sexta-feira, 31 de março de 2017

31 de março, um dia triste, de luto e luta para o Brasil.


Em qualquer território, qualquer lugar e em qualquer país algumas datas são para celebrar. Outras, para lamentar. 

O dia 31 de março no Brasil é para lamentar.

Há 53 anos atrás, uma conspiração destruiu uma democracia com o argumento cínico de que estava exatamente preservando a democracia. O que havia de mais atrasado na sociedade da época se juntou na trama: militares, CIA, políticos conservadores e grandes empresários do jornalismo, como os Mesquitas, Roberto Marinho e Octavio Frias de Oliveira.
A administração que nasceu dessa aliança foi um colosso da inépcia. O Brasil piorou dramaticamente – excetuado o pequeno grupo que tomou conta do Estado. A desigualdade floresceu e país se favelizou.

Caso não tenham percebido ainda, é exatamente o que esta sendo costurado no Brasil de hoje, E PARECE BEM PIOR.

Conquistas trabalhistas foram extirpadas, como a estabilidade. Greves – a única arma dos trabalhadores – foram proibidas. O ensino público que era excelente – e promovia a mobilidade social – foi devastado, com a perseguição a professores e o controle obsceno do que era ensinado nas salas de aula.

Alguma semelhança com os dias de hoje?


O Brasil deu um passo gigantesco para trás em 31 de março de 1964. Os cinco DITADORES mataram e roubaram indiscriminadamente e sem nenhuma punição

Os generais presidentes Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo merecem um esculacho eterno e suas permanências para sempre no LIXO DA HISTÓRIA.

Falavam em combater a corrupção dos civis, criaram até seu partido, a Arena, cujo maior ícone não ninguém menos que Paulo Maluf.

Foram mais de vinte anos de pesadelo e desespero.

E não devemos jamais esquecer que 31 de março é um dia para lamentar.


Lucraram muito com a ditadura militar no Brasil, de diferentes formas, os que investiram para que ela acontecesse, via golpe militar de 1964, e consequente derrubada do presidente eleito João Goulart. Dela se beneficiaram o governo dos Estados Unidos (EUA), vampiros de lá e de cá, latifundiários, os generais e coronéis brasileiros, responsáveis pela implantação e manutenção dos 21 anos de Terror de Estado que sofremos no Brasil.

A ditadura militar brasileira cometeu vários crimes, que afetaram milhares de pessoas (inclusive muitos militares) através das atrocidades conhecidas, da censura à imprensa e às manifestações culturais, da repressão às atividades sindicais.
O modelo brasileiro para a exploração foi tão bom na época, que serviu de exemplo para os EUA em toda a América Latina: a partir do golpe de 64 no Brasil, promoveram uma sucessão de golpes militares em todos os países do continente. A propaganda anticomunista permanente, desde o final da 2ª Guerra Mundial, produziu efeitos sobre parte das populações desses países, que apoiaram os golpes militares no início, temendo tornarem-se vítimas de “ditaduras comunistas”, mas acabaram sob as ditaduras militares fascistas.

É preciso ainda também hoje lutar para descobrir o que ocorreu com cada militante político desaparecido pela repressão, e pelo fim da impunidade dos criminosos da ditadura militar, nós temos que conseguir saber também, e divulgar amplamente, quem lucrou com a ditadura militar, quem dela se beneficiou com a utilização do Estado para seus negócios, em detrimento de dezenas de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, cuja exploração no período foi tão grande, que levou o Brasil ao topo do ranking mundial dos países com maior concentração de renda.

 Foram mais de vinte anos de pesadelo e desespero.

E não devemos jamais esquecer que 31 de março é um dia para lamentar.

