segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DESVENDANDO LUGARES, FORMANDO VÍNCULOS E VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL

Acredito que só o conhecimento e o encontro entre os indivíduos humanos é que pode modificar a situação de desrespeito e desvalorização tanto das relações quanto do descaso e depredação dos espaços naturais e culturais. Em busca deste conhecimento e do fortalecimento de vínculos é que estive no dia 18 de dezembro último de 2011 na aldeia indígena Pitaguary no município de Maracanaú. Foi uma aula organizada pelo professora Bete que estava com seus alunos do colégio Juvenal de Carvalho. A mesma convidou a professora Laura Lobato que por sua vez estendeu o convite e mim, e eu levei Tiago, ex-aluno e amigo. 
Fomos acolhidos por Carlos Pitaguary, liderança na comunidade e grande conhecedor da história do lugar. Momento muito bonito e rico em conhecimento e simbologias participar das vivenciais proporcionadas a todos nós. 
A mangueira de mais de 200 anos, as ruínas da ocupação colonial, o cacique Francisco Daniel, a magnitude das montanhas, o lanche embaixo das árvores foram algumas situações por nós compartilhadas. Logo após o meio dia nos dirigimos para o município de Redenção conhecer o Museu do Negro Liberto.      
(Indígena, Carlos Pitaguary, o grupo e a mangueira de 300 anos)
(Profª Laura se irmanando)
(Professores Henrique Gomes e Laura Lobato)
(Dialogando com o Cacique)
(Professores Laura, Bete e Henrique)
(Laura, Tiago e Henrique no terminal do Siqueira)
(Ruínas da Colonização)
(Detalhes da Paisagem)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES

Olá a todos que acompanham este espaço. Estou retornando depois de um tempo na caverna.

Retornando e indignado com a situação dos profissionais do magistério, grupo do qual faço parte.
Não tem jeito, vou ter que tornar-me TERRORISTA.

Nobres alunos, familiares, companheiros, colegas e demais pessoas que acompanham o trabalho dos profissionais do magistério. Acredito que todos estão vendo pela TV e jornais o problema sério que pelo qual está passando a escola pública e os professores. Não estou referindo-me às agressões físicas covardes patrocinadas pelo poder executivo e legislativo, que por si só já são crimes hediondos, mas a destruição total da carreira de professor.
Esta quase impossível continuar sendo professor nesta cidade, neste estado e neste país. Por que uma profissão que todos afirmam ser muito bonita e vital para a sociedade não atrai os jovens? Se é tão importante, por que um grande número de professores competentes está deixando, abandonando, pedindo as contas e indo dedicar-se a outras atividades? É falta de dedicação, de vocação e de amor por esse trabalho? NÃO! NÃO É POR CAUSA DISSO!!!
Educação de qualidade é condição indispensável para a garantia de um futuro mais digno e livre para a sociedade. É a educação que pode melhorar o futuro. Mas, e o futuro dos professores? Por incrível que pareça estes NÃO TEM FUTURO!
Quando entramos em qualquer empresa ou quando sonhamos com um trabalho, uma profissão; nosso desejo é que este trabalho seja valorizado e garanta uma condição digna de vida para nossa família. Sonhamos com um trabalho que nos dê a possibilidade de crescermos enquanto indivíduos e exercermos com segurança material nossas potencialidades.
Para nós professores, este sonho, estas possibilidades estão sumarizadas no que se chama CARREIRA. Um governo sério procura não apenas respeitar o plano de carreira dos professores, mas melhorá-lo para que estes tenham as condições reais para desenvolver seu trabalho com qualidade.
E o que estão fazendo os governos? Exatamente o contrário. Estão piorando o que já era ruim. Retirando direitos e precarizando ao máximo a carreira do magistério. De uma coisa os senhores e senhoras podem ter certeza: quem decidir ser professor atualmente saiba que caso não seja herdeiro de pelo menos um barraco, você vai morar na rua, pois com o salário que ganhamos mal da para pagar um aluguel digno!
Se você decidir ser professor saiba também que não terá tempo para viver, pois todo ele será dedicado à salas de aulas lotadas e aos três turnos que você terá de trabalhar se quiser pagar suas contas sempre atrasadas.
Se você quiser ser professor saiba ainda que seus sábados e domingos serão dedicados a corrigir trabalhos escolares e se sobrar tempo, o que é quase impossível, talvez dê para elaborar aulas para o dia seguinte.
Se decidir ser professor, prepara-se para adoecer seriamente. Depressão por não ter tempo para dedicar-se aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Depressão por ser ridicularizado pelos governos de plantão e vez por outra ser chamado de vagabundo por algum deputado (a) ou vereador (a). Depressão por não poder nem ler um livro ou fazer um curso de aperfeiçoamento. Ematomas por todo o corpo e Síndrome do Pânico por saber que corriqueiramente será alvo de agressões psicológicas, morais e físicas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar e do "pilotão especial" das guardas municipais. Não esqueça que você pode perder a visão pelos efeitos do gás de pimenta que sempre será usado caso queira reclamar. Não podemos deixar de citar e lembrar as balas de borracha e os espancamentos por cassetetes. Tem ainda os puxões de cabelo.
Se decidir ser professor saiba que a única possiblidade de melhoria salarial é através da ascensão funcional conseguida com estudos de pós-graduação. Pagos por você. Com os novos projetos de leis elaborados pelos governos e aprovados pelos parlamentos, o aumento é menor que o benefício pago pelo bolsa-família.
Se você decidir ser professor não esqueça que é a carreira de nível superior que possui os menores salários do país.
Se você decidir ser professor da escola pública e tiver que ser obrigado pelo governo a entrar em greve, saiba que o poder judiciário sempre julgará o movimento ilegal. Não se iluda. A lei nunca estará do seu lado.
Na escola privada a situação não é muito diferente. O professor que reclamar de alguma coisa é sumariamente demitido. Na verdade essa é também a vontade dos governos estaduais e prefeituras.
E se você pensa que o sindicato da categoria é combativo e sempre sairá em sua defesa, ESQUEÇA! Nosso sindicato é uma vergonha, uma lástima. Sempre se alia aos governos de plantão contra os professores.
E aí? Tá afim? - Espero que sim. Se ainda existe um pouco de conhecimento científico, cultural e artístico nesta nação, agradeçamos as professores, que mesmo diante deste caos resistem bravamente. Contra tudo e contra todos. Os professores que ainda estão de pé merecem respeito. São eles os maiores defensores da educação. Mas, por mais competentes, sonhadores e combativos que sejamos, não é possível vencermos sozinhos. Cabe a esta sociedade: pai, mãe, avô/avó, demais familiares, alunos e todos os trabalhadores sair em defesa dos professores.

