domingo, 28 de junho de 2015

Sobre o Professor Diretor de Turma - Algumas considerações

O Projeto Professor Diretor de Turma que existe nas escolas públicas estaduais tem pontos positivos. É claro que oportunizar um maior contato de estudantes com professores sempre será algo benéfico. Destinar carga horária para que professores possam ouvir mais seus estudantes e familiares, poder orientá-los no que for possível e preparar aulas voltadas as grandes temáticas do ser em sociedade é uma ação pedagógica de grande relevância.

No entanto:

O Projeto Professor Diretor de Turma tem seu lado negativo, muito negativo. Primeiro, o diretor de turma não é assistente social, não é psicólogo, não é terapeuta e não tem formação nem as condições objetivas para atender as demandas que surgem quando se vê mais de perto a vida dos estudantes.

O que fazer com estudantes violentados sexualmente dentro de suas casas?
O que fazer com o estudante com tendências suicidas? 
O que fazer com o estudante que passa fome?
O que fazer com o estudante que falta por não ter o dinheiro para a passagem?
O que fazer com o estudante viciado em drogas?
O que fazer com o estudante em conflito com a lei?
O que fazer com o estudante que trabalha para o tráfico?
O que fazer com o estudante que vem armado para a escola?


- Acolher, abraçar, respeitar é única coisa que posso fazer desculpe-me. 


No máximo, oriento as instituições que podem interferir com mais objetividade. Mas é frustrante, pois esses lugares não funcionam. 

O Projeto Professor Diretor de turma tira do Estado a responsabilidade de formar equipes multidisciplinares constituídas por profissionais especializados para dar a assistência e a rede de proteção necessárias para esses jovens e suas famílias. Muitas das vezes o diretor de turma fica sem saber e sem poder fazer nada. Acaba sofrendo junto e sozinho com estudante.

Contudo, é um projeto interessante. Eu fui Professor Diretor de Turma.

Na rotina da escola também ocorrem alguns equívocos. Tem gente que pensa que o diretor de turma é a salvação da lavoura e que tem que resolver todos os problemas da sala, como se cada profissional não tivesse sua cota de participação. Ocorrem coisas que para mim são absurdos pedagógicos. 

Infelizmente tem professores com os seguintes comportamentos:

- Acham que o diretor de turma tem ser um verdadeiro leão de chácara;
- Não consegue ministrar aula por causa do barulho na sala, chama o DT;
- Os alunos não trazem o livro para a escola, chama o TD;
- O estudante é calado, só pode ter problemas chama o DT;
- O estudante fala muito,só pode ter problemas chama o DT;
- Os alunos não voltam logo pra sala, chama o DT;
- Os alunos não entregam os trabalhos, chama o DT;
- A turma é cheia de "panelinhas", é problema, chama o DT;
- O estudante usa o celular em sala, chama o DT;
- As alunas se maqueiam em sala de aula, chama o DT;

E por aí vai...

Meu comentário:

O Professor Diretor de Turma pode até ajudar com essas "coisinhas", mas na minha modesta opinião o" profissional" que vive sempre reclamando dessas "coisas" e não as resolve em sala e passa a responsabilidade para o DT e vem sempre com esta mesma ladainha para cada conselho de classe, só pode significar uma "coisa": AINDA NÃO APRENDEU A GERIR UMA SALA DE AULA. E se o diretor de turma for cair na besteira de querer dar uma sugestão para esse "colega" tá lascado, ganha um(a) inimigo(a) pra o resto da vida. 

Eu fui diretor de turma, sei o que estou dizendo.

O que devo fazer quando o estudante chega e diz, professor, o(a) professor(a) X chamou-me de RETARDADO na sala, o(a) professor(a) Y, afirmou que os gays vão para o inferno, não podemos fazer uma pergunta que o(a) professor(a) Z se incomoda,  o(a) professor(a) X2 atende o celular em sala a qualquer hora e a qualquer momento, o(a) professor(a) Y2 assedia MORAL E SEXUALMENTE estudantes,

E por aí vai...  Contudo, é um projeto interessante.

