quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

" Cidadãos de bem" assassinos.

Senhores e senhoras, o miolodohenrique é um espaço para expor ideias; é um espaço de denúncias; é um espaço para reflexões.

Divulgamos nesta ocasião, uma breve análise feita pelo professor Leandro Karnal, de mais um crime ocorrido na cidade de São Paulo, onde dois " jovens cidadãos de bem" tentam agredir um travesti e como não conseguem, perseguem e agridem até a morte um homem que tentou defendê-lo.    
   
"Dois homens agrediram travestis. Um ambulante defendeu as vítimas e foi espancado até a morte, em pleno metrô de SP. Detalhe importante: Chutaram o homem muito e depois de alguns segundos, voltaram para chutar mais. Não foi apenas um impulso, um momento, mas um ódio estrutural. Ate aí, infelizmente, crimes de transfobia e de ódio são muito frequentes. Pouco há a acrescentar à imbecilidade do humano. Mas um dos algozes de Luiz Carlos Ruas disse que não se considerava uma pessoa má, que era do "bem". Os assassinos Alípio Rogério Belo dos Santos e Ricardo Martins do Nascimento talvez pertençam a esta omissão do eu que marca nosso mundo líquido. Agridem travestis espancam um trabalhador até a morte mas... não se consideram maus ou dignos de punição. Há muitas questões envolvidas. Voltamos à banalidade do Mal que a grande Hannah Arendt descreveu. Se a vítima fosse a travesti e não um vendedor casado haveria a mesma comoção? Estamos perdendo todo a noção de responsabilidade diante dos atos? Estamos decidindo quem são as pessoas que merecem luto e as que não merecem? Será que racistas, homofóbicos, transfóbicos, espancadores de mulheres e outros quejandos se consideram pessoas de bem? Será que aquele cometa do filme Melancolia estaria muito longe?"

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Dom Paulo Evaristo Arns - Um verdadeiro pastor entre as carniças da alcateia.

É, parece que as pessoas de bem estão fazendo a passagem e os cultuadores do mal querem proliferar.

É, parece que os verdadeiros pastores vão para o cosmos e os falsos pastores ficam por aqui esbravejando mentiras e enganações nos canais de televisão.

Este 2016 foi realmente um ano muito ruim, salvo para os ladrões que ocupam as cadeiras do Congresso Nacional, as assembleias estaduais, as câmaras municipais e as prefeituras por esse Brasil afora. 

Para aumentar nossa pobreza o universo chama para si Dom Paulo Evaristo Arns, um verdadeiro pastor entre as carniças da alcateia.

No Brasil, sua atuação pastoral foi voltada aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base (CEB) nos bairros, principalmente os mais pobres, e à defesa e promoção dos direitos da pessoa humana. Foi bispo e arcebispo de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Destacou-se por sua luta política contra as torturas praticadas pela ditadura, para que documentos não fossem eliminados, e também a favor do voto, no movimento Diretas Já. 

Sua atuação contra a repressão da ditadura ganhou destaque já em 1969, quando passou a defender seminaristas dominicanos presos por ajudarem militantes opositores. Três anos depois, como presidente da Regional Sul-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após um encontro com todos os bispos do estado de São Paulo em Brodósqui, liderou a publicação de “Testemunho de paz”, documento com fortes críticas ao regime que ganhou ampla repercussão.

Em março de 1973, presidiu a “Celebração da Esperança”, em memória de Alexandre Vannucchi Leme, estudante universitário morto pela ditadura. No ano seguinte, acompanhado de familiares de presos políticos, apresentou ao general Golbery do Couto e Silva um dossiê sobre os casos de 22 desaparecidos. Em outubro de 1975, celebrou na Catedral da Sé o histórico culto ecumênico em honra de Vladimir Herzog, jornalista morto pelo regime. Em 1978, apoiou o Movimento contra o Custo de Vida, que protestava contra a carestia.

- Esse cara era muito louco ou muito, muito corajoso.

Entre 1979 e 1985, coordenou com o pastor Jaime Wright, de forma clandestina, o Projeto Brasil: Nunca Mais. O trabalho foi realizado em sigilo e o resultado foi a cópia de mais de um milhão de páginas de processos do Superior Tribunal Militar (STM). Entre outros episódios de sua trajetória, destacam-se sua atuação contra a invasão da PUC comandada pelo então secretário de Segurança, coronel Erasmo Dias, em 1977; e o planejamento da operação para entregar ao presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, uma lista com os nomes de desaparecidos políticos.
Em 1972, criou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo. Incentivou a Pastoral da Moradia e a Pastoral Operária. Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância, com o apoio da irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.
- Evaristo Arns e Zilda Arns, como é possível dois seres transcendentais nasceram na mesma família?

Ao lado de outro louco, corajosos e santo Dom Elder Câmara 
Ao lado de outro louco, corajoso e professor revolucionário Paulo Freire
  
Ao lado da outra louca sua irmã, corajosa, amorosa, filantropa a médica Zilda Arns.

Todos loucos.
Só loucos ou sonhadores lutam por reforma agrária.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Feliz Natal! E uma salva de palmas para o capitalismo!

'Invisíveis até na morte': a luta de um morador de rua para evitar que sua mulher fosse enterrada como indigente.

"Eu cuidava dela, a gente ia se cuidando". Todo dia penso na Ana Paula, não é fácil perder o amor da gente", lamenta o cearense Cláudio Oliveira, de 48 anos, em meio a garrafas velhas e uma barraca de camping numa praça de Fortaleza.

 - Para não se deu ao trabalho em olhar, tal barraca, tal casal, tal praça, tal MORTE fica no Bairro de Fátima entre a avenida Luciano Carneiro e a rua Mário Mamede; tem-se de um lado o Quartel do Exército Brasileiro - Como é mesmo o slogan do Exército? Ah, " BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA"! E mesmo na frente da praça tem um órgão do Todo Poderoso Poder Judiciário. Ah, e bem perto também está uma escola muito conhecida chamada Governador Adauto Bezerra. Eu os conhecia e conversei muitas vezes com os dois. H.G.L.)


Leia a reportagem completa em: 

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38095909?SThisFB

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Feliz Natal!

Feliz MATAL.
Oh, desculpem-me feliz MORTAL,
Oh, desculpem-me feliz BOSTAL,
Oh, desculpem-me feliz MERDAL,
Oh, desculpem-me feliz CAGAL,
Oh, desculpem-me feliz CAPITALISMO!
Felizes os convidados para a ceia do senhor!