quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

2015 d.C. - O ano das tragédias.


Oh céus! Detesto acertar sempre. Triste das coisas que disser. Quem acompanha o miolo sabe que as previsões e perspectivas que faço se cumprem com primazia.

Em anos anteriores alertei que o senhor Roberto Cláudio transformaria Fortaleza em um Feudo.

Também afirmara que a Copa do Mundo embriagaria a todos e que a estória do " gigante acordou" era uma grande mentira. Disse que iríamos às urnas como cordeiros para o abate.

E para 2015 o que nos aguarda?

O ínicio do fim. Começamos com a Presidenta Dilma em nome da grande mentira governabilidade e cedendo às pressões partidárias e oligarquias locais indica Cid Ferreira Gomes para o Ministério da Educação. Igual a tamanho descalabro somente ter o Deputado Marco Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos ou a Senadora Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura.

Quero aqui deixar meu medo, indignação, repúdio e nojo a esta indicação. Um elemento que patrocinou agresões físicas e morais aos professores(as) do Estado no Ceará não é digno de ocupar tão importante cargo. Esta coisa foi um dos primeiros que foi contra ao Piso Nacional do Magistério. É uma vergonha.

E como desgraça pouca é pouca, possivelmente teremos seu irmão Ivo Ferreira Gomes como Secretário da Educação do Ceará. É, os demônios estão vencendo.

Teremos seca e grande falta d'água no Brasil. A violência vai aumentar e o amor vai diminuir.
   

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mundo, Brasil, Ceará e o AB – Uma breve história do tempo - Biografia não autorizada.

Minha humilde contribuição para a construção da História da Escola Gov. Adauto Bezerra. Minha intenção é valorizar as pessoas. Falta incluir um monte de gente. Mas é uma versão preliminar. E a propósito, a versão é minha, as palavras são minhas, o texto é meu e é totalmente passional. Quem quiser me processar que o faça. Ou vá reclamar com o Bispo ou o Papa. Ou faça sua versão. Quem tiver saco leia. Mas é só se quiser. Pra mim tanta faz como tanto fez.

                  Mas, afirmo: só amamos e respeitamos o que conhecemos.


Por: Henrique Gomes de Lima.


Em julho de 1976 nasce o primeiro bebê de proveta do mundo cuja vida foi segurada em 600 mil dólares. Para o Papa Pio XII este “era um ato contra a natureza e intrinsecamente do mau”.

No Brasil o operário Manuel Fiel Filho é assassinado nas dependências do DOI – Codi em São Paulo.

Antes, era um Pomar de frutas, hoje um pomar de conhecimentos.

O Ceará é governado pelo Coronel Adauto Bezerra. Em 04 de março de 1976 é assinado o Decreto Lei nº 11.771 de criação da Escola e em 1977 tem início o 1º ano letivo. O Governador Adauto Bezerra não esteve presente e também não houve evento de inauguração. O primeiro diretor da escola foi o Sr. Pedro Gurgel que também era professor da Escola Técnica Federal do Ceará. A instituição já “nasceu” para ser ensino Médio e tinha como nome: Centro Interescolar Gov. Adauto Bezerra com os cursos profissionalizantes de Comércio, crédito e finanças, Administração e Eletricidade.

Em 1977 nasce no “Alto do Bode”, atual Autran Nunes, em Fortaleza, Rogério Andrade futuro professor de Física e atual coordenador do AB e neste mesmo ano Francisco José Batista de Carvalho ainda muito jovem matricula-se na escola e vem compor uma das primeiras turmas de ensino médio assim como Renilda que hoje trabalha na escola.

Em 28 de agosto de 1979 é decretada a Lei da Anistia concedendo direito de retorno ao Brasil para políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Neste ano também é aprovada a lei que estabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltaram a funcionar dentro da legalidade. A ARENA muda o nome para PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados como o PT e o PDT.

O Ceará era governado por Waldemar Alcântara que era vice de Adauto Bezerra. É retomada a luta do movimento sindical cearense com a histórica e vitoriosa greve de motoristas e cobradores. Registra-se também a luta dos moradores da favela José Bastos e mesmo com as ações de despejo e da truculência militar a comunidade com o apoio de várias entidades resistiu por cerca de três meses. A igreja católica também se inseriu neta emergente mobilização principalmente por causa do então arcebispo de Fortaleza Dom Aluísio Lorscheider. Em 1978, os movimentos populares conseguiram que uma de suas líderes fosse eleita deputada estadual – Maria Luiza Fontenelle. Também em 1979 a Sra. Maria Mercês assume a direção do AB.

Em 1980 em meio a um “mar de sangue” o regime ditatorial começa a demonstrar fraqueza.

Em 1982, os Coronéis Virgílio Távora, Adauto Bezerra e César Cals após divergências para indicar o novo governador do Estado, assinam o “acordo de Brasília”, dividindo a máquina administrativa entre si e colocando alguém “ neutro” no poder – Gonzaga Mota. Uma gestão desastrosa. Atrasou o pagamento do funcionalismo público – foi instituído um cheque que os trabalhadores do Estado descontavam em lojas que cobravam ágio – entraram para a história como as “ gonzaguetas” - Era uma humilhação! As greves multiplicavam-se como também a corrupção e o empreguismo.