Tenho certeza que fui ou sou um professor diretor de turma muito sem futuro, pois: 

Nunca expulsei um aluno da sala de aula. Nunca passei aquela lista de exercícios gigante onde apenas alguns gatos pingados fazem o resto da turma copia e todos ganham o desejado ponto. Nunca tirei ponto de alunos. Nunca enchi o quadro de texto, exercícios e tarefas me sentei fiquei esperando o tempo passar. Quase não uso Power Point. Canto e as vezes até danço na sala de aula. Não tô nem aí para as " panelinhas" deste que estejam sem tampa e eu possa entrar nelas também. O estudante pode ficar até de " bunda pra cima" desde que preste atenção está tudo bem. Faço círculos, levo os alunos para o jardim, faço dinâmicas de grupo, não dou pontos, sou muito informal nas expressões, meu diário é incompleto, falo muito, gosto de projetos colaborativos, trato bem cristãos e adoradores do diabo. Respeito e não me incomodo com a sexualidade de ninguém e nem faço comentários pejorativos. Sou totalmente passional, nunca fico em cima do muro e não falo mal dos meus colegas professores para os alunos.

É, sou realmente um professorzinho insignificante, incompetente, sem moral, desorganizado, fresco, fraco, enrolão e tudo mais de coisas legais que os senhores e senhoras gostarem de dizer.

Um cheiro.
Henrique Gomes de Lima.

   

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Não percam: Distribuição de toletes consagrados e abençoados.

Este texto dá continuidade a ideias anteriormente descritas. 
(A fé, o dedo e a língua - 22/06/15).  
Trato da hipocrisia e da total falta de fé que estão presentes em praticamente todas as atuais igrejas do mundo. 
Que a igreja católica é carregada de tradições que bebem no paganismo ( se é que existe) e também é cheia de símbolos e simbolismos todo mundo sabe.
O que poucos percebem é que as igrejas neopentecostais atualmente estão deixando a igreja católica no chinelo quando o assunto é Idolatria.
Idolatria é definida nas mais diversas literaturas como a prática de adoração a "ídolos", valores e ideias em oposição à adoração a um DEUS MONOTEÍSTA
A idolatria é considerada um dos maiores pecados nas religiões abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo). É um termo originalmente de cunho religioso e duramente condenada por certas religiões cujos ritos não incluem imagens de ídolos ou outros objetos. A Bíblia, a Torah e o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. 

Eu não "tô" nem aí para quem se prostra ou deixa de prostrar diante de uma imagem ou de um tolete de bosta. O que não dá para engolir é o discurso de algumas "igrejas-empresas" evangélicas que " tacam o pau" na Igreja Católica e que na minha opinião estão fazendo muito pior: enganando mais, mentindo mais, alienando mais e roubando mais.

Essas tais igrejas criam cada "coisa sagrada" e "abençoada", que temos que rir pra não chorar. Existem:


O óleo abençoado e consagrado;
As vassouras - acredite - Vassouras abençoadas e consagradas;
A água do Rio Jordão abençoada e consagrada;
O pingente da lamparina abençoado e consagrado;
A chave da vitória abençoada e consagrada;
O cajado da vitória, abençoada e consagrado;
O sal consagrado e abençoado;
A rosa consagrada e abençoada;

...... e por aí vai.....

Gente, tem um "pastor" por aí, que auto intitula-se " apóstolo", que sua muito e o mesmo fica enxugando-se com um mulambo de pano. Pois este pedaço de pano é distribuído aos fieis como algo milagroso! 

- Jesus tenha misericórdia!

É tanta coisa abençoada a consagrada por aí que eu também vou entrar nesse negócio. Vou distribuir, depois de uma singela contribuição financeira é claro, a réplica da "bunda popozuda abençoada e consagrada ". Vou ficar milionário.

É tanta gente sem fé que vou também distribuir o tolete de bosta abençoado e consagrado.  

E só para ilustrar:



Tolete de bosta abençoado e consagrado.


quarta-feira, 24 de junho de 2015

ESTOU APRENDENDO MACUMBA.

