domingo, 22 de agosto de 2010

SERES HUMANOS INVISÍVEIS - I

Somos mais de 7.000.000.000 de seres humanos. Muitos lugares do mundo já receberam a denominação de formigueiro humano, ou seja, muita, muita gente ocupando um mesmo espaço. Mas, o que é um formigueiro?
-->
São grandes colônias que podem se formar sob o solo, no interior de troncos ou até em ambientes artificiais, como o espaço entre os tijolos de uma casa, um chão de cimento ou uma parede de azulejo. O formigueiro pode ter estruturas muito complexas. A porção visível acima do solo costuma ser só uma pequena parte de um conjunto de galerias e túneis subterrâneos, que se estendem por dezenas de metros. Geralmente, para a sua construção, é escolhido um local próximo à fonte de alimentos, seco e bem protegido. 

As formigas são insetos sociais e apresentam uma clara divisão das tarefas necessárias à manutenção das colônias. E como se não bastasse, são muito sensitivas, comunicativas e cuidadoras umas das outras. Com suas antenas, elas detectam feromônios deixados nas trilhas, ao redor do formigueiro, ou presentes no corpo de outras formigas. Dessa forma, são capazes de reconhecer umas às outras, encontrar caminhos que levam até a fonte de alimento e alertar a colônia sobre ameaças ou presença de predadores.
Pois é, as formigas planejam suas casas, trabalham coletivamente, e o que é mais incrível, se respeitam, se preservam mutuamente ... se reconhecem. ELAS SE VEEM!
Como temos que aprender com as formigas. Vivemos em tempos muito medonhos. Os seres humanos se degladiam, se destróem e se matam. Nossas colônias além de diferentes entre sí, também se diferem internamente.
Não nos reconhecemos no outro. Não cuidamos do outro. Nem sequer os vemos. Muitos dos nossos semelhantes são SERES HUMANOS INVISÍVEIS.
(Praça do Ferreira-centro de Fortaleza)
A moda agora são as redes sociais: ORKUT, FACEBOOK, BLOG,TWITTER, FLOG...deve existir mais um monte e outro monte com certeza ainda será criado.
(Terminal de ônibus no Siqueira-Fortaleza)
Parece que o mundo está todo interligado e que nunca os seres humanos estiveram tão próximos.
Ledo engano. Pseudorealidade. Ilusão. Máscara.Idiotice.Mediocridade. Desumanidade.
(Praça Clóvis Beviláqua ou Praça da Bandeira - Centro de Fortaleza)