Na década de oitenta (80) doze professores do AB também eram professores da ETFCE, dentre eles o Professor Antonio Machado Dantas. É também nesta década que Antonio Alves Firmino, “toim” começa seu trabalho de agente de conservação na escola sem falar na jovem e cerelepe Lourena Melo que inicia o primeiro ano e depois vai para a escola técnica. Ensinavam no AB os (as) professores (as) Gracinha, Régis, Francisca Maria, Moaceny, Firmo, Montefusco, Paula,...

Em 1982 é iniciado no AB o ensino da língua francesa com a professora Wandira Rego e abrilhanta a escola a chegada de José Maria Vasconcelos, professor de matemática bem como do curso de crédito e finanças.  

Em 1983 foi aprovado no AB o Curso Técnico em Contabilidade.

Em 1984 multidões de brasileiros foram às ruas exigir o direito ao voto para presidente da república, movimento conhecido como – Diretas já. A Ditadura agonizava. Neste mesmo ano nasce a futura professora de matemática do AB, Alana Freitas.

Em 1985 elege-se prefeita de Fortaleza a candidata do PT, Maria Luiza Fontenelle, a primeira mulher a governar uma capital no Brasil. E Antonio Machado Dantas inicia seu trabalho no AB, permanecendo até aos dias de hoje (2014). E Carlinha é aluna da escola.

Em 1985 nasce em Fortaleza o futuro professor de filosofia do AB José Aldo Camurça de Araújo Neto. Enquanto isso a escola Adauto Bezerra era dirigida pela senhora Ivonilde Bezerra Fialho.

Em 1986 é eleito governador do Estado do Ceará o empresário Tasso Ribeiro Jereissate, que derrota o ex- governador Adauto Bezerra nas urnas. Neste mesmo ano nasce Genyelle Benevides futura professora de Língua Portuguesa do AB e bailarina.

Em 1987 nasce em Fortaleza o futuro professor de matemática do AB José Mário da Silva, enquanto isso Carlinha conclui o 2º grau (ensino médio).

Em 1988 deixam de ser ministrados os cursos de Eletricidade, Crédito e Finanças e Comércio e é então instituído o 2º Grau sem Habilitação (Nosso ensino médio de hoje). Mas para manter a qualidade assume suas funções de professor de matemática no AB o sr. Augusto Cavalcante Uchoa. Nesse mesmo ano é promulgada a Constituição Brasileira que passa para a história como a Constituição Cidadã.

Em 1989 o mundo assiste à queda do Muro de Berlin.

No Brasil depois de quase 30 anos finalmente os brasileiros reconquistaram o direito de votar para presidente da república. Leonel Brizola do PDT e Lula do PT eram os mais citados nas pesquisas. Foi quando apareceu o “ Caçador de marajás” Fernando Collor de Mello. Apoiado pela Rede Globo de televisão ele “ encarnou” os novos valores: jovem, empresário, moto, esportes, “beleza” televisão, consumo e autoconfiança. A criatura que tinha sido malufista e do PDS é eleito como a nova cara da política nacional. Sua vitória apertada aliviou as classes dominantes que tinha medo do “socialismo-comunismo” representado por Lula. Collor cunhou várias expressões dentre elas disse que nasceu com os testículos roxo.

Collor fez a “bola do neoliberalismo” rolar no Brasil, confiscou a poupança dos brasileiros, foi responsável por grandes escândalos de corrupção. O povo exigia sua saída do governo, é então que surge o movimento dos “caras pintadas” pelas ruas de todo país até que então pressionados o Congresso Nacional no dia 22 de dezembro vota historicamente o Impeachment do presidente.

Nesse período – 1989 - o Ceará era governado por Ciro Ferreira Gomes, afilhado político de Tasso. Este senhor acabou com quase todos os direitos dos funcionários públicos, principalmente dos professores.

Houve protestos, os professores do AB participaram, mas como com os Ferreiras Gomes não existe negociação o massacre foi total.

Em 1992 chega a Fortaleza para morar no montese “fugindo” da Lagoa do Juvenal com 17 anos, Henrique Gomes de Lima e neste mesmo ano 1992 nasce Marília Marques futura professora de História. E ainda em 1992 Francisco José Batista de Carvalho começa a trabalhar no AB como agente administrativo na biblioteca. Ano também em que brotam Amorim, o hardware da secretaria e Eudes o atual administrador do estacionamento e também cantor. Não podemos jamais esquecer da professora de Filosofia Teresinha ou carinhosamente "Teca", uma legítima representante do Oráculo de Delfos.   

Em 1993 a experiente professora Maria Salete Medeiros começa a trabalhar do AB e em 1994 aporta a professora de Língua Portuguesa  “centrada, direta e extremamente emotiva” Olga Suely que coordenou a escola durante 10 anos e ainda é psicopedagoga e assistente social. Ano também da chegada de Jaqueline Holanda na secretaria "pronto atendimento".

Em 1994 Fernando Henrique Cardoso é leito presidente e usou o Plano Real como símbolo de sua campanha e deu certo. Este senhor privatizou quase tudo no Brasil e assistiu calado o Massacre de Eldorado dos Carajás. O MST ganha projeção nacional e se torna uma das maiores forças de protesto. O Ceará é novamente governado por Tasso Jereissate e o AB é dirigido por Paula Virgínia. A futura "mestre de cerimônia" Carlinha inicia seu trabalho na xerox que funcionava próxima da entrada temos  a mesma depois assume sua bancada.