Já afirmei em textos anteriores que "contra a ignorância não há defesa". O ignorante se fecha a qualquer diálogo e a única linguagem que conhece é a violência esta, expressa nas mais diversas formas seja com palavras, gestos e agressões físicas e até mesmo o assassinato.     

Um dos últimos trágicos e vergonhosos exemplos aconteceu agora em meados do mês de junho Brasil, quando uma menina de apenas 11 anos que saída de um culto de Cambomblé foi apedrejada por fanáticos religiosos que vergonhosamente também estavam com a Bíblia na mão e com suas bocas imundas e sujam falavam o nome de Jesus, imaginem!

Graças a Alá, a Deus, a Zeus e a todos os Orixás a menina sobreviveu. Em seu depoimento a mesma disse:   

“Achei que ia morrer. Eu sei que vai ser difícil. Toda vez que fecho o olho eu vejo tudo de novo. Isso vai ser difícil de tirar da memória”, afirmou Kayllane Campos, uma menina de onze anos, ferida no domingo dia 14 de junho, quando saía de uma cerimônia de candomblé em um subúrbio carioca, com sua avó e outros participantes, todos vestidos com as roupas brancas de santo.
 
Dois jovens agrediram o grupo atirando pedras, e brandindo a Bíblia gritavam: “É o diabo, vai para o inferno, Jesus está voltando”. Uma das pedras atingiu Kayllane na cabeça e lhe deixou um grande corte que sangrou muito. Os dois agressores fugiram de ônibus.

Como professor tenho o dever e a obrigação de dar uma contribuição para que cada indivíduo forme seu conhecimento e trabalhe para a construção de um mundo melhor. 

Inicio mostrando na verdade o que é MACUMBA

Árvore considerada sagrada da África  sua madeira é nobre e muito resistente; é também onde pessoas se reuniam para fazer suas orações e também para transmitir os conhecimentos através da oralidade.   

Macumba também é nome de um instrumento de percussão, uma espécie de reco-reco. Macumbeiro é o tocador desse instrumento. 


Fig. 01 - Árvore africana Macumba


Fig. 02 - Instrumento musical Macumba

terça-feira, 23 de junho de 2015

Para que serve a boca?

Boca pra que te quero boca. Minha mãe sempre diz que a gente deve ter boca de siri; quando conheci um siri aí eu descobri o porque. Quando criança era sempre recomendado a não ter boca suja, hoje senil, percebi que este conselho não funcionou para mim. Além de boca suja também tenho boca de praga. 
  
A boca faz parte do sistema digestório como abertura anterior do tubo e onde inicia-se o processo da digestão. Geralmente localiza-se na parte frontal da cabeça do animal. A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato,bochecha e lábios. Mas vai muito mais além disso.

A boca é simbólica. A boca é sexy, sexual, imoral, amoral. Ela fede. Ela cheira. Ela come mas também vomita. Ela chupa, ela cospe, ela beija, ela ri e sorri. 

A boca canta e encanta, acalanta e acalenta. Pode emitir dádivas, bradar aos ventos e clamar por atenção, por audição, por clemência, por audiência e por bênçãos.     

Boca de lobo, boca de sapo, boca do inferno, boca santa,  boca de siri, boca suja, boca do cú...


Qual é a sua?  

segunda-feira, 22 de junho de 2015

A fé, o dedo e a língua.

Desde que surgiram as religiões a violência no mundo aumentou exponencialmente. Muito povos e nações começaram a matar outros povos e nações em nome de "Deus".

As Cruzadas, as "Guerras Santas", a colonização cultural nada mais são que o vômito da ignorância e a busca frenética pelo controle e poder; é Geopolítica pura e simples.

Para além das religiões contaminadas por suas tradições pagãs venho aqui falar e defender a FÉ.



Mas o que é fé?

Segundo a literatura a fé é uma palavra que significa confiança, crença e credibilidade. A fé é um sentimento de total de credulidade em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade e a existência desse algo ou desse alguém. Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade.

Vejo a fé como algo sublime, belo e cheio de simbolismos e carregado de energia: energia vital, energia emocional, energia quântica, energia sobrenatural.... 