OS PROFESSORES ESTÃO EM EXTINÇÃO.

sábado, 17 de setembro de 2011

FENIX

Olá nobres seguidores, amigos, colegas e desconhecidos - Estou retornando.

sábado, 27 de agosto de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

AS COISAS NÃO ESTÃO BOAS

Olá povo. As coisas não estão boas para o meu lado. Doença na família se agravando. Discuti feio com irmãos. O governo do Estado destruindo meu trabalho e sonhos na educação, solidão. Estou me sentindo travado, incomodado, angustiado, triste, com vontade de chorar, gritar ou fazer coisas não muito boas. Espero continuar forte. Caso contrário, caio. E sei que será grande a queda.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ATENÇÃO ALUNOS DO 1º ANO DA ESCOLA GOV. ADAUTO BEZERRA

Olá moçada. Mesmo com o governo CID GOMES impedindo que os professores trabalhem, amanhã às 7:30h, a escola Adauto Bezerra, na qual sou professor estará realizando o 4º Desafio Nacional de Geografia para os alunos do 1º ano dos turnos da manhã e da tarde. Contamos com a presença de todos vocês não apenas para esta importante atividade, mas também para informarmos sobre o andamento do movimento de paralização. Contamos com sua presença. Avise aos seus amigos e amigas.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A MÃO

Um presente. Foi feita pra mim.
Quem fez, batizou-a de " a mão que ora". Uma bela demoninação. Simples e carregada de bençãos. Além deste nome também uso: a mão que acolhe, que agarra, que afaga, que arranha, que acarecia, que bate, que vê, o buraco do vento.




 (Este cenário é parte do meu quintal, a Bernadete mora aqui.)







quarta-feira, 27 de julho de 2011

Essa é realmente para o fim das férias.

Este fato aconteceu com um colega.

Carícias depois do sexo...

Um homem estava deitado na cama com a sua nova namorada. Depois de terem feito sexo, ela ficou bastante tempo acariciando-lhe os testículos. Algo de que ela parecia gostar imensamente. Ele estava gostando bastante, mas com curiosidade perguntou:
- Porque gostas tanto de acariciar os meus testículos?
E sua voz macia respondeu:
- Saudades dos meus...

Silêncio Total... 

domingo, 17 de julho de 2011

Fantasia, magia, imaginação, brincadeira, alienação, diversão. SANA 2011

Estive mais uma vez no SANA - Super Amostra Nacional de Animes.

