terça-feira, 13 de outubro de 2015

Para que servem os olhos?

Friedrich Nietzsche nos afirma que quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar. Seriam então os olhos INVEJOSOS? Antoine de Saint-Exupéry continua dizendo que só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos. ENTÃO, NÃO PRECISAMOS DOS OLHOS PARA VER? Já René Descartes nos diz que viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir. SERIA ENTÃO FILOSOFIA, OS OLHOS? 

Kurt Cobain, um gênio da poesia e da música que a cocaína matou nos emblema com esta: se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Raimundo Fagner canta quando penso em você, fecho os olhos de saudade, e Bob Marley segue dizendo a saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

O olho é tão simples. Basicamente se restringe a uma lente positiva (convergente) de alto poder refrativo e é formado pela córnea, com +44,00 diop. e o cristalino com +14,00 diop. num total de +58,00 diop. Seu comprimento, no sentido ântero posterior, é de 24 mm. 

Eu não sei para que servem os olhos. Dizem que é para ver, mas meus estudantes CEGOS veem muito bem. Dizem que são as janelas da alma? E quem não a tem? 

Prefiro mais uma vez Bob Marley que em poesia fala: Escrevo aqui no presente para que no futuro seus olhos possam lembrar de mim, quando sua mente me esquecer.

Já William Shakespeare que é tão difícil de entender quanto Milton Santos conclui dizendo que há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas!

 Não sei vocês.
Eu choro. 
 

domingo, 4 de outubro de 2015

Precisa-se de Raparigas e de Putas: Suas filhas estão Disponíveis?

Em  diarreias mentais anteriores defequei sobre os conceito de homem e de macho. 


Estava por mais incrível que pareça, planejando aulas para os encontros de Formação Cidadã já estou Diretor de Turma. Gosto muito de usar músicas para analisar determinadas situações e faço isso não é por causa do meu chapa  PLATÃO que afirma " a literatura, a música e a arte têm grande influência no caráter, e seu objetivo é imprimir ritmo, harmonia e temperança à alma. Por isso deve-se preserva-la como tarefa do Estado”, mas porque simplesmente gosto. As vezes até canto.

Buscando estratégias para debater temas como sexualidade, gênero, relacionamentos, sexo, violência contra a mulher e prostituição resolvo dar uma olhada no cancioneiro popular e ouvir um pouco do nosso famoso atual forró.

Senhores e senhoras, dentre as dezenas de bandas todas possuem letras de músicas que ou chamam as pessoas para consumir álcool até não dizer chega, ou colocam as mulheres como meros objetos sexuais e depósitos de esperma e o que muito me chamou a atenção: a supervalorização do homem como dominador e "comedor".

A MODA É SER RAPARIGUEIRO    

 Encontrei músicas com títulos muito...interessantes. Aqui vão alguns:
 
Vida de raparigueiro
Raparigueiro todo
Mais raparigueiro que eu só papai
Fama  de ser raparigueiro
Vá se fuder sou raparigueiro
Raparigueiro rei
Sou raparigeiro
O raparigueiro
Pilantra raparigueiro
Gasparzinho filho de raparigueiro
Raparigueiro do forró
Swingueira Morro do João RAPARIGEIRO


Todas essas letras de músicas ao analisarmos percebe-se uma mensagem muito claro: o " homem" casado ou mesmo o solteiro tem que ter mais que uma mulher; a esposa oficial ou seja a matriz e várias filiais tratadas aqui como raparigas, putas e quengas.

São mulheres que com as quais tudo pode ser feito, inclusive vez por outra matar, por não, são vagabundas mesmo né?

Essas " putas"  são encontras no CABARÉ que diga-se de passagem é um lugar muito valorizado nessas letras. Raparigueiro virou grito de guerra. É massa, é legal, é descolado, é da hora ser raparigueiro, beberrão, dirigir seu carrão, com um sonzão alopradão; só assim será machão e comelão.

Muito bem senhores e senhoras, para continuarmos nessa alegria precisamos de mercadoria e se possível " bem novinha".

Muito bem senhores e senhoras, espero que suas filhas, irmãs e sua mãe estejam disponíveis pois precisa-se de cada vez mais raparigas, putas, e quengas para continuamos a festa.

sábado, 3 de outubro de 2015

Pense num negócio doido.

O mês de setembro foi muito louco pra mim. 

Um estudante corre pra mim e disse que teve vontade de "voar no pescoço" da professora depois de se sentir humilhado por ela. Depois deparo - me com estudante pulando o muro do aeroporto (Perto da minha casa) com um grupo de jovens e se embrenhando por dentro do matagal para fazer sei lá que; não me interessa, mas fiquei preocupado. Um estudante me confessa que agride sua namorada e que isso é um fato corriqueiro e que já fez outras vezes com outras namoradas. Um colega professor temporário não tem dinheiro nem para pagar a passagem do ônibus e está prestes a ser despejado. Recebi mais uma cantada direta de um aluno homem muito macho. Cinco estudantes de menos de 17 anos vão ser mães e pais. Recebi mais uma cantada de um professor homem muito macho e de uma professora casada. Estou devendo mais de 5.000, 00 R$ para a Receita Federal.  

- Oh céus!