Em 1995 o AB acolhe o Sr. Humberto Antonio Nunes Mendes como professor de matemática, Patrícia Maria Cruz Sales assume a disciplina de química, Fabíola Lourinho assume como professora de Educação Física, além da enfermeira e professora de biologia Ana Clara de Araújo Muratori também aporta; a escola ainda é dirigida pela sra. Paula Virgínia Albuquerque que sofreu intervenção da SEDUC em sua administração.

A professora Fabíola falou-me de outros colegas que trabalharam na instituição como Lília, Jaime e Meiriam de Educação Física, Jeanete e mais Fabíola Alves, Augusto e Fátima Caetano, Gemma e Ana Cleide do curso de enfermagem. 

Em 1996 a professora de Língua portuguesa e francesa Carla Rodrigues Leite Nunes inicia sua vida noAB, assim como oriundo da tribo dos "FELAS", Antonio Vicente Maia Neto “ o Vicentão” a então professora de química Patrícia Cruz em um momento de iluminação sugere que a semana cultural do AB seja batizada de SABI – Tu “SABIA”. Claudenilson Monteiro da Rocha vulgo " Vamos a luta companheiro" enfezado e grande professor de matemática emerge neste solo.    

Nosso "profº Pardal" e que ajuda a guardar as salas comunais, o segurança e autoridade Fco. Evangelista de Sousa - o " Sousa" começou a prestar serviços na escola também 1996.  

Em 1997 a sra. Renilda Lins de Lima uma das agentes de conservação chega à escola o mestre "Fera do Rock in Roll" Mardônio Ferreira Lopes que abre sua Ágora no AB. Neste mesmo ano Ana Maria Afonso sábia, economista, historiadora, escritora, elegante, simples e minha grande amiga chega à escola. 

Em 1998 mais precisamente no dia 09 de fevereiro o AB acolhe Paulo Roberto de Lemos Santos como professor de Física e também o professor de Língua Portuguesa Brandão. Assume a direção como intervenção o Sr. Fco. de Assis por "graças a Deus" apenas 03 meses. João Batista Lustosa grande professor de Física veio fazer companhia ao Paulo, foi logo depois foi batizado de " tigrão" pela aluna Marília (futura professora).     

Logo depois do 2000 afasta-se a lutadora professora Nádia Pinho, brilhante e respeitada professora de língua portuguesa tetraplégica que foi responsável pela construção da rampa para acessibilidade.      

Em 2001 a sra. Ângela Maria assume as funções de agente de conservação na escola e também inicia seu trabalho no AB bem como a “loira fatal” funcionária da secretaria, Luiza Bina, a professora de Geografia Roseléa Pires e Francisco José de Carvalho o Franzé ou “Churai” retorna a escola desta vez como professor e a escola também recebe a professora ativista Neyla Menezes. Este ano reluz com o surgimento de Viviane Bravo Fontenelle, minha admirável amiga e desenrolada professora de língua portuguesa.  

Em 2002 o Brasil votou para presidente da República e Lula que pela quarta vez era candidato finalmente é eleito presidente do Brasil. Nesse mesmo período o ex-prefeito biônico de Fortaleza Lúcio Alcântara é eleito governador do Ceará. E o AB é então dirigido pelo Sr. Fco. Océlio Saraiva; o " midiático e quase fanático" torcedor do " Ceará" professor Tárcio inicia suas atividades na casa. É secretária da escola a sra. Graça Venâncio.

Em 2004 Luizianne Lins é eleita prefeita de Fortaleza Joana Angélica assume seu posto de professora de História do AB; e Rosemary vem compor o grupo da secretaria da escola.

Em 2005 o professor Humberto Mendes é eleito diretor do AB junto com a comunidade escolar inicia um ciclo virtuoso de avanços pedagógicos. Afirmo ser o mesmo um dos diretores com grande visão pedagógica que já conheci; muito o respeito e admiro. A professora Joana Angélica é coordenadora Pedagógica juntamente com Olga Suely e Leila. Neste recorte do tempo a bióloga e nutricionista Sissi Freitas inicia seus trabalhos no AB como professora e a escola coloca 05 estudantes na universidade, esse primeiro número grande número com certeza foi em homenagem a chegada dele... quem??? JESUS!!! - Jesus do Nascimento Brilhante, tem-se ainda neste ano a presença do excêntrico Solonildo Almeida da Silva que muito contribuiu até que deixou a instituição para ser professor no IFCE.  O professor de matemática Tavares também chegou para compor o corpo docente.  E fecha-se este ciclo com Natália que foi ex-aluna e começa a trabalhar com os serviços gráficos.

Júlio e Jacqueline abrem seu negócio no AB - A cantina mais acolhedora do mundo. Júlio, que é licenciado em letras, foi professor, desistiu da carreira tornou-se mestre tapioqueiro e foi reportagem da revista Veja por causa disso. 

Em 2006 iniciam seus trabalhos na escola as professoras, Daniela Ferreira Gomes e Zélia Beserra Camelo. Também neste ano Lúcio Alcântara é derrotado nas eleições e Lula é reeleito e a escola coloca 08 estudantes na faculdade e a chegada das mestras em elegância, discrição, sabedoria e humildade Arminda Serpa e Gercina Isaura coroa o ano. 

O tradicional Pré-veste também inicia em 2006 com um grupo fodástico composto por meu amigo e o desbravador das Cuestas Bruno Castro, o elétrico Alfredo Romcy, o citoplasmático Amaury Jr, dentre outros. Nas edições seguintes do pré-vest chega a orgasmática professora cantora de Geografia Lidiane Capistrano, Rômulo Nântua...      