Há várias opiniões sobre esse tipo de evento. Para algumas pessoas que me conhece pode surgir alguma indagação: - Henrique, você,... um professor, um senhor de idade, o que faz num negócio desses? Não tenho que dar explicações para " fi duma égua nenhum", mas como não deixo ninguém sem resposta, teço alguns comentários:
- Sou do interior, nasci literalmente dentro dos matos (ainda existia mato). Minha mãe, dona Geralda contava-me muitas estórias de feiticeiros, dragões de sete cabeças, caipora, lobisomen, mula-sem-cabeça...Não conhecia televisão, não via gibis.
- Quando fiquei mais velho, acompanhava meu irmão em uma caminhada de 03km aos domingos para assistir aqueles séries que passavam na globo. Tinha o Incrível Hulk, o Homem de seis milhões de dolares, a mulher biônica, mulher-maravilha. Depois vieram osThunderCats, He-man, os Herculóides, Os Defensores da Terra,... Deus, que saudade!
Existem algumas pessoas que afirmam que esses filmes e desenhos animados são coisas do Diabo, do Demônio e que influenciam maleficamente as crianças e os jovens. Eu acredito em mensagens subliminares, mas cuidado com fanatismo. Assisti e assisto tudo isso e não sou do Mal. Bem, acho que não!
- Voltando as memórias. Uma vez minha irmã, Ana Lúcia que trabalhava em Fortaleza, trouxe-me uma revista da mulher-maravilha e uma dos Vingadores. Foi a glória. Guardo-as até hoje. Quando chegava julho eu vinha para Fortaleza passar as férias na casa dela. Foi quando conheci Os Cavaleiros do Zodíaco, Giban, Jiraya, Jaspion, Esquadrão Relâmpago Changeman  e claro, Kamen Rider.
-  Sabe povo, pra quem tem uma mãe com superpoderes como eu, é normal gostar dessas coisas. Para quem acredita nas forças dos elementos da natureza e em extraterrestres e não perdeu a capacidade de brincar e fantasiar é legítimo que participe desses momentos. Fiquei feliz em encontrar alunos e ex-alunos; não estavam se drogando nem transando ao ar livre. Comprei uma munhequeira com o Olho de Thundera, uma túnica japonesa e um cordão. Vou inaugurar quando as aulas retornarem. ( Se o CID GOMES não fizer greve é claro).
Seguem alguns registros.
(Meninos do bem, gente boa)

 (Vejam quem reencontrei!)





sábado, 16 de julho de 2011

HUMOR - Parte I

Fazer rir é uma das coisas mais difíceis que existem. E fazer humor sem apelação é mais difícil ainda. Vejam o que andei garimpando. Observem a expressão facial do cara, é incrível.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Minha singela homenagem ao Dia do Rock

Essa é para os idiotas que pensam que são homens. Observem o que faz o líder do Foo Fighters durante seu show, em Londres. Aparentemente o rapaz estava brigando com outras pessoas e quando Grohl percebeu o que acontecia, interrompeu a música e pediu - sem delicadeza e à base de muitos palavrões - que o "briguento" se retirasse da casa de shows.

Numa das frases Dave Grohl diz: "Você não vem ao meu show para brigar e sim para dançar. Vá embora daqui, SEU FILHO DA PUTA!
- Esse é dos meus!
Segundo o site TMZ, os briguentos foram retirados pelos seguranças. O vídeo está em inglês. Quem quizer ve-lo legendado vá ao site do ig

Terra, cidades e mercadoria

Fiz este resumo durante o Curso de Esperciaização em Ensino de Geografia, na disciplina de Urbanização e Planos Diretores. Coloco aqui como incentivo a investigação. O assunto é muito instigante e sério.
Resumo do texto “A terra como mercadoria” In: Moradia
nas cidades brasileiras. De Arlete Moysés Rodrigues;
Contexto, 1997.
A terra em princípio não deveria constituir-se em um elemento gerador de lucro, pois não foi construída pelo trabalho humano. Contudo não somente no Brasil, mais nos demais países capitalistas a terra integra o conjunto de mercadorias deste modo de produção. É historicamente, um dos repositórios mais comuns e importantes da acumulação de riquezas. É uma mercadoria “sui generis”, não é produto do trabalho, não pode ser produzida, não se consome e tem seu preço constantemente elevado, e por mais velha que fique, nunca se deteriora.
Consensualmente afirma-se que só o trabalho cria valor. Assim sendo. A terra é uma mercadoria sem valor, no sentido de que seu preço não é definido pelo o trabalho na sua produção, mas pelo estatuto jurídico da propriedade da terra. A terra é uma espécie de capital que esta sempre se valorizando. É na verdade, um falso capital, porque é um valor que se valoriza, mas a origem de sua valorização não é a atividade produtiva. Investi-se dinheiro em terra e espera-se sua valorização. Se valoriza sem trabalho, sem uso. Pauta-se nas regras do jogo capitalista, que se fundamenta na propriedade privada.
O preço da terra no Brasil surge com a ascensão do capitalismo que procura impedir o acesso do trabalhador sem recursos à terra. Leis e pareceres aprovados legitima tal fato. Definem que a terra será vendida no mercado e que terá um preço só acessível a uma determinada classe. Com o processo de urbanização/industrialização esta questão se intensifica.
A valorização de terras é algo com características peculiares. No mercado de compra e venda, quando teoricamente se aumenta o volume de ofertas, diminui o preço. No caso dos terrenos, quando novos terrenos entram no mercado, por exemplo, na expansão do perímetro urbano, ou loteamentos de glebas, o preço da terra, no geral, aumenta e não diminui. O preço é definido diferencialmente pela localização. Essa diferenciação que decorre da produção social da cidade, permite aos proprietários se apropriarem de uma renda extra: a renda diferencial.
Um dos agentes que ajuda a construir todo esse processo é o Estado, pois além de produzir, distribui e gere os equipamentos necessários à vida nas cidades. Quando assume a provisão de valores de uso, está canalizando através de impostos e taxas parte do trabalho global da sociedade e esse trabalho, possui uma distribuição heterogênea sobre o espaço urbano, acentuando a valorização diferencial de uma área para outra.
É nesse momento que os chamados mecanismos da especulação imobiliária surgem e são praticados de várias formas. A mais comum refere-se ao interior de uma área loteada e diz respeito à retenção deliberada de lotes. Vende-se inicialmente os lotes de pior localização em relação aos equipamentos e serviços, para em seguida, à medida em que o loteamento for sendo ocupado, colocar-se os demais á venda. A simples ocupação de alguns já faz aumentar o preço dos demais lotes, valorizando o loteamento. É uma forma de ocupação programada, pois é comum lotes serem“guardados” em lugares estratégicos para a instalação de futuros equipamentos.
Uma outra forma de atuação consiste em não fazer um novo loteamento vinho ao já existente, mas deixar-se uma área vazia entre os dois loteamentos. Isso pode ser melhor propiciado se as glebas fizerem parte de um monopólio.
A resultante final desses e vários outros processos determinam o preço da habitação. Acrescenta-se a renda da terra absoluta e diferencial, os lucros dos investimentos da incorporação, da construção da casa, e os juros do capital financeiro/ o que atingirá um número extremamente elevado e inacessível para a maioria dos trabalhadores.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