Os métodos de tortura engendrados recebiam diversos nomes simbólicos, entre eles, os mais comuns registrados e confirmados por aqueles que os sofreu, são:
Pau-de-Arara – O preso era posto nu, abraçando os joelhos e com os pés e as mãos amarradas. Uma barra de ferro era atravessada entre os punhos e os joelhos. Nesta posição a vítima era pendurada entre dois cavaletes, ficando a alguns centímetros do chão. A posição causava dores e atrozes no corpo. O preso ainda sofria choques elétricos, pancadas e queimaduras com cigarro. Este método de tortura já existia na época da escravidão, sendo utilizado em várias fases sombrias da história do Brasil.
Cadeira do Dragão – Os presos eram sentados nus em uma cadeira elétrica, revestida de zinco, ligada a terminais elétricos. Uma vez ligado, o zinco do aparelho transmitia choques a todo o corpo do supliciado. Os torturadores complementavam o mecanismo sinistro enfiando um balde de metal na cabeça da vítima, aplicando-lhe choques mais intensos.
Choques Elétricos – O torturador usava um magneto de telefone, acionado por uma manivela, conforme a velocidade imprimida, a descarga elétrica podia ser de maior ou menor intensidade. Os choques elétricos eram deferidos na cabeça, nos membros superiores e inferiores e nos órgãos genitais, causando queimaduras e convulsões, fazendo muitas vezes, o preso morder a própria língua. As máquinas usadas nesse método de tortura eram chamadas de “maricota” ou “pimentinha”.
Balé no Pedregulho – O preso era posto nu e descalço em local com temperatura abaixo de zero, sob um chuveiro gelado, tendo no piso pedregulhos com pontas agudas, que perfuravam os pés da vítima. A tendência do torturado era pular sobre os pedregulhos, como se dançasse, tentando aliviar a dor. Quando ele “bailava”, os torturadores usavam da palmatória para ferir as partes mais sensíveis do seu corpo.
Telefone – Entre as várias formas de agressões que eram usadas, uma das mais cruéis era o vulgarmente conhecido como “telefone”. Com as duas mãos em posição côncava, o torturador, a um só tempo, aplicava um golpe violento nos ouvidos da vítima. O impacto era tão violento, que rompia os tímpanos do torturado, fazendo-o perder a audição.
Afogamento na Calda da Verdade – A cabeça do torturado era mergulhada em um tambor, balde ou tanque cheio de água, urina, fezes e outros detritos. A nuca do preso era forçada para baixo, até o limite do afogamento na “calda da verdade”. Após o mergulho, a vítima ficava sem tomar banho vários dias, até que o seu cheiro ficasse insuportável. O método consistia em destruir toda a auto-estima do torturado.
Afogamento com Capuz – A cabeça do preso era encapuzada e afundada em córregos ou tambores de águas paradas e apodrecidas. O prisioneiro ao tentar respirar, tinha o capuz molhado a introduzir-se nas suas narinas, levando-o a perder o fôlego, produzindo um terrível mal-estar. Outra forma de afogamento consistia nos torturadores fecharem as narinas do preso, pondo-lhe, ao mesmo tempo, uma mangueira ou um tubo de borracha dentro da boca, obrigando-o a engolir água.
Mamadeira de Subversivo – Era introduzido na boca do preso um gargalo de garrafa, cheia de urina quente, normalmente quando o preso estava pendurado no pau-de-arara. Usando uma estopa, os torturadores comprimiam a boca do preso, obrigando-o a engolir a urina.
Soro da Verdade – Era injetado no preso pentotal sódico, uma droga que produz sonolência e reduz as inibições. Sob os efeitos do “soro da verdade”, o preso contava coisas que sóbrio não falaria. De efeito duvidoso, a droga pode matar.
Massagem – O preso era encapuzado e algemado, o torturador fazia-lhe uma violenta massagem nos nervos mais sensíveis do corpo, deixando-o totalmente paralisado por alguns minutos. Violentas dores levavam o preso ao desespero.
Geladeira – O preso era posto nu em cela pequena e baixa, sendo impedidos de ficar de pé. Os torturadores alternavam o sistema de refrigeração, que ia do frio extremo ao calor exacerbado, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes. A tortura na “geladeira” prolongava-se por vários dias, ficando ali o preso sem água ou comida. AS MULHERES, além de sofrer as mesmas torturas, ERAM ESTUPRADAS e submetidas a realizar as fantasias sexuais dos torturadores. Poucos relatos apontaram para os estupros em homens, se houveram, muitos por vergonha, esconderam esta terrível verdade.


 Foram mais de vinte anos de pesadelo e desespero.

E não devemos jamais esquecer que 31 de março é um dia para lamentar.

PARA QUE NUNCA SE ESQUEÇA
PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA. 

Caça a homossexuais e travestis era uma rotina 

Algumas imagens, só para ilustrar.

PIMENTINHA

Era uma máquina que se  constituía de uma caixa de madeira que, no seu interior, tinha um ímã permanente, no campo do qual girava um rotor combinado, de cujos termi­nais uma escova recolhia corrente elétrica que era conduzida através de fios. Essa máquina dava choques em torno de 100 volts no acusado.
CADEIRA DO DRAGÃO
Era uma espécie de cadeira elétrica, onde os presos sentavam pelados numa cadeira revestida de zinco ligada a terminais elétricos. Quando o aparelho era ligado na eletricidade, o zinco transmitia choques a todo o corpo. Muitas vezes, os torturadores enfiavam na cabeça da vítima um balde de metal, onde também eram aplicados choques.

 
PARA QUE NUNCA SE ESQUEÇA
PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA.

Fontes: 
1.http://www.sul21.com.br/jornal/os-lucros-e-os-crimes-da-ditadura-militar-no-brasil-19641985-por-milton-pomar/
2. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/31-de-marco-e-um-dia-para-lamentar/
3. http://jornalggn.com.br/noticia/a-tortura-e-os-mortos-na-ditadura-militar

quinta-feira, 30 de março de 2017

E disse o estudante: - São todas pirangueiras!

E cá estou mais uma vez em sala de aula; assunto: Teoria Geográfica, princípios, pressupostos ou seja as ferramentas para entender e intervir no espaço.

E, para aplicar a teoria à pratica trago para a sala e, à luz dos pressupostos da extensão, causalidade, conexão e interação fazer uma transposição didática e analisar  seguinte fato: Violência contra a mulher. Mostro que o Estado do Ceará é o 3º do nordeste que mais mata mulheres.

Senhoras e senhores, pasmem; um estudante "homem" afirma em alto e bom ton:
 - São todas pirangueiras!

Minha senhora e meu senhor, subi e desci, contei até não sei quanto, respirei fundo e busquei formas, maneiras, estratégias de demonstrar para esse jovem "homem" o quão errado, equivocado, ignorante e completamente idiota e imbecil ele estava sendo.

Não vou discorrer sobre o restante da dinâmica da aula, mas acredito que o fiz pensar. 
Muito obrigado Geografia.  

Por gentileza, leiam uma parte da reportagem sobre violência contra a mulher no Estado do Ceará publicado no portal G1 e no Diário do Nordeste.)


O 6º mais violento
 
As pesquisas do Observem dão conta de que o Ceará ocupa, atualmente, o 6º lugar entre os estados onde mais morrem mulheres no País. No Nordeste, fica em 3º lugar. Conforme Maria Helena, os crimes praticados são a maioria motivados por machismo, como ocorre em crimes de trânsito, em que o homem se impõe sobre a mulher, e os crimes passionais, quando a mulher é vitimada por evitar manter um relacionamento e o ‘ex’ torna-se assassino. Essa realidade não exclui, porém, a crescente participação de mulheres no mundo da criminalidade. Algumas terminam por pagar seus vícios com a vida.