Em 2007 assumem os professores: o baluártico professor Amauri Ferreira Júnior, a discreta Alana Freitas e Henrique Gomes de Lima (que viria a tornar-se o mais porra-louca e incompetente de todos, pra não dizer o único). Também bate ponto a sempre chic e sem ostentação professora Tereza Alencar Castelo Branco e "Dida" livre-docente em eficiência e gentileza; conheço também a simpática professora de Biologia Socorro Granjeiro Leal, Alexandra Mustafá, a energética e amante de Política professora de Geografia Josefa Lacerda além do "glamuroso" Olavo Mendes. Lembro-me que quando cheguei conheci as professoras Sandra Ramos e Mair mulheres extremamente elegantes e profissionais e que pouco depois viriam a se aposentar. Tive também a grata satisfação de conhecer e tornar-me amigo do professor de matemática e agora advogado mestre Oscar. Procurando conhecer a escola que iria trabalhar soube que recentemente havia falecido um grande professor de Arte chamado Fernando do Vale mas, sua esposa Herondina Bessa supervisora, ainda trabalhava na Escola com a também supervisora Lêucia Sá.      

Em 2008 Luizianne Lins é reeleita em Fortaleza, Ana Paula Ramos assume o ensino da língua espanhola e assumem seus postos a professora Adriana Mendonça e Wismeley Franco Alves (nosso jardineiro faz tudo). Nasce também no AB o Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA e que a partir deste ano inicia uma série de atividades voltadas para a Percepção Ambiental, Educação Ambiental e pesquisa básica. O grupo promove nos Jardins e corredores da Escola a GEMARTE – Mostra GEMA de Arte onde foi apresentado e Espetáculo GAIA.  O grupo também batiza a então horta para LABOEM - Laboratório de Estudos do Meio, que funcionou bem por três anos e depois entro em declínio.

Récem - recriado o GEMA inaugura a participação da escola nas feiras de ciências e cultura da SEFOR/SEDUC e de quebra é agraciado com o 3º lugar. 

Em 2008 os resultados das avaliações externas começam a aparecer e registra-se 17 aprovações para as universidades.

E COMO NEM TUDO SÃO FLORES - Em 2008 o então governador Cid Ferreira Gomes não aceita pagar o Piso Nacional do Magistério e entra na Justiça contra. Um ato covarde que mostra nitidamente o descaso desse senhor com a Educação Pública.

Mal começa o ano letivo de 2009 e a educação do Ceará entre em greve por causa da visão destruidora do governador Cid. Gomes. Mesmo nesse processo grevista um grupo de professores da escola para não abandonar os estudantes do 3º ano decidem ministrar aulões preparatórios para o ENEM. Mostramos para o governo que a Escola Adauto Bezerra é primeira a entrar em greve e é também a última a sair, mas a qualidade do trabalho não é negligenciada.

Em 2009 o professor Felipe Monteiro sai do Escola Castelo Branco e vem contribuir com a segunda gestão do Professor Humberto assumindo a coordenação pedagógica, o sistema ultramoderno de planilhas de notas foi criado por ele. Assume a professora "maluquinha" de química e minha parceira de Feiras de Ciência, Jane Chaves, o baluarte da filosofia Teófilo Menezes, Edirléa Mendes, Aline Parente além do professor João José que contribui com o LIE no turno da noite e que apesar de Doutor em Física é poço de humildade. 

Infelizmente em 2009 falece a exímia professora Eline Jansen, deixando este mundo mais pobre e menos culto.

Artista plástica renomada e professora de Arte cuja sala de aula eram o pátio para as oficinas de Dança e os muros para expressões visuais,  Zezé Malaquias pede exoneração e para nossa tristeza deixa a educação formal e vai produzir arte em outros espaços.  

A partir das aulas de Filosofia do professor "Fera do Rock in Roll" Mardônio e com a colaboração medíocre de Henrique Gomes de Lima que nesta época era por por mais absurdo que pareça, PCA de Ciências Humanas surge ABRECHA, comenda que homenageia estudantes que demonstram crescimento pessoal e coletivo durante o ano letivo.     

Em 2009 são 25 aprovações para as universidades com certeza esse avanço foi em homenagem a professora recém - mestranda na UFRJ Lourena Melo que aterrizou no AB com todas as suas misturas; o GEMA promove o Dia da Manga.

Em 2010

Dilma Roussef é eleita presidente da República e o GEMA desenvolve o projeto de Educação Ambiental Acerte o Cesto.

A segunda gestão do Professor Humberto segue com a coordenação formada pelos professores Taumaturgo, Weyne Gomes Barbosa e Cézar. 

 Alunos do Curso de Ciências Sociais da UFC- Universidade Federal do Ceará, ligados ao PET( Programa Especial em Tutoria) em articulação com a coordenação de Ciências Humanas da Escola Adauto Bezerra realizam o CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA. Foram 08 encontros de quatro horas-aula cada. Movimento Estudantil, Sindicalismo, Movimentos Populares, ONG'S são alguns temas que foram discutidos. Sem falar nas aulas de campo que foram promovidas durante o curso. Ao final todos receberam certificação.

2ª edição da ABRECHA com o tema: O mundo de Sophia e a origem do conhecimento científico. 