08 DE JULHO - ANIVERSÁRIO MEU

Mais um ano concluído no calendário gregoriano. Continuo aqui na Terra minha caminhada eterna no universo. Sou e estou ficando velho. Muito Velho. Esta cara de bebê é so enganação.
  

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um presente que ganhei.

Divido com vocês um texto que ganhei do meu ex-aluno Braiam Lima Batista.

É muito difícil escrever sobre algo desconhecido; posso dizer que pessoas são identificáveis, previsíveis... Mas, imaginemos um ser que não preto nem é branco, não rico nem é pobre, nãe é bonito nem é feio, não é velho nem é novo, não é forte nem e fraco, não é do bem nem do mal, não é tudo, nem é nada .... Não é indeciso, nem mediano, porque pessoas medianas são insossas, sem graça, chinfrim...


Aquele que não se deixa conhecer mas, aprecia conhecer. Que na busca pelo saber, acabou por se perder. Não sabe de tudo, mas de tudo sabe um pouco. Pouco moderado " humilde", mas sensato, profundo, interessado nas ciências humanas. Quer saber como funciona os negócios, literalmente meter os pés pelas mãos, para se arrebentar mesmo. Ele sabe que só ele se conhece. E não adianta contestar, sem objeções, porque ele é assim, só para quando vê que o negócio não dá certo mesmo, por aqui e acolá dá os seus jeitos.


Sempre de muitos alardes, onde tudo é catastrófico, onde a simplicidade de um problema é elevada ao patamar da improbabilidade, porque ele arranca a folha do dicionário da palavra impossível.


E com seus discursos apocalípticos, hipoteticamente falando, parece sempre o fim de tudo, mas já tem as soluções, foi e é tudo só para assustar. Muito concentrado é sério, crítico e observador, mas quando perde o foco, quebra a rutilancia da seriedade com uma gargalhada fatal, que desconcentra qualquer um.


Um pouco de fermento leveda toda a massa. ( GI, 5,9)


Assim também é Henrique, se você está próximo a ele, é iminente a perturbação, os cutucões, puxões, carões e as cobranças. Sem meias palavras, como ele prefere, onde sim é sim e não é não. Henrique Gomes é um enxamista, um formador de motim, não para boicotar nada. Não sabe estar quieto. Que espécie é essa ainda não catalogada?


Que não se adapta ao ambiente, mas modifica o ambiente para que se adapte a ele. Trata tudo com verdade e exige compromisso. Nunca prometa nada a ele porque ele vai perturbar, cobrar, encher o saco... Ele mexe conosco, com o nosso psicológico; diz que: - vamos fazer uma coisa para bagunçar as ideias do povo, cutucar o Adauto Bezerra, despertar, acordar... Mas na verdade aquela ideia toda mexe mais conosco do que com o Adauto, e acaba acontecendo o que ele queria. Poucos se salvam, salvam um sonho que não deveria ser só nosso, salvamos o GEMA.




Quem muito fala pouco faz, por isso é que eu escrevo.


Esse ser que vocês veem, é uma coisa pra ser escutada, que não vai falar merda, muito convicto de si, sempre fala como se estivesse certo, sempre precavido, fala de boca fechada, porque assim as moscas não entram e as palavras ociosas não passam. Difícil de agradar, exigente, nada nunca é bom o bastante, tudo é interessante, nunca é bom ou excelente.


Ele é assim mesmo. Muitos discursos e sermões. Mas de onde tira esses conhecimentos? Onde fica? Com quem fica? O que come? O que faz? Mas todas essas respostas não bastam. Conversas proveitosas, poesia, monólogo, prosa...