A fé é algo individual, pessoal, íntimo e está para além de qualificações, especificações e juízos de valor.

É como dizem: a fé remove montanhas e a fé cura.

É maravilhoso  o indivíduo que tem fé.

É fétido o indivíduo que quer enfiar sua fé guela a baixo nos outros.
É carregada de demônios a criatura que desqualifica, desdenha e debocha da fé do seu próximo.
Mas a fé não pode  alienar. A fé não pode cegar.

 Seria fé algo utópico?


Saibamos viver a fé. Tomemos cuidado para não ficarmos mensurando quem tem " fé demais" ou " fé de menos". A fé não esta nem na ponta do dedo nem na ponta da língua. E por falar em dedo e língua:

O dedo aponta,
O dedo arranha,
O dedo coça,
O dedo fere,
O dedo enfia.
A língua acusa,
A língua abusa,
A língua cospe,
A língua lambe.
Então senhor e senhora metidos a bestas e arrogantes:

Enfiem o dedo e engulam a língua no local do seu corpo que lhes der mais prazer.

Com carinho: Henrique Gomes de Lima. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Atenção intolerantes, NÃO SE REPRIMA!

Nestes tempos onde o preconceito de todas as formas e a intolerância campeiam pelo planeta vamos curtir MENUDOS.

Não Se Reprima 

Canta, dança, sem parar
Sobe, desce, como quiser
Sonha, vive, como eu
Pula, grita, ô ô ô ô ô ô...

Não segure muito teus instintos
Porque isso não é natural
Sai do sério, fala Alto, dá um grito forte,
Quando queira gritar
É saudável, relaxante, recupera
E faz bem a cabeça
Por isso
canta, dança, grita ô ô ô ô ô ô ô

Vá em frente, entra numa boa
Porque a vida é uma festa
Não controle, não domine, não modere
Tudo isso faz muito mal
Deixe que a mente se relaxe
Faça o que mandar o coração
Por isso
canta, dança, grita ô ô ô ô ô ô ô

Não se reprima
Não se reprima
Não se reprima

Não se reprima
Não se reprima
Pode gritar

Não se reprima
Não se reprima
Não se reprima

Dança, canta, sobe, desce, vive, corre e pula como eu!

Canta, dança, sem parar
Sobe, desce, como quiser
Sonha, vive, como eu
Pula, grita, ô ô ô ô

Chega de fugir, de se esconder
E de deixar a vida pra depois
Não persiste mais, se o mundo gira,
O tempo corre, nada vai te esperar
Entra de cabeça nos seus sonhos
Só assim você vai ser feliz
Por isso canta, dança, grita, ô ô ô ô ô ô

(Refrão)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Para que serve a Bunda?

Ouvi uma música de axé que dizia em sua " poética":  

" La vai a bunda passeando pela feira,
  vai conduzindo Raimunda orgulhosa.

Anatomicamente, a bunda é um conjunto de quatro músculos que têm a função de sustentar o quadril e movimentar as pernas. Como o ser humano anda em pé, essa região ficou   mais ressaltada; nos animais quadrúpedes, a bunda se mescla à curvatura natural do resto do corpo. Outra função dos glúteos é proteger o quadril na hora de sentar. Por ser uma espécie de almofada natural, essa é uma das regiões do corpo que mais acumula gordura.

Mas o que faz da bunda uma das regiões mais comentadas é o seu simbolismo.

“Ela está associada à fertilidade e à sedução”, diz a antropóloga Mirela Berger, especialista em estudos do corpo e doutoranda na Universidade de São Paulo. “Os homens vêem as mulheres de quadril grande como boas reprodutoras. Por possuir muita gordura, a bunda também se relaciona à saúde e à prosperidade.” Não é à toa que as danças sensuais abusam do rebolado.

Certa vez o Programa " Fantástico" da Rede Globo fez uma reportagem sobre bunda de homem. Na ocasião colocaram vários homens de costas e de sunga. Haviam bundas de todos os formatos: grandes, pequenas, gordas, magras, arrebitadas, achatadas..