Em maio - A ESCOLA ADAUTO BEZERRA APRESENTA DOIS TRABALHOS NA VII SEMANA DE HUMANIDADES DA UECE/UFC.
  
O primeiro trata-se do GEMA - Grupo de Estudos do Meio Ambiente, que há dois anos vem desenvolvendo atividades de Percepção e Consciência Ambiental no âmbito da escola. O segundo refere-se às iniciativas que a escola através da coordenação de ciências humanas vem desenvolvendo na unidade de ensino com o objetivo de dinamizar o ensino dessa importante área do conhecimento. 

Assume um grupo significativo formado por Airles Lisboa, Luciana Peixoto Bessa,Tatiana Ellen, Suziane Brasil Coelho, a professora que balançou as classes sociais Marilene Banhos, "Sir" Régis Melo meu amigo químico de águas envazadas, o jovem heroi com cara de bonzinho Bruno Eron, Frederico, Rogério Andrade e um grupo de matemáticos reflexivos composto por José Mário “ já em estado de perdas capilares”, Carina Brunehilde, Cláudia Dias e o bailarino Hugo. O sr. Paulo Henrique chega para trabalhar nos serviços de conservação da Escola. 

Neste mesmo ano a escola é premiada na Feira de Ciências e Cultura da SEFOR/SEDUC – o GEMA apresenta o Projeto Paisagens e Visões: a relação das pessoas com seus lugares. Arrebatando o 1º lugar na categoria de Ciências Humanas e recebe uma bonificação de R$ 5.000,00. Compra-se uma filmadora, uma impressora multifuncional, um notebook e uma câmara semiprofissional. Tudo hoje é patrimônio da Escola.

O AB realiza uma série de atividades com o intuito de chamar a sociedade para a defesa dessa causa. Todos os 2600 estudantes realizaram um grande abraço à escola. Ocupou-se toda a calçada, em todos os lados. Entoando expressões como: - governador, respeite o professor! - O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo. Não paramos o transito. Consideramos que esse procedimento não é construtivo. Os estudantes aproveitavam o sinal fechado para falar com as pessoas nos carros e entregar uma carta a sociedade. Tomara que esta carta, este ato chegue ao governador e o sensibilize. Queremos acreditar nisso. Queremos respeitá-lo.

Ainda em 2010 - 92 ALUNOS DO ADAUTO SÃO PREMIADOS COM COMPUTADORES


Os 92 alunos que obtiveram os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2009, da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em Fortaleza, foram premiados com um computador. A cerimônia de entrega aconteceu nesta quarta-feira, 10, às 9h30min e contou com a participação dos estudantes, pais e professores. Durante a premiação, também estiveram presentes a secretária da Educação, Izolda Cela, o secretário executivo, Idilvan Alencar, a superintendente das Escolas de Fortaleza, Lúcia Gomes, o diretor da escola, Humberto Mendes, a aluna Evelyne Carneiro, o professor Henrique Gomes e, representando os pais, Francisco Silva.

Em 2011 - Ano da SABI Épica e da Greve abalou Cid Gomes


Quatro alunos (as) da Escola foram premiados por suas participações nas modalidades de elaboração de texto (concurso de redação) e desenho no concurso promovido pela Justiça Federal. Foram eles (as) Fábio Ferreira Menezes, Francisca Eveline Carneiro Lima com o primeiro lugar, Maria Glayciane da Silva e Benewendel Mesquita Freitas. Neste ano Silas também chega na secretaria e a “mestra das poções” professora de química exigente Núbia Fontenele depois de 30 anos de serviços prestados a educação se aposenta ao passo Lena Mariz e Fernanda Guimarães professora e militante orgânica chegam na escola.


A sra. Aglais com elegância e competência assume a secretaria da instituição e Suzy é a coordenadora da “dinâmica escolar” mais comumente chamada de “Ronda do Quarteirão”.


Após negociações e argumentos pedagógicos junto a SEDUC a escola passa a ter 06 aulas.

Direto de "Eleneidelândia" surge como uma fênix a professora de Geografia representante de Milton Santos neste mundo, Eleneide Siriano.   

É realizado o primeiro Dia da Superação com a participação dos estudantes do 1º ano - É durante esta atividade que as árvores são batizadas. 

ALUNOS DO ADAUTO BEZERRA REALIZAM ATO DE PROTESTO E DE APOIO AOS PROFESSORES DENTRO DA SEDUC.


Os alunos e professores do Adauto Bezerra, procuram na medida do possível estar presentes nos vários espaços de educação e de luta. Um forte exemplo foi nossa participação durante a I Mostra de Educação Ambiental das Escolas Estaduais. Ocorrido no início de setembro no interior do prédio da SEDUC, o evento reuniu trabalhos selecionados dentro da temática ambiental. Apresentamos um trabalho desenvolvidos por membros do GEMA sobre Percepção Ambiental no bairro da Parangaba e uma intervenção artística sobre lixo. Foi exatamente no final da apresentação artística que nossos alunos abriram uma bandeira de luto com a frase: VALORIZE A EDUCAÇÃO, RESPEITE O PROFESSOR. Logo em seguida Evelyne Lima, em nome dos estudantes fez duras críticas a postura do governo CID GOMES e conclui dizendo que mesmo sendo a greve algo que prejudica o ano letivo, ela é necessária, pois com professores desvalorizados e desrespeitados não tem como termos educação de qualidade. Enquanto estava acontecendo um ato de professores na Assembleia Legislativa, também estávamos dando nosso recado dentro do núcleo do poder estadual. Além dos alunos estavam presentes, o diretor Humberto Mendes, o coordenador Taumaturgo, a professora do laboratório de informática e o professor Henrique Gomes de Lima.