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estima que 65% das mulheres assassinadas no Ceará sejam vítimas de crimes passionais. Ou seja, a cada 10 mulheres mortas, seis são vítimas de feminicídio, cometidos por namorados, maridos ou ex-companheiros. Os demais assassinatos ocorrem por envolvimento com a criminalidade ou outros motivos, que se configuram como homicídio.

Os feminicídios são mortes violentas e por causas banais, que poderiam ser evitadas. Um dos casos presentes nessa estatística é o da técnica de enfermagem Maria Elisângela Gomes Lemos, que foi assassinada pelo companheiro por ciúme. O corpo da vítima foi encontrado somente três dias após o assassinado, dentro de um freezer na residência onde o casal morava, em Fortaleza.

 "O que se leva aos crimes de feminicídio é a questão da violência doméstica, atrelada, muitas vezes, ao fim de um relacionamento. O homem não aceita ser contrariado pelo fim de um relacionamento, pois ele entende que a mulher é posse dele e que pode fazer o que bem entender. Essa motivação passional pode levar ao cometimento dos crimes", relatou A delegada Rena Gomes,  . 

"Mesmo com o rigor da lei, nós ainda temos um grande problema que é a cultura. O número de agressores presos é crescente, mas infelizmente a cultura da violência doméstica, a cultura machista, a cultura da dominação do sexo masculino sobre o sexo feminino ainda não mudou. E isso é complicado porque se você não consegue mudar a cultura, não é possível mudar a consequência daquele delito", relatou a delegada.

Fontes:
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/06/seis-cada-dez-mulheres-mortas-no-ceara-sao-vitimas-de-feminicidio.html
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/policia/cresce-assassinato-de-mulheres-no-ce-1.1188942



quarta-feira, 29 de março de 2017

Governo do Estado do Ceará patrocina ponte aérea do amor; ou seria da putaria?

Izolda Cela, vice-governadora do Estado do Ceará recebe R$ 42 mil de Camilo para passar nove dias nos EUA com o marido.

Não senhoras e senhoras, não é brincadeira; esta pouca vergonha, este assinte, este absurdo, este mau-caratismo, esta prostituição política foi publicado no Diário Oficial do governo  na terça-feira dia 21 de março de 2017. No meio dos despachos costumeiros, um número salta aos olhos - R$ 42.220,97. 

Esse é o valor que a gestão do governador Camilo Santana liberou para essa senhora (assim quero chamá-la) participar durante nove dias nos Estados Unidos, mais especificamente em Boston, de um Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância.

Lindo não, o nome do curso?: "Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância"; 

- Será que ninguém ou uma instituição aqui no Brasil entende deste assunto?
- Será que esta " senhora" vai replicar os conhecimentos para os educadores(as) do Ceará?
- Tinha que ser nos Estados Unidos da América?
- Tinha que ser exatamente em Boston?   


A informação que não está no Diário Oficial é que Izolda fez essa viagem internacional para ficar com o marido, o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, que estuda na Universidade de Harvard, em Cambridge, muito próxima de Boston. O curso era só pretexto, para não dar muito na vista.

Conclusão: o dinheiro dos cearenses está bancando a ponte aérea do amor, com o aval de Camilo Santana e as bênçãos de Cid Gomes.

Ou seria a ponte aérea da Putaria?

Enquanto isso na " Terra da Luz":

- O licenciamento dos ônibus da UECE que servem às atividades didáticas está atrasado;
- Não tem nem R$ 1,00 para aulas de campo;
- Figura  como o 5º Estado do Brasil com maior taxa de vulnerabilidade social, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea);
- A situação de superlotação nos hospitais do Ceará e falta de remédios nos postos de saúde de Fortaleza “não têm solução a curto prazo”, segundo afirmaram o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o governador do Ceará, Camilo Santana;
- O governo do Estado gasta R$ 66 mil por mês para manter uma residência em Brasília e que não é usada para hospedar ninguém. 

... Há de aflorar, nas rosas e nos cravos
Rubros, o sangue ardente dos escravos!...

terça-feira, 28 de março de 2017

E disse o estudante: " - O professor volta porque não tem dignidade."

Faz algum tempo que venho afirmando ser o(a) professor (a) uma criatura que sai batendo de porta em porta divulgando, oferecendo, vendendo ou até mesmo dando de graça algo, um produto que ninguém quer.

Na maioria das vezes as pessoas olham para o que traz e fazem cara de desdém, de deboche ou de descaso e dizem: não, não quero; e nem pedem para voltar depois.

Mas, o professor volta. O verdadeiro professor volta. Pesquisa, tenta, experimenta e busca outras formas para convencer seu " cliente" de que aquela coisa, aquele produto presta e é importante.

Fiz a fala acima em uma das turmas em que estou trabalhando neste ano de 2017 e fui surpreendido com o seguinte comentário:

 " - O professor volta porque não tem dignidade."  

A princípio ou poderia até ter ficado com raiva, indignado ou me sentindo desrespeitado. Mas, não. O(a) estudante estava certo(a), pelo menos a partir da sua visão de mundo e dos exemplos que possa ter visto e vivido em sua breve vida.

Existem alguns pseudoprofessores por aí  afirmando:

 - Só dou aula pra quem quer!

Pois é meu senhor e minha senhora, muito breve não estarás dando aula pra ninguém. Eu, euzinho aqui penso um pouco diferente. Tento trabalhar exatamente para aquele(a) que pensa que não quer, pois na verdade todo mundo quer alguma coisa. Se abandonarmos os jovens distantes, relapsos, trabalhosos, indisciplinados, desconcentrados, diferentes e escolher o estudante pseudoideal, só estaremos contribuindo para descivilizar a humanidade; estaremos contribuindo para o aumento da exclusão e da violência em todos sentidos.