Nas bundas grandes e arrebitadas colocaram também placas com os adjetivos: cafageste, preguiçoso; já nas bundas mais magras haviam tarjetas com os nomes: trabalhador, sincero, fiel.

Logo em seguida se aproximavam mulheres e escolhiam os homens que mais lhe agradam. Nenhuma escolheu os homens fieis, sinceros e trabalhadores.

Deixo vocês agora com o clássico dos emboladores Cajú e Castanha
O poder que a bunda tem.

  

A Diáspora, o grande Êxodo, a invasão dos "Bárbaros", as Cruzadas, a Guerra Fria...esta tudo acontecendo de novo.

O deslocamento de pessoas sobre a superfície terrestre sempre esteve presente na história da humanidade. Podemos dizer que começou com a expulsão de Adão, Eva, o pé de maçã e a cobra coitada, do paraíso, que a propósito era na África.

A saída da população da sua região ou país de origem, de partida, em direção a outra região ou país de chegada, de destino, com a intenção de aí residir, dá origem aos movimentos migratórios. Ao longo dos anos, os movimentos migratórios, quer internos quer externos, foram influenciando as características demográficas e sociais dos mais diversos países.
As migrações têm quase sempre as mesmas motivações: a fuga a pobreza, o desemprego, a destruição do meio ambiente, a guerra, a violência, a perseguição politica ou religiosa.
As motivações ou causas das migrações podem ser agrupadas em:
- Econômicas: o desemprego, o subemprego, os baixos salários, a pobreza, o baixo nível de vida levam a população a procurar noutros países ou regiões melhores condições de vida. E a causa econômica que mais tem contribuído para os movimentos migratórios, sobretudo de países pobres e em desenvolvimento, para os mais desenvolvidos.
 - Naturais: as catástrofes naturais, como as secas, as inundações, as erupções vulcânicas, os sismos, obrigam, quando muito intensas, a população a deslocar-se para outros locais.
- Socioculturais: o desejo de uma maior realização profissional, associada a melhoria da instrução ou a especialização, tem contribuído para o aumento da saída de pessoas, por exemplo, para estudar no exterior, ou para trabalhar em grandes centros de investigação científica ou empresas de vanguarda. Este fenômeno tem ficado conhecido como "fuga de cérebros".
Bélicas: as guerras, a existência de regimes políticos ditatoriais tem motivado a população a procurar refúgio no estrangeiro para evitar perseguições e represálias.
Religiosas: as perseguições religiosas ou os conflitos étnicos tem levado a saída da população para outros países, por questões de segurança.
Atualmente em pleno século XXI no mundo que se declara "civilizado" onde todo o espaço geográfico é um meio técnico-científico-informacional e vivemos na "sociedade do conhecimento" nunca se matou tanto, nunca se excluiu tanto, nunca se humilhou tanto, nunca se explorou tanto, nunca se destruiu tanto.
Os europeus, depois de terem sugado e roubado as riquezas africanas e ainda revirado e colocado de cabeça pra baixo todas as relações sócioculturais milenarmente construídas, estão agora cuspindo no prato que comeram. Erguendo muros e até mesmo agredindo fisicamente os flagelados do neoliberalismo, o expurgo da globalização, o lixo humano em que foram transformados os pobres do mundo.
Africanos, asiáticos, latino americanos além dos povos ainda tradicionais do planeta são estorvo, são um incômodo, são um problema, são escória, são bárbaros portanto, deixemos morrer afogados nos mares e oceanos, deixemos que sufoquem nos porões e containers ou que se matem em conflitos internos criados pelos próprios imperialistas.

E renascem os feudos do mundo moderno com as mesmas pontes levadiças e muralhas inexpugnáveis com seus guardas armados e com armaduras além do sistema interno de defesa. Dentro desses feudos tem-se de tudo e quando as mercadorias de acabam baixa-se a ponte para os mercadores e vai-se no mercado sempre nos arredores. 

Não meu povo, não estou falando da Idade Média estou falando do mundo dos Resorts e dos Condomínios fechados. 
E como se não bastasse Estados Unidos e Rússia desfilam prepotência e arrogância em forma de armas nucleares.

