espacial. 
I am more I.