Minha resposta para o estudante que fez a afirmação acima:

Não meu filho, o professor volta não é porque lhe falta dignidade, é porque acredita no ser humano, acredita que a educação pode mudar o mundo para melhor e sabe que se não voltar a bater naquela porta, um dia poderá encontrar o seu corruptor, encontrar um ser corrompido, encontrar um machista, um ser xenofóbico, um ser homofóbico, um fascista, um nazista ou até mesmo seu assassino.
      

segunda-feira, 27 de março de 2017

Além da Carne Fraca Podre tem também a Carne Fria Assassina.

Senhoras e senhores o negócio é muuuuuiiiito sério. Como se já não bastasse o absurdo denunciado pela Polícia Federal com a Operação "Carne Fraca", vem à tona agora a Operação "Carne Fria".

Desta fez foi o Ibama que interditou na última quinta-feira dia 23 de março, frigoríficos de toda a região oeste do Pará que compram gado de áreas embargadas por desmatamento ilegal. O objetivo da ação é notificar empresas suspeitas de comprar gado de áreas desmatadas. As áreas desmatadas são monitoradas, via satélite.

De acordo com órgão ambiental, não há como os frigoríficos e pecuaristas alegarem o desconhecimento sobre quais propriedades estariam embargadas na região. Pois no site do Ibama existe uma ferramenta de consulta sobre a origem do gado, se está legalizado ou não. O programa permite a localização exata em cada municipio. Em toda a região existe um trabalho de orientação junto aos pecuaristas, quanto aos cuidados e exigências mínimas na comercialização e transporte de gado.

A operação "Carne Fria" vem sendo realizada no Pará há cerca de 3 anos. Ao menos 4.500 áreas já foram embargadas em municípios próximos da BR-163 e Marabá. O Ibama ressaltou que a ação não está ligada à operação Carne Fraca da Polícia Federal (PF) deflagrada na última sexta-feira (17), que desmontou um esquema de funcionários do Ministério da Agricultura que teriam recebido propina para liberar carne para venda sem passar pela devida fiscalização.

É importante também registrar que muitos dos frigoríficos e empresas que foram autuados e citados na Operação Carne Fraca também compravam animais oriundos dessas fazendas destruidoras do meio ambiente.

Eu ainda sou carnívoro; ainda não consegui mudar muito meus hábitos alimentares. Cresci no interior vendo minha mãe criar e matar galinhas, patos e perus; eu inclusive ajudava. Também acompanhei durante anos o "Seu Benvindo" matar criação (carneiro e bode); meu pai comprava o " arrasto" e minha mãe fazia a melhor buchada do mundo.

Quando vim para Fortaleza, comecei a ouvir que "carne da moita" ou seja, aquele que vem de abatedoudos nos bairros ou no quintal de casa era suja, tinha doenças e fazia mal para a saúde. Que mentira, é a carne mais saudável que existe.

Prefiro a carne da moita onde a gente pode até mesmo conhecer o bicho antes de ser sacrificado; prefiro as galinhas do meu quintal; prefiro o porco criado com todo carinho pelo "Seu Raimundo" do que as carnes dos " Big Mac" e dos " Burger King" bem como aqueles vendidas por " atores globais de respeito".


 

quarta-feira, 22 de março de 2017

O Bicho da Geografia - Diagnósticos e Prognósticos.

Chamo o Espaço Geográfico de "O bicho da Geografia" ou seja, aquele negócio que os(as) Geógrafos(as) metem o dedo, a língua e arregaçam. Dentre as várias áreas do conhecimento, a Geografia é aquela que consegue pelo menos arranhar a superfície rugosa, espessa e complexa das realizações humanas neste planeta.

A Geografia é a ciência dos lugares, das paisagens e dos territórios; é a ciência dos guetos e dos becos; é a ciência da dominação e da discórdia; é a ciência que faz diagnósticos e prognósticos.

E por falar nisso, como esta a cidade de Fortaleza?

Tem um prefeitinho que ninguém sabe e ninguém viu; perceberam, que depois de reeleito "Roberto Boneco Cláudio" desapareceu?
As lagoas estão sujas, os riachos estão entupidos, as ruas também estão sujas, na verdade a cidade toda está suja. Quer dizer, nem toda; pros lados da "  Beverly Hills" está tudo bem limpinho.

Fortaleza é também uma cidade cheia de Não-lugares.  

O muro que aparta a Fortaleza dos ricos e a Fortaleza da miséria não tem traço definido. Não tem tijolos, nem cercas elétricas nem concertinas. Sabe-se que está ramificado, cortando um sem-número de rincões espalhados pela quarta capital do País. Rígido, ergueu estrutura que hoje consegue separar os que sucumbem com menos de R$ 70 por mês dos que acumulam rendas e luxos milionários.

Fortaleza ocupa o 5º lugar entre as cidades mais desiguais do mundo; 

Fortaleza tem 7% da sua população com apenas 26% de toda a riqueza da cidade;

Fortaleza é a cidade mais densamente povoada do País e isso agrava a situação de desigualdade extrema.

A muralha até pode delimitar as classes sociais, mas, por vezes, consegue fazê-las coexistirem em mesmo endereço, tornando as diferenças indivisíveis. Nos bairros Meireles, Edson Queiroz e Cidade 2000, por exemplo, há bolsões de miséria imersos em nobres metros quadrados. São comunidades que se formaram e sobrevivem por entre o luxo dos condomínios fechados habitados pelo que se convencionou chamar de classe média/alta fortalezense.

Os seres humanos que sucumbem com menos de R$ 70,00 e que ocupam as manchas de prosperidade da cidade são "personas non gratas", são criaturas que enfeiam a paisagem e mancham a beleza e a estética da " Belle Époque provinciana". Não é a toa que sempre são expulsos. Tal expulsão pode ser fundamentada na lei fria, viciada, cooptada e corrompida criminosamente pensada e elaborada no submundo pobre da Câmara Municipal e sancionada na mesa de sacrifícios do prefeito de plantão.