Viva o  mundo civilizado!     

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Contra a ignorância não há defesa.

Não  é possível dialogar com uma pessoa ignorante.  Quem se fecha ao diálogo, só conhece o ataque, a agressão e o fanatismo a cegueira o torna disseminador de violência.

Todo  puritano é hipócrita,  todo sectário  é um potencial assassino e todo preconceituoso tem desejos, fobias e taras internas que só se revelam na intimidade de seus quartos e nas teclas do seu computador na internet proibida.

Queria ver os protetores da moral e dos bons costumes da sociedade brasileira protestarem contra as propagandas que colocam as mulheres apenas como objetos sexuais ou coisas para serem consumidas.

São esses defensores da sociedade brasileira que nas madrugadas deixam suas namoradas e esposas e vão "pegar" travestis que estão nas avenidas da cidade sendo prostituídos.

São os puritanos e santos do pau oco que abusam de crianças e adolescentes dentro de suas próprias casas e são ao mesmo tempo defensores da redução da maioridade penal.

São os defensores da paz e dos bons costumes que alimentam o tráfico ao comprarem drogas para alimentar seus vício.

São os defensores da normalidade que preferem crianças abandonadas nas ruas e estupradas por seus pais do que verem as mesmas serem adotadas por casais homossexuais.

São dos defensores da moral os mesmos que "brincam" dizendo que vão deixar suas esposas que possuem 30 anos e trocarem por duas de 15 anos;  são os pegadores das " novinhas".

Cuidado senhores e senhoras a maioria dos nossos pastores são viciados, doentes sexuais e mentais que pregam uma coisa e fazem outra.

Quase não compro perfume, pois meu suor é muito cheiroso. Mas vou tornar-me cliente da Boticário só espero que ela não seja tão destruidora da natureza como a Natura.


quinta-feira, 4 de junho de 2015

São tantas coisas...

Depois de dois meses sem discorrer minhas diarreias mentais, não sei bem por onde começar mas, ... vamos tentar.

FIFA.

Muito obrigado, mas não quero seu PADRÃO DE QUALIDADE!

- Padrão para usurpar, muito obrigado,
- Padrão para enganar, muito obrigado,
- Padrão para corromper, muito obrigado,
- Padrão para excluir, muito obrigado,
- Padrão para roubar, muito obrigado.

Por que Ricardo Teixeira não esta PRESO?
Por que João Havelanje não esta PRESO?

Tomara que o MAIOR DE TODOS - FERROVIÁRIO - não esteja envolvido.

Viva SÓCRATES!

VERBAS PARA EDUCAÇÃO.

FIES, PROUNI, UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS, BOLSAS...

Cadê o dinheiro do Pré-sal?
Falta papel e a merenda esta acabando na minha escola,
Condições de trabalho cada vez mais precárias,
Salários dos professores cade vez mais defasados,

- ARRE ÉGUA!

REFORMA POLÍTICA.

Patética! Mantiveram o financiamento privado de campanhas. Agora o dinheiro será depositado diretamente nas contas do Partido. Mas difícil de rastrear, mas mais fácil de roubar!

Os Partidos de aluguel foram protegidos.

E, neste ínterim...

Foi aumentada a verba parlamentar,
Vai ser construído um shopping no congresso,

Viva Eduardo Cunha, o novo DITADOR DO BRASIL!!!

Cadê os manisfestante das ruas?

- Ridículos quem pensam que a culpa é só da Dilma!

Festa do Pau da bandeira em Barbalha/Ce.

Um monte de bêbados carregando a árvore assassinada,
Paredões de som a todo volume,
A maior putaria a céu aberto,
Fé, onde cadê, ninguém viu,
Santo Antonio Coitado, envergonhado,
Em nome da "tradição pagã" mulheres se rasgam para pegar uma casca da árvore morta,
Além de ignorantes, são destruidores da Natureza.
Alguém teve que morrer, infelizmente,
Ponto para a Floresta Nacional do Araripe!

Henrique Gomes de Lima

Cada vez mais IDIOTA!

Muito obrigado.