Pode achar que não tem sentimentos, que não ama, que não é amado, nunca está alegre, nunca está triste, parece morrer, vem morrendo a cada dia que passa, encontro-o sempre em pior estado do que da última vez; sobrevivendo vem decadende já a gente nasce  não para viver, mas para morrer. Pra ressuscitar? Depende do que você crer.


Ele quer ver e conversar com formadores de opinião, poucas são as pessoas que se tornam o que ele queria.


Não o tente entender. Assim mesmo ele é. Sempre desaparece, nunca aparece, se perde, se acha, fica, passa, nunca vai realmente, sempre volta pra gente.



Braiam Lima Batista.
Para: Henrique Gomes.


Fortaleza, 25 de junho de 2011.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

DECISÕES - É PRECISO TOMÁ-LAS!

Sou professor da Rede Estadual há 07 anos e da Prefeitura Municipal de Fortaleza há 10 anos. Há 05 anos aceitei o convite para compor a equipe técnica da SER V, para trabalhar com o acompanhamento ao ensino, contribuindo com planejamento pedagógico e formação de professores; coisas que acredito, defendo e que faço com legitimidade. Aceitei este convite, foi uma decisão, deixei a sala de aula, meus alunos aos quais sempre dedico minhas energias com ética e resposabilidade. Quem me conhece sabe que não estou faltando com a verdade. Trabalhar com educação foi outra decisão de vida.
Sempre afirmo que há dois palcos onde os educadores não podem deixar de atuar: o compromisso com a sala de aula e o compromisso com a defesa da educação. E é este compromisso que me fez aderir ao movimento de paralização. O último recurso de luta ante a intransigência da Prefeitura. Não tive como ficar dentro da secretaria e ver uma luta legítima acontecer sem participar. Diante desta situação e das prováveis represálias que enfrentarei, tomarei mais uma outra decisão: - vou voltar para sala de aula.
Estarei solicitando a minha chefia imediata minha lotação em uma escola. Todas as vivencias que tive sa SER V foram verdadeiras e significativas e agradeço aos colegas por ter dividido este convívio.  

terça-feira, 7 de junho de 2011

A PREFEITURA DE FORTALEZA E OS VEREADORES AGREDEM FISICAMENTE OS PROFESSORES

HOJE, NA CAMARA DE VEREADORES DE FORTALEZA ACONTECEU UMA DAS MAIORES BARBARIDADES JÁ REGISTRADAS NA HISTÓRIA DESTA CIDADE. A MANDO DA PREFEITURA E DOS VEREADORES OS PREFESSORES DA REDE MUNICIPAL FORAM AGREDIDOS COVARDEMENTE PELO BATALHÃO DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR E PELA GUARDA MUNICIPAL.

NÓS SÓ ESTAMOS REINVIDICANDO UMA COISA: O CUMPRIMENTO DE UMA LEI FEDERAL QUE AJUDA A TORNAR A EDUCAÇÃO MAIS RESPEITÁVEL E DIGNA.

NÓS SÓ QUEREMOS PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS FILHOS DOS TRABALHADORES, MAS, A PREFEITURA NOS TRATA COMO BANDIDOS.

MÃES, PAIS, ALUNOS E TODOS DA SOCIEDADE VOCÊS PRECISAM DEFENDER OS PROFESSORES. ESTAMOS POR ENQUANTO SÓS NESTA BATALHA.

ESTAMOS PEDINDO SOCORRO!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O DINHEIRO, O LUCRO, A DESTRUIÇÃO E A MORTE VENCERAM!!!

O CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO PERDOOU QUEM DESMATOU ILEGALMENTE E AINDA DEU AUTORIZAÇÃO PARA AUMENTAR A DESTRUIÇÃO. O NOVO CÓGIGO FLORESTAL ELABORABO PELO PCdoB FOI APROVADO POR QUASE TODOS OS DEPUTADOS FEDERIAS DE TODOS OS DEMAIS PARTIDOS.
ISSO NÃO É SÓ UMA VERGONHA. É UM CRIME EDIONDO.  

terça-feira, 17 de maio de 2011

CONGRESSO NACIONAL QUER DESTRUIR AS FLORESTAS BRASILEIRAS

Estamos vivendo tempos muito perigosos. Nos últimos anos os seres humanos em nível mundial, tem tomado atitudes que estão tornando inviáveis a vida no planeta. Falo em especial do tratamento dado aos elementos naturais. Se fizermos uma análise dos encontros e conferencias relacionados ao meio ambiente percebemos que em todas elas a natureza sai sempre perdendo. E em nome dos indicadores econômicos e do lucro das grandes empresas, o solo, os animais, o ar, as águas e as florestas são considerados problemas ao desenvolvimento das nações.    
Aqui no Brasil a situação é catastrófica. Todos os nossos biomas estão sendo simplesmente destruídos a olho nú por quem quiser ver. O código florestal brasileiro, um conjunto de leis que regula o uso e a ocupação das áreas florestadas, é considerado um dos mais avançados do mundo, mas por falta de fiscalização pouco funciona. E agora como se não bastasse os parlamentares estão querendo mudá-lo PARA PIOR. A intenção é flexibilizar a lei. Adequar às exigencias do Deus mercado. Veja os pontos que se aprovados, podemos dar adeus às florestas brasileiras:

- fim do embargo ao crédito para as fazendas localizadas em municípios na Amazônia marcados com desmatamentos ilegais, que é um dos pilares do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento;
  • ISSO SIGNIFICA PERDOAR TODOS OS EMPRESÁRIOS QUE INVADIRAM A FLORESTA. É a neo-colonização. MORTE AOS NATIVOS!
- permissão de criação extensiva de gado em encostas, hoje delimitada como área de preservação permanente (APP);
  • ISSO SIGNIFICA AUTORIZAR A DERRUBADA DA VEGETAÇÃO QUE PROTEGE AS ENCOSTAS DE MORROS E SERRAS. Com essa ação teremos mais mortes de seres humanos. Vai ser lindo!!! 
- extensão da isenção de reserva legal (área que cada propriedade rural precisa preservar) para todos os fazendeiros;
  • ISSO SIGNIFICA QUE OS FAZENDEIROS NÃO PRECISAM SE PREOCUPAR COM A QUANTIDADE DE VEGETAÇÃO A SER PRESERVADA DENTRO DA PROPRIEDADE. MATO NÃO SERVE PRA NADA!
- fim da proteção aos mangues, para permitir criação de camarão e construções de mansões a portos.
  • ISSO SIGNIFICA UM ADEUS  DEFINITIVO A ESSE BERÇO DE VIDA. ADEUS A FONTE DE ALIMENTOS TANTO DE SERES HUMANOS COMO DE TODOS OS ANIMAIS.
 
O relator dessas mudanças, ou seja, o indivíduo que está redigindo o novo texto para a lei que autorizará a destruição das florestas brasileiras chama-se ALDO REBELO, deputado federal de São Paulo pelo PCdo B. Foi-se o tempo no qual os partidos tinham ideologia. Quem poderia imaginar que o PCdoB se uniria aos grandes latifundiários. Mas ele não está sozinho. Muitos outros deputados inclusive do nosso estado Ceará fazem parte da gangue.
É vital que acompanhemos essas negociações políticas e nos posicionemos. Denuncie, reclame, mande e-mail para o congresso, para a DILMA, para o Supremo Tribunal. Comente com seus amigos e familiares. Na rua, na escola, na igreja, nas praças. 

domingo, 8 de maio de 2011

PLANTÃO DE DOMINGO II

Lascado de cansado e de febre. Tanta coisa pra debater:
- A bela vitória do Ceará (apesar de gostar do Ferroviário);
- A suposta e infeliz morte de "Binzinho". É ele mesmo, o Laden!
- A greve na Educação de Fortaleza;
- A paralização nacional no dia 11 de maio;
- A cantada indiscreta que levei;
Minhas energias hoje foram mais uma vez para a Geralda e para organizar as avaliações de humanas do Adauto. Lavei roupa também!
É, hoje nem mesmo eu meti o dedo.   

domingo, 1 de maio de 2011

O QUE DEVO SENTIR? RAIVA, NOJO, DECEPÇÃO OU DESPREZO?

Sou professor há doze anos. Amo o que faço. Trabalho com gosto e com afinco. Não sou e nem quero ser exemplo pra nada. Mas, procuro respeitar a instituição que trabalho, meus colegas e meus alunos.
Já vivi muitas situações desagradáveis nas escolas que passei, nunca com alunos, por incrível que pareça foi com professores. Lembro que certa vez numa escola da Prefeitura de Fortaleza, uma diretora moveu céus e terra para que eu não fosse eleito presidente do conselho escolar. Em outra escola no Bom Jardim o diretor tentou boicotar uma homenagem que eu estava organizando para os alunos  pensando o idiota  que eu queria ser canditato a diretor.
Tem muitas outras situações, mas o que me magoou profundamente foram os últimos acontecimentos.
Colegas que na minha frente são todos sorrisos e por trás fazem chacota e deboçam do trabalho que tento realizar. Tenho interesse pelas histórias de vida dos alunos, procuro mostrar outras possibilidades além do aulismo, promovo encontros que possam contribuir para o fortalecimento dos laços e das ideias de grupo.  Mas, pelas minhas costas colegas professores dizem que tudo isso é uma mentira. Mas, na minha frente são só elogios.
Gente... isso dá raiva! É nojento! É  decepcionante. É desprezível!  Estou puto de raiva. Minha vontade é olhar na cara deles e mandá-los para  puta que os pariu. Podres, falsos. Vão cuidar do rabo fedorento de vocês seus medíocres. E são porras como essas que se dizem professores. 

Desculpem! Os ouvidos de vocês não são pinicos, para lerem esta bosta que escreví. Já que baixei o nível tornei-me tão lixo quanto eles.   

domingo, 17 de abril de 2011

PEREGRINANDO - Parte I

Olá seres, criaturas, elementos, indivíduos.
saudações,
saúde e paz!