Os PDDU's (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) são manchados de sangue.




segunda-feira, 20 de março de 2017

Agronegócio: a indústria carniceira do Brasil.

- O trabalho escravo é agro;
- A devastação ambiental é agro;
- Inseticidas é agro;
- Assassinatos de trabalhadores é agro;
-Transgênicos é agro;
- Alimentos pobres e fraudes é agro;
- Aumento de câncer é agro.

- Agro é Temer;
Agro é trash;
Agro é podre;
Agro é imundo.















Vejam lista de empresas investigadas  pela polícia federal pela envolvimento venda de produtos de origem animal podres e em estado de decomposição. Acredito que há muito mais; mas infelizmente também acredtido que a invrstigação não vai " dar em nada", tais organizações criminosas divulgarão as conhecidas notas a imprensa e como possuem grande influência no governo e no "Congresso Fecaral" e como estamos um um país vagabundo, ficará tudo do mesmo jeito.

1. ATEFFA
2. BALABAN & GONÇALVES ADVOGADOS
3. BG CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. ME
4. BIG FRANGO INDUSTRIA E COM. DE ALIMENTOS LTDA.
5. BIO-TEE SUL AM. IND. DE PROD. QUÍM E OP. LTDA
6. BRF – BRASIL FOODS/ BRF S.A.
7. BRF – BRASIL FOODS/BRF S.A.
8. BRF – BRASIL FOODS/BRF S.A. 01.838.723/0102-70
9. BRF – BRASIL FOODS/BRF S.A. 01.838.723/0304-68
10 BRF – BRASIL FOODS/BRF S.A. 01.838.723/0182-55
11. BR ORGAN FERTILIZANTES DO BRASIL LTDA. 15.621.509/0001-29
12. CODAPAR/CLASPAR (EADI/FOZ) 76.494.459/0081-35
13. DAGRANJA AGROINDUSTRIAL LTDA./DAGRANJA S/A AGROINDUSTRIAL 59.966.879/0026-21
14. DALCHEN GESTÃO EMPRESARIAL LTDA. 10.597.190/0001-20
15. DINÂMICA IMP. EXP. IND. COM. ALIMENTOS LTDA. 04.755.950/0001-87
16. DOGGATO CLINICA VETERINÁRIA LTDA.ME 05.822.910/0001-73
17. E.H. CONSTANTINO 07.912.350/0001-73
18. ESCRITÓRIO CENTRAL SUBWAY BRASIL / SUBWAY SYSTEMS DO BRASIL LTDA 02.891.567/0002-01
19. MAPA – Esplanada dos Ministérios, BL. D, 8º Andar, sala 847 Brasilia/DF
20. FENIX FERTILIZANTES LTDA./PORTAL OPERAÇÕES PORTUÁRIAS 01.304.503/0001-13
21. FORTESOLO SERVIÇOS INTEGRADOS LTDA. 80.276.314/0001-50
22. FRANGO A GOSTO 19.483.501/0001-02
23. FRATELLI COMERCIO DE MASSAS, FRIOS E LATICINIOS LTDA. ME 07.197.112/0001-23
24. FRIGOBETO FRIGORÍFICOS E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA. 16.956.194/0001-33
25. FRIGOMAX- FRIGORÍFICO E COMERCIO DE CARNES LTDA. 04.209.149/0001-36
26. FRIGORÍFICO 3D 05.958.440/0001-70
27. FRIGORÍFICO ARGUS LTDA. 81.304.552/0001-95
28 FRIGORÍFICO LARISSA LTDA. 00.283.996/0001-90
29. FRIGORIFICO OREGON S.A. 11.410.219/0001-85
30. FRIGORÍFICO RAINHA DA PAZ 03.990.431/0001-30
31. FRIGORÍFICO SOUZA RAMOS LTDA. 82.345.315/0001-35
32. INDUSTRIA DE LATICINIOS S.S.P.M.A. LTDA. 05.150.262/0001-56
33. JBS S/A 03.853.896.0001-40
34. LARA CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA. 20.274.224/0001-07
35 LABORAN ANÁLISES CLINICAS LTDA. – EPP 76.652.122/0001-24
36. MASTERCARNES
37 MC ARTACHO CIA LTDA. 04.976.126/0001-57
38. MEDEIROS, EMERICK & ADVOGADOS ASSOCIADOS 10.890.129/0001-76
39. MORAR ASSESSORIA E EMPREENDIMENTOS 78.973.641/0001-10
40. NOVILHO NOBRE INDUSTRIA E COMERCIO DE CARNES LTDA.
41. PAVIN FERTIL INDUSTRIA E TRANSPORTE LTDA. / AJX TRANSPORTES LTDA. 05.762.689/0001-05
42. PECCIN AGRO INDUSTRIAL LTDA. / ITALLI ALIMENTOS 09.237.048/0001-92
43. PRIMOCAL IND. E COM. DE FERTILIZANTES LTDA. 77.518.439/0001-35
44. PRIMOR BEEF – JJZ ALIMENTOS S.A. 18.740.458/0002-23
45. RADIO CASTRO LTDA. 76.106.772/0001-74
46. SANTA ANA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA. 17.622.097/0001-77
47. SEARA ALIMENTOS LTDA. 02.914.460/0130-58
48. SIMÃO SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA. 09.601.896/0001-39
49. SMARTMEAL COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA. 07.782.913/0001-56
50. SUB ROYAL COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA. 19.412.845/0001-12
51. SUPERINTENDENCIA FEDERAL DE AGRICULTURA EM MINAS GERAIS
52. SUPERINTENDENCIA FEDERAL DE AGRICULTURA EM GOIAS
53. SUPERINTENDENCIA FEDERAL DE AGRICULTURA NO PARANÁ
54. SERVIÇO DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA NA FRONTEIRA DE FOZ DO IGUAÇU SVA/PR
55. SERVIÇO DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA EM PARANAGUÁ – SVA/PR
56. UNIDADE TÉCNICA REGIONAL AGRÍCOLA DE LONDRINA – UTRA/PR
57. UNIDADE DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA ADUANA ESPECIAL DE MARINGÁ – UVAGRO/PR
58. UNIDOS COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA. 16.588.374/0001-00
59. UNIFRANGOS AGROINDUSTRIAL S.A. / COMPANHIA INTERNACIONAL DE LOGISTICA
04.883.352/0001-93
60. BREYER E CIA LTDA. 75.130.245/0001-32
61. FABRICA DE FARINHA DE CARNE CASTRO LTDA. EPP 77.720.076/0001-16
62. LOGISTICA DISTRIBUIDORA LTDA. (INTEGRACAO LOGISTICA, DISTRIBUICAO LTDA) 06.962.645/0001-91
63. TRANSFRIOS TRANSPORTE LTDA. 80.654.387/0001-39
64. PECIN AGROINDUSTRIAL LTDA. ME 09.237.048/0001-92
65. CENTRAL DE CARNES PARANAENSE 73.368.151/0001-70
66. WEGMED – CAMINHOS MEDICINAIS LTDA. 11.933.999/0001-48
67. ARTACHO CASINGS
68. INDUSTRIA E COMERCIO DE COUROS BRITALI LTDA.
07.419.292/0001-40
69. MORRETES AGUA MINERAL LTDA. 12.445.182/0001-93
70. BRF – BRASIL FOODS/BRF S.A. em Mineiros/GO

