quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Um manto podre chamado preconceito e um câncer chamado ignorância.

Fato acontecido em um certo lugar, com uma certa pessoa em certo universo paralelo.

Um certo "filho de uma égua" professor de Geografia vê no faceboock o seguinte cartaz:
 
Este professor "filho de uma égua", "estúpido", "ridículo", "patético", "incompetente", "descompromissado" e que "adora enrolar aula", teve uma diarreia mental e imprimiu a "porra" de cartaz e como se não bastasse colocou-o no quadro de avisos da sala dos professores da escola onde trabalha.

Coitado do infeliz. Ingênuo e idiota como é, imaginara que a escola fosse um lugar para o debate de ideias e ideais. Imaginara ainda que professores licenciados, pós-graduados, experientes no magistério estariam com seus olhos limpos, sem remelas e veriam o cartaz como um bom exemplo do poder da linguagem, da observação e de que as coisas não não absolutas. Este professor "medíocre" pensava e, ainda pensa que os indivíduos que possuem o título de professores são pessoas reflexivas, que mostram ser a primeira impressão, na maioria das vezes um equívoco. 

O cartaz foi colocado no final do expediente noturno. Na manhã seguinte alguém deixa este recado, rascunhado sobre o mesmo: " KD a graça??? SE FOSSE NA ESCOLA DO SEU(A) FILHO(A), VC ACHARIA ENGRAÇADO?.

O " professorzinho de merda", tapado como é, não entendeu. E como havia acabado o remédio que toma (gardenal), retirou o cartaz.

Para não concluir...

Eu quero que meu filho ou minha filha estude em uma escola que não se furte ao debate dos grandes temas. Eu quero que meu filho ou minha filha tenha a felicidade e a honra de encontrar professores que os oriente a compreender as rugosidades da realidade. Eu quero que meu filho ou minha filha encontre mestres que o oriente a ler o mundo, a interpretar as imagens, a saber fazer a distinção entre ironia e agressão. Quero que meu filho ou minha filha não encontre professores estúpidos e arrogantes que insistem em querer enfiar "suas verdades" pela sua garganta. Professores que debatam política, religião, fé e sexualidade sem sectarismo e sem preconceitos. Eu quero que meu filho ou minha filha estude numa escola onde os professores saibam pelo menos entender um cartaz.             

Henrique Gomes de Lima.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO.

Empolgado com o Seminário Juventude e Fé, promovido pelo Grupo de Estudos do Meio Ambiente - GEMA, do qual faço parte, resolvi paramentar-me de algumas simbologias de fé. Percebi as mais diversas interpretações. Me acharam ridículo, provocador, professor, audacioso, patético...Não me interessa as opiniões ou as interpretações. Eu quero é que o senhor e senhora pense, reflita e se livre do câncer do preconceito e do manto podre da ignorância.

domingo, 22 de setembro de 2013

Nomes interessantes para batizar crianças: Embargos Infringentes e Glutamato Monossódico.

Concordo que numa democracia o direito à defesa deve ser algo inquestionável e jamais negado. O direito ao contraditório é o que garante a liberdade de ideais e de pensamentos. Hoje no Brasil assistir ao vivo uma sessão do Supremo Tribunal Federal não somente é belo mas é singularmente importante para nosso Estado, nossa sociedade. Isso na Ditadura Militar jamais seria possível. Então mesmo diante de atitudes "esquisitas" de nossos juízes, o texto legal deve ser respeitado. E caso não concordemos é só expurgar do meio político os responsáveis pela elaboração ou não das leis que orientam o país. 
Este comentário vem referi-se aos últimos acontecimentos: os tais EMBARGOS INFRINGENTES, aliás adorei este nome. É uma ótima opção para batizar um menino, um caçula. Este nome significa a "raspa do tacho" é a última coisa, a última opção. Segundo o Códido de Processo Civil Brasileiro "Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou houver julgado procedente ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência.
Sendo assim, infelizmente os acusados de Mensalão tem direito. No entanto o Meritíssimo senhor juiz Celso de Melo poderia ter negado já que as provas apresentadas contra os réus são suficientes e legítimas. Aliás, não apenas o Celso, mas também os outros cinco poderiam em nome da dignidade e da ética não ter dado sobrevida a estes senhores e senhoras.

Embargos Infringentes assemelha-se ao Glutamato Monossódico, que aliás é outro ótimo nome para um garoto. O glutamato monossódico é um sal artificial presente em praticamente todos os alimentos industrializados. É gostoso, quase ninguém sabe que existe e os problemas decorrentes do seu uso só vem com o tempo e são devastadores.

Viva aos Embargos Infringentes!
Viva ao Glutamato Monossódico!  

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

07 DE SETEMBRO. INDEPENDÊNCIA DE QUE MESMO, HEIM???

Cheguei 14h na praça do Dragão do Mar. Nunca vi tantos "agentes da lei" juntos na minha vida. Eram policiais de todas as guarnições: COTAM, HONDA, GATE, CHOQUE, RAIO POLÍCIA RODOVIÁRIA, além da GUARDA MUNICIPAL. E eles tinham de tudo: armas de choque, cacetetes, revólveres e até metralhadoras. E como se não bastasse o helicóptero sobrevoando e pairando sempre em posição de ataque sobre as pessoas.    

Estive em duas frentes: o grupo mais aguerrido formado ma maioria por jovens e ligados aos atos mais audaciosos e ao grupo do Grito dos excluídos. O primeiro grupo menor e mais corajoso. O segundo grupo maior, mais organizado e mais pacífico e passivo. Apesar de tudo o que fica em mim é a energia do momento, o sentimento de não estar sempre dormindo e acomodado e acreditar que mesmo sendo um lupemprolelário ainda não perdi a condição ser cidadão e professor.

Encontrei alunos, amigos, alguns poucos colegas de profissão e políticos partidários se aproveitando da situação como o vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia. Quanto ao João Alfredo dou um desconto. Encontrei até o Elmano e tive um breve diálogo com o mesmo, pois o conhecia de outros momentos.