Quando dá na telha e quando consigo dilatar o tempo, ando por alguns lugares desta cidade. Deparo-me com as situações e com pessoas das mais diversas. Idosos, adultos e crianças. Na maioria das vezes abandonados e jogados a própria sorte. 
Idosos pedindo esmolas nos sinais ou nas ruas do centro como por exemplo a D. Maria que sempre ficava nas proximidades da Praça do BNB e depois foi para perto do Restaurante Mistura Paulista. Conversei com ela muitas vezes. Mora no Barroso, cria um neto, não é aposentada. Muito magra, muito pequena, muito doente. É um caco de ser humano, que ninguém vê. Estava no Juazeiro do Norte ainda menina no dia do enterro do Pe. Cícero. Ela é linda. Certa  vez a encontrei com o pé sangrando;alguém havia pisado. Um dia comprei duas marmitas e sentei ao lado dela na calçada. Almoçamos juntos. Foi incrível. Nunca mais a ví.

domingo, 10 de abril de 2011

Professor passando. Respeito por gentileza.

"(...) Na sala de aula é que se forma um cidadão,
na sala de aula é que se muda uma nação.
Na sala de aula não há idade nem cor,
por isso aceite e respeite meu professor(...)"  
Anjos da Guarda, de Leci Brandão.

Quais os trabalhos mais importantes? Quais as funções vitais para a sociedade. Existem profissionais mais importantes que outros? 
O que é ser valorizado?

As questões que coloco acima são inquietações constantes no mundo de hoje. Fazem parte do dia-a-dia. Fomentam discussões e ajudam a manter as relações de poder. São tão prementes que chegam ao ponto de alguns seres humanos  se sentirem Deuses e  outros que... que outros? Não existem os outros.

Faço este comentário motivado pelos últimos acontecimentos lá pelo Supremo Tribunal Federal. São 11 juízes, são 11 Deuses. São seres muito importantes. Tiveram poder para liberar os fichas-sujas para assumiram seus cargos e na última quarta-feira dia 06 de abril de 2011 estavam decidindo a vida dos professores. Falo vida por que no meu caso ser professor é minha vida.
De todas as profissões que existem, o magistério é hoje a menos atraente, a menos procurada, aquela que ninguém quer. 
E porque? - Ah! motivo é o que não falta, mas, de acordo com os ditames da atual sociedade, você só vale o tem no bolso! E como professor ganha quase nada de salário, consequentemente também vale quase nada.
Pois é. Os juízos estavam julgando o Piso Nacional para o salário  dos professores. Na verdade, já havia sido aprovado em 2008. Mas alguns governadores entre eles o senhor governador do Estado Ceará, Cid Gomes não aceitaram, não concordaram e acionaram a corte. Depois de quase três anos, por incrível que pareça o mérito veio a julgamento.  E por 08 votos a 01 o valor mínimo de R$ 1.187, 97 foi aprovado. 
Concretamente, isso não representa grandes mudanças na remuneração dos professores. Na verdade é quase imperceptível.  
O que nós professores devemos comemorar é a VITÓRIA MORAL. É saber que pelo menos uma vez na vida a educação e seus profissionais estiveram sendo objetos de debates.É saber o que o governador CID GOMES, NÃO É UM DEUS ABSOLUTO. 
Mas ainda falta muito. Neste caso a maior vitória seria a aprovação do dispositivo da lei que destina 1/3 da carga horária para o professor se dedicar a estudos, planejamento de aulas e outras atividades como o atendimento mais pessoal a estudantes com maior dificuldade de aprendizagem. Só quem é professor ou convive conosco sabe da rotina de quase escravidão que vivemos.  Um professor de Arte ou de Sociologia com 40h por exemplo, tem 32 turmas. Isso dá uma média de 1600 alunos. É algo para além do absurdo.

Divido agora com vocês a composição e interpretação da grande artista Leci Brandão. É um regojiso para a alma. É lindo.   

terça-feira, 29 de março de 2011

ADEUS, JOSÉ ALENCAR.

Um homem é feito de ações, concepções firmes e dignidade. Nem todo macho é homem.
Ninguém nasce homem. A gente aprende com o tempo. Tudo bem que nem todos conseguem! Eu estou tentando. O  Senhor José Alencar, ex-vice presidente do Brasil é um homem. Faleceu  na tarde de terça-feira, dia 29 de março de 2011. Era muito sábio, veja algumas de suas citações:
"Os discursos devem ser como vestido de mulher. Não devem ser nem tão curtos que nos escandalizem, nem tão longos que nos entristeçam."
"A vida pública é uma doação"
"Não posso ser omisso. Do contrário, como eu vou fazer a barba de manhã e olhar para a minha cara?"
“Não estou entregue. Estou entregue a quem sempre estive: às mãos de Deus.”

O câncer o matou. Matou também meu pai. - Oh, doença amaldiçoada!
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A correria imposta pelas disputas entre nós está nos fazendo seres embrutecidos, robôs da produção e alienados nas atitudes e pensamentos.
Enquanto estamos trabalhando para manter as regalias dos donos do poder, coisas acontecem ao nosso redor e não nos danos conta.