segunda-feira, 13 de março de 2017

....Ô,Ô, Ô,Ô,Ô Ô,Ô Ô,Ô....Patético.

O território brasileiro possui atualmente (2017d.C.) 5.570 municípios; isso significa que são 5.570 prefeitos(as) e 5.570 câmaras de vereadores. 
Como a cultura da corrupção esta arraigada nas entranhas na nação digo que não estou sendo leviano em afirmar que não existe uma única prefeitura neste paisinho ridículo que seja totalmente idônea. Podem ter que certeza que nestes rincões do Brasil sempre há um ladrão ou ladra safados ocupando cargos em secretarias de governo e nas câmara municipais.
Se observarmos os dados dos TCE's (Tribunal de Contas do Estado) e TCM's (Tribunal de Contas dos Municípios), todos os anos são divulgadas listas imensas de prefeituras que tem suas contas rejeitadas. Só no Estado do Ceará 72% das licitações realizadas pelos municípios apresentaram irregularidades, em 2016.

Imagino se os TC's fossem órgãos sérios, o que não são, uma vez que seus conselheiros - assim são chamados os seres que que ocupam os cargos e que também devem investigar as contas dos municípios - são indicados pelos governadores dos estados e também pelos deputados estaduais; aí já dá pra imaginar a prostituição. Para ser conselheiro de tribunais de contas dos estados e municípios, não basta ter mais de 35 anos, idoneidade moral, reputação ilibada e notório conhecimento. Deve-se possuir boa influência na política, ops desculpem, quero politicagem, prostituição política.

Só para informar e não perdermos a capacidade de nos indignar saibam os senhores e senhoras que segundo o levantamento do Ministério da Transparência 729 cidades sofreram com desvios de verbas federais desde 2003; prejuízo estimado é de R$ 4 bilhões e mostra ainda que  70% dos desvios nas cidades afetam a saúde e a educação.

...E alguns cantam:

- Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor
Ô,Ô, Ô,Ô,Ô  Ô,Ô  Ô,Ô....

Patético.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Eu tenho um sonho.


Sonho com uma escola em que todos possam se respeitar;
Sonho com uma escola escola em que estudantes, mães e pais possam participar dos conselhos de classe para poderem ouvir os horrores que alguns falam sobre os estudantes, em escolas alhures onde já trabalhei;
Sonho com uma escola onde professores não humilhem os estudantes;
Sonho com uma escola com liberdade de expressão;
Sonho com uma escola sem fogueira de vaidades;
Sonho com uma escola que não seja gaiola;
Sonho com uma escola audaciosa;
Sonho com uma escola que experimenta;
Sonho com uma escola que ama.
Vou atrás deste sonho.
Vou para um presídio.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Alguns seres que passaram pela minha vida.


Eu a vi pela primeira vez na UECE em 1996 d.C. enquanto estudante, militando. Militando pelas grandes questões. 

A encontro hoje depois de tanto tempo.

Sempre aguerrida, sempre atuante, sempre incomodada e sempre militante.
É Mulher, é mãe, é parceira e amante do seu companheiro, é trabalhadora e, como se não bastasse é professora; professora de História.

De História, história de verdade e não aquelas que são vomitadas pela grande mídia e também em alguns livros. É professora de uma história não linear. Não é professora de multimídias, ela não precisa disso. É uma professora que se aproxima e permite que os estudantes se aproximem dela.
Felizes são os que tem a sorte de serem seus alunos.

Muito obrigado professora.


































__________________________________________________________________
 

Professora de línguas;
Língua Espanhola é do seu controle.
Trabalha em instituições privadas e públicas;
no entanto não diferencia os públicos;
não trata a escola pública como bico,
como fazem alguns seres patéticos por aí (CONHEÇO);
suas aulas são sempre de qualidade.
Elegante, sábia e simples como são as mulheres autenticas.
Reflexiva, divertida e como se não bastasse, uma artista.
Foi agraciada uma família abençoada.
Feliz a escola que a tem como profissional.
Feliz sou eu por ter sua amizade.
Vida longa com tudo de bom que mereces.
 ___________________________________________________________________________________
 Esta é Raphaela Esther.