Enquanto isso durante um ato dos professores na Assembleia Legislativa " A Casa do Povo" o então presidente da Casa, Deputado Roberto Cláudio - o covarde - autoriza o Batalhão de Choque a agredir fisicamente os professores: bombas, balas de borracha, cacetes, socos, pontapés e puxões de cabelos. Foi, é e pelo que parece sempre será assim. O AB estava lá.


GAIA e os quatro elementos - Intervenção artística do GEMA abre a I Consciência.


Aporta no AB “com um baú de livros na cabeça” o professor e historiador Airton de Farias, a professora de língua portuguesa Patrícia de Oliveira Batista, e para ajudar a tirar a remela dos olhos Sérgio Henrique Girão para o atendimento educacional especializado, Paulo Silveira como professor de Educação Física e o discreto e instrospecto Gabriel Leite para lecionar língua portuguesa. Ainda neste ano no dia 29 de junho a Escola Adauto Bezerra realizou a I Marcha pela Valorização da Educação. Saindo da escola as 09h da manhã o cortejo segui pelo acostamento da Av. 13  até o cruzamento com a Av. da Universidade.

O GEMA faz uma apresentação artística histórica que parou a Praça do Ferreira em apoio à greve da Educação Publica, quem duvidar vá atrás, descubra e cale a boca.

Realiza-se a VI SABI com o Tema: Brasil Nunca Mais - A Exumação da Ditadura e, acontece de tudo:
  • Na abertura: Um caixão desfila pela escola coberto com a bandeira do Brasil com um corpo dentro para exumação.
  •   Aparece pregado nas paredes do AB uma cópia de um livro que defende os atos da Ditadura;
  • Ônibus cheio de estudantes do AB, após denúncia de passageiros é parado pelo batalhão da polícia militar RAIO - Motivo: estudantes com metralhadoras nas mochilas - O diálogo: RAIO: - Pra que vocês querem isso? Estudantes: - É para um trabalho da escola! RAIO: Conversa é essa! RAIO: Quebra tudo.
  • Após denúncia, sabe lá Deus de quem, chegam fiscais da SEMAM, para embragar o evento - Motivo: Som alto demais. (Fomos calados em um trabalho denunciando a ditadura em plena Democracia: é hilário!)       

A escola participa da IV Mostra de Ciências e Cultura e é premiada de novo na categoria artística com um trabalho desenvolvido pelos membros do GEMA – Acerte o Cesto: a intervenção.


Graças a participação em feiras de ciências e escola recebe 18 bolsas do CNPQ para os estudantes envolvidos. 

Já no final de 2011 Wellington, também carinhosamente batizado de popeye assume os portões sagrados. Anteriormente ocupado pelo sr. Cosmo que na época possuía o carimbo do poder.     


Em 2012

Homem, pai, músico, maestro, professor. O Ceará, a Educação e a Arte ficam mais pobres com a repentina ausência do mestre Eudes Farias. Seu falecimento ocorrido no dia 16 de janeiro de 2012, muito nos entristece. Nós da Escola Adauto Bezerra lamentamos esta grande perda. Paz para ele e sua família. Em respeito a sua memória a instituição suspendeu as atividades nos turnos da tarde e da noite, hoje dia 16.

Francineudes Ferreira Guimarães, professor de Geografia e meu ex-professor se aposenta e deixa os AB, infelizmente. 

As professoras Adriana Débora, Eliana Sampaio e Joyce Régia vem compor o grupo docente da instituição.   

Artur Juvêncio do 3°ET consegue a pontuação máxima em Redação no ENEM e 24 estudantes são classificados para a 2ª fase do Desafio Nacional de Geografia. Os professores Davi Janô, Fernando Henrique, Otávia Marreiros e uma das mulheres mais politizadas que conheço, a professora Anna Karina Cavalcante  chegam de mala e cuia na escola.

O Projeto Piso Sustentável é premiado em 2° lugar na Categoria Ciências Ambientais na IV Feira Estadual de Ciência e Cultura da SEFOR. Trabalho desenvolvido pelos alunos Saulo Domingos e Jhonatan Freitas e orientação dos professores Jane Chaves e João Batista.

Como uma escola que sempre está presente nos grandes debates e onde a maioria dos professores não são reacionários participamos neste ano do movimento " Cotas já". Na ocasião professores e estudantes e mais outras entidades caminharam até a reitoria da UFC onde realizarm um abraço simbólico no prédio. Mais um dia histórico que ajudamos a construir. 

O Sr. Geraldo Oliman começa a trabalhar na casa como agente de conservação. Isauda Maria de Araújo chegou na escola para passar uma "gestação" na biblioteca mas, foi ficando, ficando...

O professor Henrique Gomes de Lima some pela primeira vez.

É realizada a primeira edição do Projeto Alunos Candidatos.

