domingo, 28 de novembro de 2010

CRIME E CRIMINOSOS - Parte I

Por que ferimos nosso semelhante? Por que seres humanos matam, estupram, enganam, criam vícios e patrocinam atos que só servem para macular e destruir?
O que é o crime? E para que foram criadas as leis?

Os primeiros grupos humanos, organizados que hoje chamamos de civilizações, ao cunhar a lei, esteve presente um dos seus objetivos primordiais que é limitar e regular o procedimento das pessoas diante de condutas amplamente consideradas como nocivas e reprováveis.
Um dos escritos mais antigos é o código sumeriano de "Ur-Nammu" que data de aproximadamente 2100 a.C. no qual se vêm arrolados 32 artigos alguns dos quais preconizando penas para delitos. O Código de Hamurabi que é compilação maior e posterior, dentre outros regramentos penais contra o crime, adota a chamada Lei de Talião ou conhecida ainda como lei do olho por olho, dente por dente, que concedia aos parentes da vítima o direito de praticar com o criminoso a mesma ofensa e no mesmo grau por ele cometida.
Além de um fenômeno social, o crime é na realidade, um episódio na vida de um indivíduo. Não podendo, portanto, ser dele destacado e isolado, nem mesmo ser estudado em laboratório ou reproduzido. Não se apresenta no mundo do dia-a-dia como apenas um conceito, único, imutável, estático no tempo e no espaço. Ou seja: "cada crime tem a sua história, a sua individualidade; não há dois que possam ser reputados perfeitamente iguais." Evidentemente, cada conduta criminosa faz nascer para as vítimas, resultados que jamais serão esquecidos, pois delimitou-se no espaço a marca de uma agressão, seja ela de que tipo for; moral, patrimonial ou física.
Parece que os chamados tempos modernos, que estamos vivendo, está nos fazendo acostumados e cúmplices das condutas criminosas. 
Os atos criminosos, a violência que campeia os vários espaços do território brasileiro, são frutos das nossas ações. Isso mesmo!
Quando, por exemplo, você fura filas, e diz que achado não é roubado ou ainda que o mundo é dos mais espertos, estais alimentando o crime, mesmo que inconsciente.
E quanto a você, engomadinho? Ou você, descolado e antenado? Que busca um “baseado” ou um “pozinho” para deixar sua noite ou sua festa mais “ movimentada”. – Engraçado, no outro dia está todo vestido de branco, na rua fazendo caminhado pela paz.
- Tenha vergonha hipócrita, vagabundo.
- Estou com muita peninha!
- Onde a elite carioca vai comprar maconha, cocaína e outras “cositas mas”?

domingo, 21 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIAS COLORIDAS


O dia 20 de novembro, é, depois de muita luta e mobilização social, um dia destinado à homenagens e reflexões sobre o importância da etnia negra para a construção do Brasil. É também um momento para denunciar os crimes abomináveis  sofridos por negros e negras no nosso país. Crimes esses, cometidos sobre a proteção da ignorancia e do preconceito que acomete alguns seres bestiais. O dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi- o homem, o lutador, o indignado, o sonhador, o herói - é chamado de " Dia da Consciência Negra" - o dia para resgatar a dignidade de um povo. Mas, a expressão consciência negra, não pode ser sectária. É bom ter cuidado, pois caso contrário, interpretações vazias de conteúdo pedem criar a " consciência amarela", ou  "consciência branca".
Na verdade, o termo Consciência Negra hoje, tem uma conotação muito mais abrangente. É ter senso de humanidade, de zelo, respeito e admiração com todas as incríveis e belas diferenças que existem entre os seres humanos. É uma ação reflexiva e concreta para combater atitudes vergonhosas e indígnas que insistem em emergir, como as várias facetas do preconceito e do xenofobismo .        
- Leia um dos pequenos textos que fiz para a ocasião - 
Quem sou eu?

Sou osso, sou carne, sou veias, sou senso, sou  essência.
Meu cheiro?
É cheiro de gente!
Gente que ama, gente que canta,
Gente que sofre, gente que ri, gente que chora.
Meu orgulho?
Não tenho!
Orgulho, afasta, bestializa.
Sabe o que tenho?
-Satisfação! Alegria! Atitude!
-Satisfação com o meu corpo,
- Alegria por ser o que sou,
- Atitude por ser assim, desse jeito assim.
Lindo com meu cabelo lindo,
Perfeito com minha multicor,
Magnífico com o meu pensar!
Quem tu pensas que és?
Achas que és superior?
Superior em que, cara pálida?
Cuidado, 
pois, o saco de fezes que possuis na barriga
pode subir pra sua cabeça.
Henrique Gomes de Lima.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O MESTRE CHICO ANYSIO

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, nascido em Maranguape no Ceará, no dia 12 de abril de 1931.  Um gênio. Uma mente brilhante. Um dos maiores artistas do mundo.
Ainda está vivo. Produzindo, criando e escrevendo. 
Em tempos de mediocridade galopante, ouvi-lo e assisti-lo é um privilégio.
Colhi algumas de suas pérolas. É o máximo.

O 1º vídeo mostra como é possível fazer humor de forma simples e ao mesmo tempo refinada.Elegante, mesmo que seja picante. Escrachada sem ser debochada.
O 2º vídeo é uma obra prima em se tratando de composição literária.


A REPÚBLICA


A expressão República vem do latim res publica – que significa - "coisa pública". É uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A forma de eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.

A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado.

Nicolau Maquiavel foi, e ainda é o grande pensador que estruturou as bases da Ciência Política e claro o republicanismo.

Sendo simples sem ser simplório, digo que República mesmo com todos os vícios e defeitos (que na verdade são dos seres humanos) ainda é a melhor forma de gerir um Território, um Estado. A República permite que o povo possa ter participação direta nas decisões governamentais.

É uma pena que a maioria de nós brasileiros não conheça a história da nossa República. Não sabe, por exemplo, que sua instalação infelizmente não se deu por força popular e sim por desavenças entre os militares e o imperador D. Pedro II.

A República da Espada, a República Velha só ajudaram a consolidar o nepotismo, a corrupção e o distanciamento entre o Estado e o povo. Isso pra não falar na Ditadura Militar Brasileira que prostituiu maleficamente o significado de República.

Mas, a culpa não é da República, é nossa, que não a conhecemos e por tabela, não a defendemos.

Somos uma República no Brasil, sabia? – E mesmo que tenha surgido de forma “enviesada”, merece respeito, zelo e defesa constante.
Ah!

- A propósito, hoje é 15 de novembro, feriado nacional. Dia da Proclamação da República no Brasil.