Parece que foi ontem, que esteve comigo no primeiro ano básico A.
Falava pelos cotovelos; fazê-la concentrar-se era um desafio.
O tempo passou; e o aprendizado veio junto:
- Movimento estudantil, grêmio, passeatas, atos, ocupação e poesia.
- Ainda é uma " siri numa lata", mas está se tornando madura, está se tornando uma grande mulher.
Também atendeu aos meus chamados e participou das " besteiras" que as vezes propus..
Não passou desapercebida e jamais passará.
Não sei o que vais fazer, mas como disse para outro jovem que admiro: FAÇA.
Ouça sua família, ouça sua maravilhosa irmã e, se precisar nos ouça também.
Grande abraço, construa sua história e até um dia.



 ___________________________________________________________________
Este é Iano De Oliva Kuhlmann.

Não foi meu aluno;não diretamente.
Mas sempre respondeu aos meus chamados;
para aquelas coisas que vez por outra proponho para a escola.
Meigo, corajoso, um sábio apesar de tão jovem.
Foi uma honra tê-lo conhecido.
Está em São Paulo vivendo.
Está aqui também na minha lembrança.
 __________________________________________________________________________________
 Este é Mesaque Cavalcante.
Inconstante.
O conheci no primeiro ano.
Equivocado que só, mas a observação e a vida o ensinou e o está ensinando.
Crítico e orgasmaticamente irônico; é dos meus.
Tem o meu respeito. Acredita e defende uma escola Laica, diversa, aberta a toda e qualquer ideologia e NUNCA, jamais amordaçada.
Saiu do AB, antes de terminar o terceiro ano; foi para o IFCE.. trancou... e agora foi para a UFC.
Não sei o que vais fazer... mas FAÇA.
Vida longa com muito respeito e dignidade.

___________________________________________________________________________________

 Esta é Karla Ramos.

Nossa querida Karlinha.

A conheci em 2006.
Foi aluna do AB.
Sempre atenta;
Sempre simples,
Sempre elegante,
Sempre disposta a ajudar.
Pra mim é uma das pessoas mais dignas e discretas que conheço.
Trata bem anjos e demônios.
Gosto muito quando ela me chama de " seu Henrique".
Não imagino o AB sem ela.

 
Meu respeito, meu carinho e minha gratidão.
Vida longa minha cara; com muita saúde e paz.

_____________________________________________________________________________________
 Esta é Nicole Keite.

Minha grande menina-mulher.
Tentaram te humilhar;
Tentaram debochar de ti;
Tentaram rir de ti;
Tentaram, os idiotas sempre tentam.

Os grandes seres voam e conseguem.
És grande, és imensa e tens ASAS.
Vida longa na universidade princesa.

____________________________________________________________________________________
 Esta é Arminda Serpa.

Meiga, delicada e simpática.
Sábia, inteligente e poetisa.
E, como se não bastasse, professora.
E, como se não bastasse, vai para o doutorado.
Parabéns jovem senhora.
Muito lhe gosto.
Muito lhe respeito. 



_____________________________________________________________________________________
 Esta é Maria Laura Furtado Lobato. Cria do Cosmos.

Professora de Histórias; as conta ao redor da fogueira.
Veio da Amazônia para o Ceará; Para a escola pública; para as lutas. É contra tudo: falsidade, golpes, Temer, preconceitos, machismo, intolerâncias, xenofobia, neoidiotasnazistas...
Tem troncos de árvores dentro de Casa.

 ___________________________________________________________________
 Esta é Jéssica Oliver

Cria da vida.
Esta prestes a encerrar sua passagem pelo AB.
Uma das estudantes "porra-louca" mais sábias que já conheci.
Sem papas na língua, assume o que faz e sabe o que faz.
É uma sobrevivente.
Vive com tesão e terminará o ensino médio com dignidade.
Vá mulher, continue perturbando os hipócritas aonde quer que fores; quem sabe um dia aprendem.
Tudo podes, mas nem tudo lhe convém.
Grande abraço. Honrado em lhe conhecer.
Tem o meu respeito.

___________________________________________________________________________________
Este é David Basílio Di Melo.

Graduando de Licenciatura em Geografia.
Estagiando no AB, acompanhando
e me observando e já se envolveu com as rotinas e os projetos da instituição. 
E eu sou o professor supervisor;
Ah coitado; como todos sabem eu não dou aula.
Conto histórias e elas são patéticas.
O mesmo é: observador, atencioso, curioso, estudioso
e divertido. Além de ser um percussionista e brincante do Maracatu.
Percebo que tem tudo para se tornar um ótimo professor. Espero que o valorizem no seu labor. Vida longa.
 ___________________________________________________________________________________
  Esta é Laynara Sousa.

 A conheci este ano. É uma das minhas alunas do AB.
Ouve muito e fala pouco.
Discreta e atuante dependendo da situação.
Percebo uma fonte de atitude e sabedoria que o tempo poderá aprimorar.
  Vida longa moça, ao lado dos seus. Com muita luta, bom senso, senso crítico e alegria.
__________________________________________________________________________________
Esta é Nani Silva.

Mas gosto muito do seu nome inteiro Glayciany.
Minha ex-aluna;
parceira de histórias, parceira de ideias, parceira de ideais.
Cria da Escola Pública,
Cria da História,

Cria da Arte,
Cria do Levante,
Cria do Gema,
Cria da Vida.
E, agora é uma cria que vai dar cria.
E isso é maravilhoso.
E, eu vou ver isso.
E, se precisares de mim, pode me chamar
.

______________________________________________________________________________________

 Esta é Marina Thé.