O Ministério da Educação divulgou as notas médias e o percentual de participação referentes ao Enem 2011. A Escola de Ensino Médio Gov. Adauto Bezerra, foi campeã em participação, 467 alunos fizeram a prova, número que coloca em 10º lugar no Brasil e na 3ª colocação no Nordeste, atrás apenas do Liceu Maranhense e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

A Escola Adauto Bezerra participou da VI Feira Científica e Cultural da SEFOR, com os seguintes projetos e os professores orientadores:


1. Feira Olímpica de Línguas Estrangeiras- Profª Luciana Bessa 
2. Encontros no terminal de ônibus: labirintos de histórias e territorialidades – Profº Henrique Gomes de Lima.

3. Projeto Ambiente do filosofar- “A procura do filosofar interior”- Professores Manoel Teófilo e Marilene Banhos

4. Piso Sustentável- Profª Francijane Oliveira

5. Casca da Banana (fonte alternativa de potássio)- Francijane Oliveira

6. No princípio era o átomo- a ciência moderna e a busca da partícula de Deus-

7. Aquecedor Hídrico inteligente- utilizando energia solar para aquecer a água- Profº Bruno Eron.

Tivemos 04 estudantes premiadas no Concurso de Redação promovido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que tratou do tema: AUTONOMIA DA MULHER: UMA SAÍDA DA VIOLÊNCIA.


Em agosto  foi divulgado o resultado do concurso e fomos contemplados:



1º LUGAR: ANA BEATRIZ BATISTA COELHO

3º LUGAR: MARLICE STÉFANI DOS SANTOS BARBOSA

6º LUGAR: ADRIELLY ALVES DE SOUZA

9º LUGAR: ANA CAROLINA BERNARDO ALVES



Infelizmente também em 2012 falece nosso aluno Rafael Douglas Moura, 16 anos, matriculado no 2°CM. E perdemos ainda a professora sempre calma e que muito contribuiu com a organização da biblioteca, Sônia Sá.



Em 2013

Grandes mobilizações nas ruas de todo o Brasil - A partir de protestos na cidade de São Paulo contra o aumento de das passagens de ônibus municipais e pelo passe livre o movimento se espalhou para o resto do país e agregou outras pautas, como reforma política, independência do Ministério Público e combate a corrupção. Parecia que o país tinha acordado, mas na verdade foi apenas uma breve gripe e depois a Copa das Confederações e a Copa do Mundo embriagou a todos e o marasmo voltou a tomar de conta do gigante deitado eternamente em berço esplêndido.
  

Ainda bem que o AB bombou com Alan Santana o impoluto, Cláudio Martins, Daniel Lima Verde e Henrique Costa ou “ Garrel” QUE REVOLUCIONOU o ensino de Arte Educação que chegam na instituição para qualificar mais ainda o corpo docente. A criativa professora de biologia Gabriella chega na casa. 

Ano em que a coordenação de humanas na época realiza um evento histórico: a Semana dos povos indígenas Angá com a presenças dos Povos Tremembés e Pitaguarys. Os professores Henrique Gomes e Henrique Costa ficam quase “bêbedos” ao fumar o cachimbo do cacique. Atendendo ao nosso convite o cantor e compositor Calé Alencar abrilhantou evento.

Em abril infelizmente ocorreu o falecimento de dois alunos: Francisco David de Sales (Manhã) e Mateus Araújo de Azevedo (Noite).

O prefeito destruidor do meio ambiente Roberto Cláudio decide derrubar parte do Parque Ecológico do Cocó para construir um viaduto.

Estudantes do AB visitam a ocupação em defesa do Parque do Parque do Cocó.

O professor Henrique Gomes de Lima “some” pela segunda vez.

O professor Hugo “o bailarino” deixa o AB e trabalhar no IFCE de Tianguá.

Após processos e reflexões a biblioteca é batizada com o nome: Padaria Espiritual.

O GEMA promove o Projeto Diálogos.com que também foi selecionado para a feira de Ciências e Cultura da SEFOR/SEDUC (Gruposinho metido e ridículo esse viu!) 

É eleito pela comunidade escolar com 81% dos votos o professor Otacílio Bessa para a direção do AB; para a campanha Henrique Gomes de Lima, compõe uma música “Cult” com o título: Até a Carlinha é 81 - um sucesso arrebatador.

Ocorre o primeiro aulão da virada.

Acontece a retomada das comemorações de término de curso (Festa do 3º ano).

A escola envia 250 estudantes para diversas faculdades.

Em 2014 - "O ANO"

Ocorre a Copa do Mundo do Brasil - A Copa mais cara de todos os tempos. A toda-poderosa FIFA mantém o país "sitiado" durante todo o evento. Até os calendário escolar foi alterado. A seleção perde por sete a um para a Alemanha.

O Grêmio Estudantil Professor Dantas Machado inicia sua nova gestão tendo como um dos articuladores o atual Presidente  o estudante Lucas de Paula.  


Nesse contexto político Dilma Roussef é reeleita, Camilo Santana é eleito governador e Roberto Cláudio está fazendo a pior administração já vista na história de Fortaleza e tem-se AMEAÇA de Ivo Gomes assumir a Secretaria de Educação do Ceará. 


Infelizmente nosso ex-aluno e acadêmico de Biologia Thalys de Carvalho é atropelado e morto na Av. Mister Hall.

Aterriza no Campus do AB, o Professor Leirton Carneiro que embora possua raízes no maravilhoso Pirambu o mesmo mora junto às elites na rua do Náutico Atlético Cearense e ainda se diz anarquista; e também Guilherme Montenegro para qualificar ainda mais o ensino de História na instituição, Jimmy Sóstenes assume o LIE e também chega os professores João Neto e o elegante, discreto, solícito e grande conhecedor da literatura universal Aglaílson Lopes Pinto. 

