quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ROBERTO CLÁUDIO PREFEITO. O QUE PODEMOS ESPERAR?

A partir de 1º de janeiro de 2013, teremos um "novo" grupo gerenciando o poder na cidade de Fortaleza; dentre os representantes desse grupo tem-se Roberto Cláudio como prefeito eleito e seus principais mentores intelectuais a saber: Ciro e Cid Gomes.
 
Como morador e usuário da cidade espero que o governo do Sr. Roberto Cláudio seja benéfico para a cidade. Mesmo não tendo votado em seu projeto de governo, não posso torcer contra pois serei prejudicado.
 
No entanto, analizando a história e o histórico desse grupo político, infelizmentente não vejo perspectivas socialmente positivas para a cidade de Fortaleza. 
A poder da visão desenvolvimentista causa cegueira ante às áreas de interesse social. Sinto que espaços da orla marítima hoje ocupada por pessoas pobres serão aos poucos entregues ao olhar e gula vampirescos da especulação imobiliária. A retirada de pessoas de seus lugares para dar lugar às "grandes obras de concreto" acontecerão de forma unilateral e sem diálogo. Temo pela extinção das iniciativas culturais como os editais de artes, os pontos de cultura e os projetos para a juventude e para a diversidade sexual. Tem-se ainda a meia passagem estudantil, que observando as práticas administrativas e ideológicas do grupo de Roberto Cláudio, torna esta conquista e  direito histórico ameaçada. Não será nenhuma surpresa se o futuro prefeito e os vereadores que lhe darão apoio trabalharem para acabar com meia passagem ilimitada.
Isso sem falar nos servidores municipais, em especial os professores, que não tenho dúvidas serão tratados com as maiores atrocidades possíveis. Adeus licença-prêmio, adeus redução de carga-horária, adeus anuênios...

Sou um pessimista que tenho esperança. Sou um sonhador. Posso e quero estar enganado.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM 2012 - MINHA FALA A TODOS E EM PARTICULAR AS MINHAS ALUNAS E ALUNOS MARAVILHOSOS.

Nossas vidas são feitas de experiências e provações. Tudo que vivenciamos são fatos e eventos para nos tornarmos mais gente e mais humanos.
O ENEM é uma dessas vivencias.
Neste sábado e domingo, dias em que ocorrerão as provas, lembrem de algumas coisas que, apesar de simples, são bases para o momento.
Lembrem lá da sua professora da alfabetização que por várias vezes pegou na sua mão para ensinar-lhe coordenação motora. Lembre da sua mãe ou do seu pai ou de qualquer pessoa que te criou e te ama, te acordando, arrumando, ajeitando seu material para ir a escola.
Os amigos, os corredores da escola, o diretor ou diretora e aqueles professores exigentes, carrancudos, alegres, amorosos, que fizeram você sonhar e viajar sem sair da carteira escolar.
Lembre-se das infinidades de provas, testes relâmpagos e simulados.
Lembre-se do quão diferente e único tu és.
O ENEM nada mais é que um desses momentos. Não é a decisão da sua vida nem uma prova que define sua capacidade. É apenas mais uma das vivencias, das incontáveis outras qua ainda hás de ter. 

Sejam felizes. Tenho-lhes grande admiração e respeito. Vivam, experimentem e aprendam com os erros e acertos. 

Henrique Gomes de Lima.