Sensata, discreta, atleta;
curiosa da vida e buscante do desconhecido.
A respeito e a admiro.
Vivente da vida e amante da matemática.
Cria da escola pública.



 __________________________________________________________________


 Esta é Evelyne Lima.

Nascida na dificuldade;
Criada na dificuldade;
Vivendo na dificuldade.

Cria da Escola Pública;
Cria da Universidade Pública.

Minha ex-aluna no AB, minha parceira de grupo,
minha ex-estagiária, minha substituta ...
minha amiga.

   Que Deus lhe abençoe e lhe guarde.
Vida longa e carregada de lutas e vitórias.

Muito obrigado por fazer parte da minha vida.
____________________________________________________________________________________
Este é Felipe Monteiro.

Foi um " Black Bloc" na década de 80.
Tive a grata satisfação de encontrá-lo na UECE em 1995 d.C.
Sua condição física nunca o impediu de conquistar o mundo sempre com elegância e sabedoria.
Ele é quase cego dos olhos, no entanto vê melhor que os morcegos.

Lecionou em grandes instituições escolares públicas e privadas.
É geógrafo, é espeleólogo, é mestre e agora professor do IF.
Professor de Geografia, Geógrafo da Semace, lutou contra seu desmonte promovido pelo governo Cid Gomes, ajudou a construir a coordenação do AB, é pai de dois brilhantes meninos e tem uma dedicada esposa.
É também um defensor da escola pública de qualidade.
É meu amigo, uma das pessoas que ajudam a cuidar de mim.
É um daqueles homens que é sempre bom te-lo por perto.
É um Sathya Sai Baba.


Felipe Monteiro, continue sua bela história.
Ajude a formar formadores.
Vida longa meu querido.

_____________________________________________________________________________

Esta é Isaura Bezerra.

Uma das mulheres mais sábias que tive a honra de conhecer.
Mulher, mãe, esposa e como se não bastasse, professora.
Professora de Língua de Portuguesa; que mostra a beleza da fala, da escrita e da expressão.
Está para além dos mecanicismos da língua e das receitas prontas, coisas típicas dos medíocres. Esta para além das " competências" I,II,III,IV e V.
Desenrolada, desencanada, autêntica, acolhedora, honesta e com uma simplicidade elegante que somente as grandes mulheres possuem; e acima de tudo defensora de uma escola laica, diversa, aberta a toda e qualquer ideologia e nunca, JAMAIS AMORDAÇADA.

Isaura, se aposentou da educação pública.
Perde o AB, perdem os estudantes, perde o Estado.
Vai viver outras aventuras em outros espaços.
Felizes são aqueles(as) que tiveram a honra em ter assistido suas aulas.
É insubstituível!
Muito obrigado Professora.
 ____________________________________________________________________________________

 Professores são sempre professores.

Abaixo: Janete, Uchoa, Francineudes, Ana Maria e Mariano (todos aposentados). Desse grupo só restam Neyla e eu, ainda perambulando na ativa.
 _________________________________________________________________________
Esta é Roselea Pires.

Uma das mulheres mais centradas que já conheci na minha vida.
Uma das mulheres mais simples que já conheci na minha vida.
Uma das mulheres mais elegantes que já conheci na minha vida.
Uma das mulheres mais discretas que já conheci na minha vida.

Professora de gerações, inclusive de crianças.
Professora reflexiva que estuda, que pesquisa,
que se prepara para entrar em sala de aula.
Professora que ouve e que respeita os estudantes.
Voz mansa e macia como a pele dos felinos.
Humor simples e surpreendente em momentos inesperados.
Tenho-lhe imenso apreço.
Tenho-lhe imenso respeito.
Tenho-lhe imensa admiração.
Tenho-lhe imensa gratidão.
Roselea Pires, se aposentou.
Foram 15 anos de trabalho só no AB.
Roselea Pires vai voar por outras paisagens.
Roselea Pires vai viver outras aventuras.
Grande abraço minha amiga.
Muito obrigado Rose, muito obrigado:
- Por me ouvir,
- Por me cutucar,
- Por me ajudar,
- Por me ensinar,
- Por também cuidar de mim.
Sejas feliz!
O Ceará te deve, o país te deve,
o mundo te deve e, eu te devo também,
não nego e nunca poderei te pagar.
Agora vá namorar. Um beijo no seu coração.
_________________________________________________________________________
 Ainda estou na Educação porque ainda acredito.
Ainda acredito porque encontro pessoas que também acreditam.
Ainda vejo vontade, ainda vejo desejo, ainda vejo sonho.
Ainda vejo paixão, ainda vejo tesão.
Ainda vejo elegância, ainda vejo alegria, ainda vejo ousadia.
Ainda encontro pessoas capazes de inspirar.
Ainda encontro pessoas capazes de lutar, capazes de amar.
Encontro este rapaz,
Este é Israel Marques:
Tem meu carinho, tem meu respeito,
sabe o que já fez e o que precisa ser feito.
Contestar sempre com sabedoria e doçura,
mas, se preciso for não faltará bravura.
Vida longa jovem. 


________________________________________________________________________
Este e Solonildo Almeida da Silva.

Filho de pobres,
Fillho de trabalhadores.
Cria da Escola Pública (Estudou no AB)
Cria da Universidade Pública (Estudou na UECE)
Foi professor da Educação Básica (Trabalhou no AB)
Hoje é professor da Educação Superior (Trabalha no IFCE).
Hoje é Doutor. Contibui para formar professores.
É marido e pai. É um homem honesto e trabalhador.
Também é defensor de uma Educação Laica, diversa, aberta ao diálogo com toda e qualquer ideologia e NUNCA, jamais amordaçada.
Estudamos juntos e trabalhamos juntos.
É meu amigo.  
Vida longa doutor.

 _________________________________________________________________________________