Trago para vocês alguns fatos " interessantes", uns são de lascar, outros de lascar ao quadrado. 
  • Supremo Tribunal Federal do Brasil derruba Lei da Ficha Limpa. Os Deuses da Justiça disseram que ela não valeu para as eleições de 2010. Conclusão, os marginais  que foram eleitos e que tiveram suas candidaturas impugnadas poderão assumir seus cargos. É de lascar. E um dos indíviduos do Supremo, o todo poderoso Gilmar Mendes disse ainda que vão analizar se lei é constituicional ou não. Quando é para moralizar a coisa parece que todo mundo é contra. É de larcar ao quadrado.
  • Enquanto isso esses mesmos juízes do Supremo não votam a lei que garante um piso salarial minimanente digno para os professores do país. É de lascar!
  • Aqui no Ceará, na questão ambiental parece que o governo quer "liberar geral". Grupos econômicos e o próprio governo desejam realizar grandes empreendimentos. Parece ótimo não é? Não, não é. Sabiam que a maioria dessas obras trarão impactos irrevervíveis ao meio ambiente? São as Áreas de Proteção Ambiental que estão na mira. O governo Cid Gomes está querendo permitir mega construções em qualquer lugar. Como já informei em postagens anteriores a Assembléia Legislativa lhe deu poderes absolutos para isso.
  • Em Fortaleza, vemos a imagem mais fiel do caos. Dói na pele, na lama, no coração. Eu ajudei a eleger este governo. A prefeitura disse que a cidade está "bombando". Talves esteja mesmo. Vejo aquela bomba de mantém um paciente na UTI ainda vivo.
  • Cirurgião plástico  morre em sauna gay no Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, vítima teria ido para um dos quartos com um garoto de programa e passado mal após orgasmo. "É  LASCAR AO QUADRADO!! Tomara que ele tenha morrido feliz!

domingo, 20 de março de 2011

SURPRESAS NO PLANTÃO DE DOMINGO

Todos os domingos(todos mesmo!) fico em casa cuidando da minha mãe. Ela está totalmente dependente. Aproveito para ficar conversando sobre as lembranças do passado dela. Faço isso com muito gosto. Além de fazer o almoço, coisa que faço muito bem, fico também atualizando no computador meu material para  o trabalho docente.
Às vezes a tv fica aberta. 
Por incrível que pareça ví algo muito bonito, digno na programação da Rede Globo - O Programa Esquenta, apresentado brilhantemente por Regina Cazé. 
O diferencial começa na platéia, formada por indivíduos que realmente parecem com brasileiros e não com bonecos escolhidos por padrões de beleza viciados e preconceituosos.
O programa é eclético, muitifacetado, animado e de muita sensibilidade.  
O domingo dia 20 de março de 2011, foi por demais especial. Regina Cazé levou ao seu programa professoras - do Piauí e Rio de Janeiro. Na ocasião as profissionais  falaram de como o trabalho realizado pela escola onde atuam mudou a  realidade da comunidade. As professoras falavam com tanta propriedade e com tanta dedicação que dava pra sentir a força, a verdade e o amor expresso no relato. A apresentadora vibrando com a história e a plateia aplaudindo de pé. 
Não era nenhuma bunda balançando gente. Eram professoras, senhoras, falando de Educação, sério!!!! Foi lindo.   

sábado, 12 de março de 2011

Quanto custa um Deputado Federal?

Salário: R$ 16.512,00
Ajuda de Custo: R$ 35.053,00 (Valor máximo, e não posso pensar que algum deles vá usar o valor mínimo). Essa ajuda de custo é para passagens aéreas até a base, fretamento de aeronaves, cota postal e telefônica, combustíveis, divulgação do mandato, aluguel de escritório político, assinatura de publicações e serviços de tv e internet, contratação de segurança.
Auxilio Moradia: R$ 3.000,00
Auxilio Gabinete: R$ 60.000,00 (Para contratar de 5 a 25 funcionários )
Despesa Médica: Ilimitada! (Pode gastar o que quiser mediante qualquer recibo, sem contestação)
Telefone Celular: Ilimitado! ( Não existe restrição de uso, então o que gastar é pago).
Ainda como bônus anual: mais 2 salários = 33.024,00

Só com os números divulgados são:
R$ 114.565,00 por mês, fora a bonificação anual e os "ilimitados".
 Fonte: Correio do Povo RS (edição 03.10.2010)
Povo, isso é só o declarado, o real comprovado oficialmente. 
Mas tem o pior. Os parlamentares que são LADRÕES, podem embolsar muito mais. Pelo Congresso Nacional já passou a quadrilha dos ladrões do orçamento, a máfia dos sanguessugas, a farra das passagens aéreas, os mensalões sem falar nos acordos e conchavos que alguns deputados LADRÕES fazem com latifundiários, empresários e banqueiros para votar leis que os beneficiem e lasquem ainda mais o povo brasileiro.
- Eu acho é pouco. É tudo culpa nossa!