Cinco(05) grupos de PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência  vem desenvolver trabalhos na escola:

- Teatro/IFCE: orientado pelo Profº Fernando Henrique
- Ciências Sociais/UECE: orientado pela Profª Marilene Banhos
- Física/UECE: orientado pela Profª Carina Brunehilde.
- Matemática/UECE: orientado por pela Profª Zélia Beserra.
- Filosofia/UECE: orientado pelo Profº Teófilo Menezes.     


Para nossa tristeza a professora Surreal Silviana Fernandes Mariz e como se não bastasse Doutora pede exoneração e vai ser mais feliz na UNILAB. Dois anos antes a professora Ana Hérica Brasil Figueiredo já havia feito concurso e também ido pra lá. Povo bom viu esse!    

O professor Alex Samyr deixa o AB e foi Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte trabalhar no IFRN.

O professor Inácio Negreiros afasta-se do AB e com sua experiência em educação e espiritualidade vai prestar assessoria à Prefeitura de Hidrolândia.

Após grande contribuição na escola a professora Ademilze Pimentel se aposenta, mas continua colaborando com a instituição; ela deveria ser nomeada para o ministério do planejamento.

O professor Antonio Machado Dantas planta dois pés de Baobá no AB. E o GEMA planeja seu batismo para o fim do ano.
    
A nova " coordenadora da dinâmica escolar" e entenda-se " Ronda do Quarteirão" Nataline assume sua missão.

O professor Felipe Monteiro e agora Técnico da SEMACE e também mestre e também espeleólogo retorna para o turno noite.

O Projeto Alunos Candidatos tem sua segunda edição simulando o pleito estadual e federal com alunos candidatos ao governo, senado e presidência.  O professor Henrique Gomes idiotamente o inscreve em um concurso da Procuradoria Geral da União chamado de Cidadania Judiciária. Pois não é que a praga do projeto é premiado é agraciado em 1º lugar? 

Os magníficos estudantes Deivid Mota Santana e Ana Jéssica Freitas de Oliveira também são premiados por suas produções de texto ambos orientados pela professora Daniela Ferreira Gomes.

O governador Cid Gomes rescinde sem aviso prévio o contrato temporário dos professores do Estado. Só AB fica da noite para dia sem 18 profissionais. Ninguém fala nada; a não ser os alunos e professores do AB fazem a denúncia nas ruas e caminham de forma ordeira e orgânica ao Ministério Público, Procuradoria da República e Tribunal Regional eleitoral e “cavam” audiência com o Juiz. 

Com sua elegância, simpatia e juventude a professora de língua portuguesa Pollytiana Albuquerque vem substituir o mestre Gabriel, que está sob licença médica.  

As professoras Jéssica Taynnar e Luciana Bessa em um momento de inspiração “advinham” o tema da Redação do ENEM 2014.

A aluna Agna Tavares é finalista nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa e viaja para Brasília juntamente com sua professora orientadora Suziane Brasil.

Ocorre o segundo aulão da virada com todos os records de público e emoções.

O Grêmio promove o Show de talentos.

O estudante João Vitor Claudiano dos Santos torna-se conhecido nacionalmente por ter acertado 95% das questões objetivas do ENEM ainda no 2º ano. É capa de todos os jornais locais e canais de TV aberta do Brasil.

Durante as atividades relativas a Consciência Negra é apresentado o já histórico e único espetáculo - A Dança dos Orixás. Assim como no ano anterior Calé Alencar conversou e cantou para um grupo significativo de estudantes.

O Grêmio promove o 1º LUAU, realizado na praia de Iracema.  

Depois de quase 40 anos de existência da escola, o ex-governador Adauto Bezerra aparece primeira vez; com 88 anos, acompanhado de dois seguranças, sua jovem atual esposa e um garoto adolescente – seu filho. O professor Henrique Gomes o aborda chama-o de "COMPANHEIRO" e convida seu filho para matricular-se no AB.

A escola recebe a visita histórica de Anita Leocádia Prestes filho de Luís Carlos Prestas e Olga Benário, exatamente uma semana depois de recebermos um representante da Ditadura, o coronel e ex-governador Adauto Bezerra. 

O AB recebe visitas de professores ilustres que se aposentaram dentre eles Olavo Mendes, Pedro (Pedrinho - profº de Física e Matemática), Francineudes, Mariano, a primeira diretora Dona Mescês ( segundo o profº Brandão, conhecida como Generala) que até dançou xote com os alunos,adorei ela),  Patrícia Cruz, Janete Lima, Geralda além de ex-alunos como Vanúzia, senhora Vilani Alexandre que estudou contabilidade no ano 1999 veio a escola convidada pelos estudantes da noite.

Ocorre com todas as emoções possíveis a X Feira de Francês.

É realizada a quinta edição de entrega da ABRECHA.

Realiza-se a IX SABI


FIM DO COMEÇO.


.............. parei por aqui....




Quem quiser continuar fique a vontade....


Um muito obrigado e todas as honras para cada trabalhador e trabalhadora que dedicou grande parte de sua vida para levar educação também para os filhos dos trabalhadores.
P.S. –
As informações das Histórias Sérias são contribuições da Professora de História Fernanda Guimarães.
E as porra-louquices são de ... imaginem...?


..... Fim do começo...